Quando pensamos em empreender, principalmente no ramo de estética, logo vem a dúvida sobre o que pode nos gerar mais dinheiro dentro de uma clínica de estética para que possamos focar em uma área em questão e conseguir assim lucrar mais.
A área da estética é repleta de oportunidades para quem deseja crescer, porém, para alcançar o sucesso é necessário conhecer as necessidades do seu público-alvo, entender as responsabilidades de oferecer seus serviços e saber se destacar em um setor extremamente competitivo.
Afinal, o mercado é atrativo e os números não deixam dúvida sobre seu real crescimento, já que de acordo com um levantamento feito na Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado estético cresceu 557% entre 2014 e 2019.
Diante disso, surgiram diversos novos produtos e serviços que podem te ajudar a garantir um bom lucro. Pensando nisso, separamos ao longo deste artigo quais são eles, além de como se destacar da concorrência para atrair mais clientes.
Aprenda como maximizar o lucro da sua clínica de estética com procedimentos em alta no mercado e outras dicas de marketing, precificação e gestão financeira que vão destacar seu trabalho da concorrência.
Como aumentar o lucro em clínicas de estética?
Ofereça tratamentos em alta
De valor para sua marca
Invista em tecnologia
Conte com protocolos ágeis e eficientes
Invista em marketing digital
Foque em um atendimento de qualidade
Trabalhe com delivery
Revenda dermocosméticos
Quando pensamos em empreender, principalmente no ramo de estética, logo vem a dúvida sobre o que pode nos gerar mais dinheiro dentro de uma clínica de estética para que possamos focar em uma área em questão e conseguir assim lucrar mais.
A área da estética é repleta de oportunidades para quem deseja crescer, porém, para alcançar o sucesso é necessário conhecer as necessidades do seu público-alvo, entender as responsabilidades de oferecer seus serviços e saber se destacar em um setor extremamente competitivo.
Afinal, o mercado é atrativo e os números não deixam dúvida sobre seu real crescimento, já que de acordo com um levantamento feito na Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado estético cresceu 557% entre 2014 e 2019.
Diante disso, surgiram diversos novos produtos e serviços que podem te ajudar a garantir um bom lucro. Pensando nisso, separamos ao longo deste artigo quais são eles, além de como se destacar da concorrência para atrair mais clientes.
Como aumentar o lucro em clínicas de estética?
Para aumentar os lucros de sua clínica de estética, muitas medidas podem ser adotadas para atrair mais clientes, vejamos algumas delas:
Ofereça tratamentos em alta
A oferta de tratamentos que são tendência no mercado de estética é uma das principais formas de atrair clientes novas e fazer as fidelizadas voltarem para sua clínica a fim de fazer algo novo.
Ler mais: Dicas para atrair e fidelizar mais clientes em sua clínica de estética
Entre os tratamentos em alta no momento que você pode estar adotando em sua clínica de estética, podemos destacar:
Depilação a laser e luz pulsada
Já a partir deste tratamento estético, o folículo piloso (mais conhecido como cravos) é destruído, o que retarda ou até mesmo inibe o crescimento do pelo na região da pele em que foi aplicado, assim, a pele fica mais bonita e livre de pelos encravados causados por outros tipos de depilação.
Essa é uma solução que inclusive pode ser ofertada em tratamentos masculinos, visto que pode ser utilizada na remoção da barba, que também costuma encravar muito por precisarem fazê-la constantemente.
Por fim, esse tratamento é totalmente seguro, principalmente para aqueles que se incomodam constantemente com pelos e encravamentos.
Tecarterapia
Diz respeito a uma técnica indolor e não invasiva que tem como efeitos fisiológicos o aumento a produção de colágeno e elastina e espessamento da derme e epiderme, aumentando o aporte de nutrientes, diminuindo a viscosidade do edema e líquido intersticial, promovendo a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea, aumentando a atividade metabólica e enzimática e promovendo a estimulação nervosa.
Assim, este tratamento estético consiste na transferência elétrica capacitiva e resistiva, ou seja, uma forma de gerar aquecimento nos tecidos, o que pode ocorrer de diferentes formas na estética, como por meio da aplicação de mantas térmicas e pela crioterapia.
Tratamentos estéticos para público masculino
É irrefutável que os homens estão cada vez mais atentos às soluções estéticas para obter uma boa aparência, reconhecendo também que um bom cuidado pessoal também ajuda a ter sucesso pessoal e profissional.
