Quando o plano de tratamento não é aprovado pela cliente, um sentimento de frustração pode vir à tona. Isso acontece pois gastamos uma certa quantidade de tempo na elaboração dele, sem contar a consulta de avaliação que pode ter sido feita anteriormente.
Porém, nada disso é em vão. Primeiramente, é preciso saber identificar os motivos que podem ter levado essa paciente a não aprovar o plano de tratamento, o que vai te ajudar a melhorar seus processos e construir estratégias mais eficazes, aumentando suas chances de aprovação logo na primeira tentativa.
Ou seja, esse processo de reconhecimento é fundamental para que o faturamento da sua clínica de estética não seja prejudicado no futuro, já que esse mesmo problema também pode levar outras futuras clientes a não aprovarem seus planos.
Para te ajudar, criamos este passo a passo para que você possa identificar os motivos e encontrar soluções para garantir maiores índices de aprovações em seus tratamentos. Boa leitura!
A paciente não sabe como realizar o pagamento
Você não passou confiança e autoridade o suficiente durante a apresentação do plano de tratamento
Conte com atendimentos de qualidade
Destaque todos os benefícios do tratamento
Tenha calma e autoridade na apresentação do plano de tratamento
Atenda de forma humanizada
Conte com boas formas de pagamento
Utilize do marketing digital
Entenda os reais motivos de sua cliente não aprovar o plano de tratamento
O primeiro passo ao encarar essa situação é descobrir o real motivo da recusa para poder solucioná-la e evitar recusas como essa no futuro. Acompanhe a seguir algumas das principais razões:
A paciente acha o plano de tratamento muito caro
Um dos motivos mais apresentados de recusa de plano de tratamento está relacionado aos seus valores, ou seja, a cliente achou “caro demais”. Dito isso, dois motivos possíveis podem ser destacados:
- A cliente realmente não tem condições de pagar no momento
- Ela não conseguiu ver valor no seu serviço
Para ambas as razões, a probabilidade de você estar atraindo o público-alvo errado é grande. Ou seja, é impossível vender um serviço de estética de R$ 300,00 para uma pessoa que não está interessada em tratamentos de beleza ou que não tenha reais condições de pagar. Portanto, é importante rever seu planejamento de marketing.
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Porém, se esta pessoa possui condições de pagar e está dentro do seu público-alvo ideal, então é muito provável que o erro esteja na hora de vender o plano de tratamento para a paciente.
Sendo assim, a relação entre a percepção de valor e o preço do seu tratamento possui grandes chances de estar errada.
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A paciente não sabe como realizar o pagamento
Outro problema apresentado para a recusa do plano de tratamento pode ser as formas de pagamento disponíveis em sua clínica de estética. Diante disso, é importante procurar disponibilizar formas de pagamento que também estejam adequadas ao seu público-alvo.
Ou seja, procure perceber quais são os meios de pagamento que suas clientes mais procuram e pedem, seja parcelado no cartão, à vista, pix, entre outros. Além disso, nada impede que você, esteticista, faça negociações mais flexíveis, mas procure não prejudicar o orçamento de sua clínica.
Você não passou confiança e autoridade suficiente durante a apresentação do plano de tratamento
Outra possibilidade é a paciente não ter sentido confiança em seu trabalho. Mas, mesmo sendo um problema difícil de contornar, é preciso convencê-la de que seu serviço é de qualidade.
Portanto, mostre outros tratamentos que já foram realizados por você, procurando sempre explicar detalhadamente como foram feitos e como será feito na paciente.
Outro ponto importante é sempre demonstrar possuir todos os conhecimentos técnicos e teóricos necessários para realizar um tratamento efetivo, mostrando que ela estará em boas mãos.
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O principal ponto é não tomar uma abordagem invasiva, mas firme em sua posição. A probabilidade de uma paciente que já recusou o plano de tratamento recusar novamente é muito grande, portanto, cabe a você mudar o pensamento dela, apresentando benefícios e torcendo por uma resposta positiva.
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Quais estratégias usar para aumentar a aprovação de planos de tratamento?
Bom, agora que você já percebeu alguns dos principais motivos da não aprovação de planos de tratamento por suas clientes, acompanhe algumas estratégias que vão diminuir o índice de rejeição em sua clínica.
