Gestão

Controle financeiro e dicas de precificação para clínicas de estética: aumente seu faturamento

Resumo

Saiba como organizar o financeiro de sua estética, vender mais e aumentar seu faturamento com as dicas da Bioage.

Praticamente toda esteticista quer vender mais produtos e serviços para potencializar seus ganhos, não é!? No entanto, só aumentar as vendas não é o suficiente para fazer seu negócio crescer de verdade. Também é fundamental ter um excelente controle financeiro em sua clínica de estética.

Esse controle envolve várias questões básicas da clínica, desde a precificação de seus serviços até a gestão financeira.

Quer aprender mais sobre financeiro para estéticas? Então continue sua leitura com a gente:

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Separe seus gastos pessoais das finanças da clínica

O primeiro passo para um bom controle financeiro em sua clínica de estética é a separação das finanças pessoais do dinheiro da empresa.

Afinal, quando você usa o dinheiro do caixa para pagar contas pessoais, fica impossível gerenciar as finanças, entender seus custos, reduzir gastos e otimizar seus ganhos.

Por isso, comece seu controle financeiro estabelecendo seu próprio salário, ou, em outras palavras, seu pró-labore.

Esse termo estranho nada mais é do que o “salário do sócio”: o valor que o sócio ou proprietário de uma clínica de estética deve receber pelo seu trabalho mensal. Com ele, fica muito mais fácil garantir sua lucratividade e evitar a bagunça entre as contas da clínica e os gastos pessoais.

Sem falar que o pró-labore vai te dar um valor mensal que é só seu. Então, na hora de comprar algo para você, não vai ser preciso mexer no caixa da clínica: assim, a compra é muito mais satisfatória.

Como estabelecer um pró-labore para esteticistas

Há duas principais formas para definir o pró-labore em sua clínica. Conheça melhor as opções:

  1. A partir dos seus gastos

Calcule muito bem quanto você precisa para viver confortavelmente e ainda guardar um dinheirinho para viajar, para gastos pessoais e para constituir uma reserva.

Esse valor pode ser seu pró-labore. É quase como se você estivesse escolhendo seu próprio salário a partir de suas necessidades.

  1. A partir do salário praticado na área

Você pode fazer um estudo dos salários que outras esteticistas recebem quando estão realizando tarefas semelhantes com a sua. Essa é uma forma interessante de ter um valor padrão para se basear.

  • Lembre-se: faça um bom cálculo de seus custos antes de instituir o pró-labore. Assim você evita uma retirada financeira que colocaria em risco as finanças de sua clínica.

Não esqueça da divisão de lucros

Considere o pró-labore como um salário suficiente para te oferecer a vida confortável que você está buscando. No entanto, lembre-se de que ele não é o único dinheiro que você vai receber. Ao final do mês, seu negócio deve alcançar lucros, que podem ser divididos entre os sócios ou aplicados em melhorias na própria clínica.

Registre cada movimentação financeira e acompanhe o fluxo de caixa

É impossível ter o controle financeiro de sua clínica de estética se você não registrar todas as transações realizadas. Cada recebimento, assim como cada pagamento, precisa estar descrito em seu fluxo de caixa de maneira organizada e fácil de conferir.

Dessa forma, você terá noção da saúde financeira da clínica — os recebimentos estão sendo maiores do que os pagamentos? Ou você está saindo no prejuízo?

Sem falar que um bom acompanhamento do fluxo de caixa permite que você perceba quais são seus maiores custos, quais gastos podem ser cortados, quais as principais fontes de renda do negócio e muito mais! Tudo para permitir uma gestão mais inteligente, não só nas finanças, mas em todos os setores da clínica.

O acompanhamento financeiro permite até fazer projeções de ganhos e gastos futuros, com um planejamento para aumentar a clínica ou mesmo para lidar com crises.

Calcule as despesas mensais da clínica

Há dois tipos distintos de despesas em praticamente qualquer negócio:

  • As despesas variáveis são aquelas que mudam todos os meses, como a compra de um equipamento novo ou a aquisição de produtos para revenda, por exemplo;
  • As despesas fixas são as que mantêm-se iguais todos os meses, com poucas variações. Alguns exemplos são o aluguel, a internet e até a energia elétrica, se seus gastos forem equilibrados.

É difícil prever as despesas variáveis, mas com as fixas, isso é muito fácil! Por isso, destaque em um documento todas essas despesas que se repetem mensalmente, para que você possa preparar seu financeiro para lidar com elas.

Já com as variáveis, você pode ter uma média que também te ajude a se organizar.

Com essa previsão, você sabe quanto é preciso ganhar todos os meses para a clínica se manter e também é possível ter uma noção de quanto você pode gastar mensalmente sem colocar seu empreendimento em risco.

Preveja os meses com mais ou menos lucro

Se você acompanhar seu fluxo de caixa por um bom tempo, é possível ter uma visão muito clara de quais são os melhores meses em sua clínica, com mais atendimentos e mais lucros. Também é fácil de prever quais são os meses mais desafiadores.

Com esse conhecimento, você pode organizar as economias para lidar com os meses mais parados, além de avaliar a viabilidade de promoções, investimentos e muito mais.

Leia mais: Dicas de venda home care em clínicas de estética: conquiste suas clientes com rotinas de home care

Prepare uma reserva de emergência para garantir o futuro financeiro de sua clínica de estética

Mesmo com um fluxo de caixa bem organizado, você pode acabar tendo uma surpresa, como aconteceu em 2020 com a pandemia do coronavírus. Ou mesmo outros gastos imprevistos, como novas contratações, reposição de produtos, troca de equipamentos e muito mais.