Assim, os números não mentem: em 5 anos, de acordo com a Euromonitor International, as vendas de produtos de cuidados pessoais masculinos cresceu 70% no Brasil.
Assim, entre os procedimentos estéticos para homens mais procurados que você pode estar oferecendo em sua clínica, podemos citar:
- Limpeza de pele
- Peeling
- Depilações
- Criolipólise
- Entre outros
Estética íntima
O crescimento dessa tendência é cada vez mais observável, visto que a procura por cuidados da estética íntima vem aumentando a cada ano. Porém, é preciso lembrar que não existem padrões em modelos de corpo humano, principalmente nessas áreas, mas as mulheres estão cada vez mais interessadas em mudar a aparência, principalmente no que diz respeito a flacidez e excesso de pele.
Somente entre dezembro de 2017 e de 2018, o interesse por estética íntima cresceu cerca de 24%.
Estética preventiva
Outro grupo de tratamentos estéticos que vem virando tendência entre os mais jovens é o preventivo. Assim, esse é um conceito amplo que integra hábitos diários com procedimentos estéticos, de forma a amenizar os danos acumulados na pele durante nossa vivência.
Dessa maneira, o foco aqui é tratar a pele para prevenir que os sinais do envelhecimento se agravem. Portanto, entre os procedimentos que você pode começar a ofertar em sua clínica estão:
- Peeling químico
- Skinbooster
- Radiofrequência
- Entre outros
Massagens
Seja para reduzir medidas ou apenas para relaxar, as massagens vem sendo cada vez mais buscadas por clientes que querem aumentar seu bem-estar, o que demonstra uma grande oportunidade de crescimento no ramo.
Ler mais: Guia da massagem perfeita: dicas para ter sucesso com esse procedimento
Sendo assim, você pode estar oferecendo diferentes tipos de massagens estéticas em sua clínica, incluindo até mesmo combos especiais com outros tipos de tratamentos.
Entre as principais massagens estéticas procuradas em clínicas você pode oferecer:
- Massagem modeladora
- Drenagem linfática
- Massagem relaxante
- Drenagem linfática pós-operatória
- Shiatsu
- Entre outras
Ler mais: Dicas para fazer a melhor massagem modeladora e garantir a satisfação das clientes
Procedimentos emagrecedores
A área da estética possui diversos tratamentos para auxiliar pessoas que desejam emagrecer de maneira saudável, o que torna essa área extremamente lucrativa, principalmente na chegada do verão.
Isso acontece pois as pessoas valorizam os procedimentos estéticos que potencializam os resultados em um espaço curto de tempo sem prejudicar a saúde. Entre os procedimentos emagrecedores mais procurados e que podem render um bom faturamento em sua clínica estão:
- Endermoterapia
- Drenagem linfática
- Massagem modeladora
- Radiofrequência
- Ondas de choque
- Carboxiterapia
- Criolipólise
- Entre outros
Ler mais: Procedimentos estéticos mais procurados em clínicas
De valor para sua marca
Começando nossas dicas comerciais, dar valor para sua marca consiste em criar uma identidade para o seu negócio, fortalecendo assim o nome da sua clínica no mercado e tornando-a atraente para suas pacientes e consumidoras.
Ler mais: Como abrir uma clínica de estética
Dito isso, gerar valor para a cliente vai envolver, principalmente, a maneira como a marca interage com seu público: do atendimento de qualidade até um ambiente agradável e organizado.
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em conjunto com o instituto FBS Pesquisa, o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética do mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos e da China.
Portanto, com um mercado cada vez mais em ascensão e uma concorrência fortíssima, criar uma marca que seja referência pode ser um verdadeiro desafio, mas não é impossível. É preciso começar a entender exatamente quais são seus principais objetivos e compreender o lugar que sua clínica ocupa no mercado.
Invista em tecnologia
É fato que utilizar os aparelhos de última tecnologia em sua clínica de estética. Afinal, equipamentos com estudos e comprovações científicas que dão resultados reais dão ainda mais credibilidade para o seu trabalho e passam maior segurança para suas clientes.
Ler mais: Nanopartículas em dermocosméticos: os benefícios da nanotecnologia nos cuidados com a pele
Isso acontece pois a maioria das clientes querem tratamentos seguros, com especialistas qualificados e bem treinados, para que assim não tenham sua saúde comprometida e também não corram riscos.