Apresente vantagens financeiras
Procure mostrar para sua paciente que o custo de plano de tratamento a longo prazo vai valer a pena financeiramente, principalmente pelos melhores resultados apresentados.
É muito comum que os preços possam assustar pacientes indecisas, porém, é preciso explicar que o plano se trata de um conjunto de tratamentos que visam um único propósito, ou seja, os resultados alcançados serão muito mais precisos e certeiros.
Conte com atendimentos de qualidade
Contar com um atendimento de qualidade é essencial, visto que é um dos principais critérios de escolha de qualquer serviço, inclusive, sendo até mais importante para uns do que o preço do plano de tratamento.
Sendo assim, garanta que toda sua equipe seja treinada adequadamente para melhor atender suas pacientes, a fim de garantir uma maior facilidade na hora de vender seus planos.
É muito mais fácil fechar um plano de tratamento a longo prazo com clientes que já estão fidelizados e satisfeitos com a qualidade de seu atendimento.
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Destaque todos os benefícios do tratamento
Geralmente, a primeira coisa que sua cliente vai querer saber sobre o tratamento é o preço que será cobrado. Portanto, é essencial que você esteja preparada para mostrar o valor que ela vai receber em troca, ou seja, todos os benefícios que o plano vai oferecer para ela.
Sendo assim, discuta todos os possíveis resultados, os benefícios que ela terá na vida dela e mostre a satisfação que esse plano de tratamento já causou em outras pacientes que o fizeram.
Dessa maneira, uma possível solução é mostrar imagens de pacientes que passaram pelo tratamento, com antes e depois, explicando todas as etapas que foram aplicadas e o que pode diferir do tratamento dela.
Além disso, procure alinhar os benefícios dos tratamentos que o plano contempla com os objetivos da cliente, dando mais destaque às vantagens alinhadas com aquilo que ela procura.
Tenha calma e autoridade na apresentação do plano de tratamento
Outro ponto de grande importância é demonstrar que toda sua atenção está sendo direcionada para sua paciente, de forma calma e com autoridade no assunto, explicando todos os passos do plano de tratamento com uma linguagem acessível para sua cliente, mas com total autoridade.
Portanto, procure também manter a paciente engajada, pedindo se ela possui alguma dúvida, se tem alguma informação que ela queria saber, discutindo com calma cada etapa.
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Dessa maneira, ela vai se sentir ainda mais como parte do processo. Além disso, entregar uma cópia do plano de tratamento também pode ajudar.
Atenda de forma humanizada
Trate suas pacientes acima de tudo com respeito e empatia, procurando colocar as necessidades dela em primeiro lugar. Assim, demonstre ser uma pessoa confiável e não trate-a apenas como mais uma paciente, mas sim como alguém essencial em sua clínica de estética.
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Portanto, fale com a paciente de forma individualizada e especial, cumprimentando-a, chamando-a pelo nome, olhando nos olhos e escutando-a com total atenção.
Transmita confiança, segurança e apoio para que ela possa acreditar não somente em você, mas também no plano de tratamento que será realizado.
Conte com boas formas de pagamento
Assim como foi constatado anteriormente, a falta de opções de pagamento adequadas pode afastar sua paciente da aprovação do plano de tratamento e, não somente isso, de todas as ofertas da sua clínica.
Portanto, procure facilitar ao máximo o pagamento para aumentar a probabilidade de fechamento dos planos. Sendo assim, conte com maquininha de cartão, emita boletos, aceite pix e, caso a cliente seja confiável, até mesmo cheques.
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Utilize do marketing digital
Estar nas redes sociais e utilizar o espaço para demonstrar o sucesso que os tratamentos de sua clínica de estética podem apresentar, além de dar uma maior autoridade para você sobre o assunto, também é essencial para aumentar as taxas de aprovação de seus planos de tratamento.
Afinal, estamos em plena era digital. Pode ter certeza que grande parte de suas pacientes estão presentes no mundo online, portanto, contar com estratégias de marketing é mais do que fundamental para apresentar resultados mais positivos.
Dessa maneira, suas clientes já chegam em sua clínica com uma relação de confiança que vai ajudar a tornar a aceitação dos planos de tratamento ainda mais fácil.
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