Por isso, você precisa estar sempre preparado: e uma reserva de emergência é o caminho para isso.

Para compor sua reserva de emergência, guarde o dinheiro que seria suficiente para manter sua clínica por um tempo (o ideal são seis meses, mas também é possível ter uma reserva de emergência com um valor menor). Assim, você evita endividamento em casos de crise.

Leia mais: Nanopartículas em dermocosméticos: os benefícios da nanotecnologia nos cuidados com a pele

Conte com ferramentas tecnológicas para gestão financeira

Controlar fluxo de caixa, despesas, reservas financeiras e tantos outros detalhes do controle financeiro para clínicas de estética não é fácil — e fica muito mais difícil se você fizer tudo manualmente.

Por isso, é válido procurar sistemas de gestão ou outras opções tecnológicas que vão te ajudar a controlar as finanças com muito mais eficiência.

Saiba como calcular o ROI para fazer investimentos financeiros mais seguros

ROI é uma sigla em inglês, que significa “Retorno sobre investimento”. Esse conceito é muito útil para você saber se deve comprar um novo equipamento, ou investir em produtos home care, por exemplo.

Para calcular o ROI, você deve saber quais serão os resultados do investimento. Ele vai te fazer ganhar mais? Vai reduzir seus gastos? Qual é o benefício que ele vai apresentar?

Depois disso, o cálculo é simples: pegue o valor do lucro esperado pelo investimento e subtraia quanto você pagou por ele. Depois, divida o resultado, pelo valor do investimento (sim, o valor do investimento aparece duas vezes). 

Para entender melhor, vamos fazer de conta que você investiu 100 mil reais em um novo equipamento. No entanto, essa novidade te permitiu fazer procedimentos mais caros, que atraem muitos pacientes.

No fim de um ano, esses novos procedimentos acabaram rendendo 200 mil reais. Assim, o cálculo é o seguinte:

  • ROI = (receita gerada - custo do investimento) / custo do investimento.

Ou, no caso do nosso exemplo:

  • ROI = (200 mil - 100 mil) / 100 mil

Nesse cálculo, o resultado final é 1. Depois, para deixar claro o significado desse 1, você multiplica o valor por 100 e tem sua porcentagem. Isso significa que você lucrou 100% em cima dos gastos com o equipamento.

Leia mais: Microagulhamento: tudo que você precisa saber para oferecer o melhor às suas clientes

Aproveite nossas dicas de precificação em clínicas de estética

Saber precificar bem seus serviços é essencial para evitar cobrar preços muito altos, que afastam os clientes, ou preços muito baixos, que vão prejudicar suas finanças.

Para calcular a precificação, a regra é contabilizar todos os gastos envolvidos no serviço, incluindo despesas fixas e variáveis. Leve em conta:

  • Custo por hora do profissional

Contabilize o valor do salário (ou do pró-labore) da esteticista. Para isso, pegue o valor total do salário e divida pelas horas trabalhadas no mês (segundo a legislação, o mês padrão tem 220 horas de trabalho, mas você pode adaptar isso às diferentes jornadas executadas em sua clínica de estética).

  • Gastos com produtos

Leve em conta, também, o valor dos produtos utilizados naquele tratamento estético. Se um produto de 100 reais pode ser usado em 20 atendimentos, ele tem um custo de 5 reais a cada atendimento.

  • Custos fixos

Com o controle de gastos que mencionamos anteriormente, você terá uma boa noção dos seus gastos fixos mensais. Divida esse valor pelas horas do mês e acrescente o custo por hora na precificação do atendimento.

  • Custos variáveis

Assim como os custos fixos, você precisa somar os variáveis em sua precificação. Como eles mudam a cada mês, faça uma média anual e calcule a partir desse valor.

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Além desses valores, é importante também contabilizar uma margem de lucro para cada atendimento. Essa margem pode variar: procedimentos mais comuns devem ter uma margem menor para que seu preço seja mais competitivo. Mas procedimentos específicos, nos quais você é especializada, podem ter uma margem maior.

Além disso, considere seu público-alvo. Se você trabalha com clientes de maior poder aquisitivo, sua margem de lucro também pode ser maior.

Leia mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional

Busque estratégias financeiras para aumentar sua rentabilidade

Além de ter um bom controle financeiro, também é importante potencializar as vendas em sua clínica de estética. Para isso, temos três dicas fundamentais:

Invista em marketing para aumentar o valor de sua marca

O marketing tem um potencial enorme para fazer sua clínica ser reconhecida e te ajudar a vender mais. Conte principalmente com as redes sociais, que têm um alcance enorme. Mas também é interessante investir em sites, blogs e até marketing offline (rádios, jornais, outdoors).

Mas não se esqueça: o marketing nas redes sociais é mais barato e tende a oferecer melhores resultados.

Saiba como vender mais serviços em clínicas de estética

Busque estar sempre atualizada com técnicas de vendas em sua clínica. Se uma cliente busca um procedimento estético específico, procure oferecer tratamentos mais completos, que vão aumentar a satisfação dela e também os lucros para você.

Home care: uma oportunidade para potencializar vendas em sua clínica de estética

O home care é uma grande estratégia para vender mais em clínicas de estética. Afinal, ao contar com bons produtos você vai mostrar que se preocupa com sua cliente, vai ajudá-la a manter a beleza e o bem-estar entre um tratamento e outro e vai garantir um faturamento extra para a clínica.

Quer saber mais sobre as possibilidades dessa estratégia? Então acesse a página de home care da Bioage! Temos inúmeros produtos que podem transformar a vida de suas clientes e dar muito mais lucro e fidelização para sua clínica.

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