Além disso, algumas outras tecnologias também permitem que a esteticista trabalhe em mais de uma área do corpo do paciente ao mesmo tempo. Assim, ela otimiza seu tempo em cada tratamento e consegue atender uma maior quantidade de pessoas diariamente, aumentando o faturamento da clínica.
Por fim, outro tipo de tecnologia que pode ajudar sua clínica é investir em um software de gestão para clínicas de estética. Assim, você administra sua clínica com maior facilidade, automatizando processos, ganhando tempo, economizando recursos e focando no que realmente importa: o atendimento de qualidade.
Conte com protocolos ágeis e eficientes
O ditado que “tempo é dinheiro” é escutado frequentemente, afinal, é uma verdade. Todas as clientes querem realizar seus procedimentos rapidamente, com exceção dos tratamentos de relaxamento. Portanto, é de grande importância o investimento, por parte de clínicas, em aparelhos que atendem seus clientes com protocolos ágeis e resultados surpreendentes.
Um exemplo disso é no verão, em que entre os procedimentos estéticos mais procurados estão os de tratamentos corporais, principalmente para tratar gordura localizada, flacidez e celulite.
Porém, as buscas ficam cada vez mais intensas com pacientes que demandam resultados rápidos e satisfatórios. Portanto, a necessidade de protocolos ágeis e eficientes se torna cada vez maior, principalmente para atrair mais clientes e faturar ainda mais.
Invista em marketing digital
Voltando a falar de concorrência, elaborar um plano de marketing digital é com certeza uma excelente ferramenta para se destacar dela. Assim, se a esteticista ou o profissional contratado souber como realizar um serviço de qualidade, sua clínica de estética com toda certeza vai multiplicar suas vendas.
Assim, não importa qual área da estética dá mais dinheiro, se você souber utilizar do marketing digital de maneira eficaz, sua clínica de estética tem um grande potencial de virar destaque na região.
Seja por meio de redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, entre outros, é preciso mostrar que você domina sua área de atuação e tem conhecimento no assunto, investindo em conteúdos relevantes e de qualidade para atrair seu público.
Apenas no Brasil, 134 milhões de pessoas têm acesso a internet, portanto, focar no marketing digital é de extrema importância, principalmente para esteticistas que tem sua clínica em metrópoles ou cidades grandes.
Além disso, outra forma antiga de marketing que pode e deve ser utilizada é o marketing boca a boca, que é muito importante para clientes de estética, já que se uma pessoa for bem atendida e gostar dos resultados dos seus serviços, com toda certeza comentará com conhecidos, elogiando seu atendimento e indicando o seu trabalho e da sua equipe.
Sendo assim, uma boa junção de marketing digital com marketing boca a boca também vai fazer seus seguidores divulgarem seu negócio. Assim, uma excelente ideia é disponibilizar um ambiente para fotos dentro da clínica, chamado “ambiente instagramável”, o que é uma boa oportunidade de divulgação.
Ler mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
Afinal, já notou quantas pessoas divulgam lugares bonitos nas redes sociais apenas pelo fato de estar bem decorado? Assim, procure colocar na decoração do ambiente sua logo e endereço web, por exemplo.
Assim, para ajudar você, seguem algumas estratégias de marketing digital que farão você se destacar na internet:
- Conheça seu público e tenha uma persona definida
- Esteja presente nas redes sociais que seu público está
- Produza conteúdos relevantes e de qualidade
- Invista no relacionamento humanizado com as clientes
- Invista em publicidade paga
- Avalie os resultados e ajuste as estratégias
Foque em um atendimento de qualidade
Isso parece um tanto óbvio, porém, o atendimento é o primeiro contato que a cliente terá com sua clínica, portanto, além de ter um serviço impecável, o atendimento também precisa ter qualidade para causar uma boa impressão do seu negócio.
Dessa maneira, você conquista a confiança do cliente e, consequentemente, faz ele sentir vontade e prazer em agendar atendimentos apenas na sua clínica.
Porém, para isso, é preciso ser simpática e cordial, além de sempre estar atenta a dúvidas e questionamentos que vierem de cada cliente. Portanto, é necessário buscar oferecer um atendimento humanizado a qualquer custo.
Ler mais: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Para te ajudar melhor, separamos algumas dicas de vão otimizar seu atendimento e aumentar suas chances de fidelização:
- Conheça seu público: procure levantar o máximo de informações sobre suas clientes, não apenas dados socioeconômicos, mas também comportamentais. Por exemplo: idade, renda, localização, principais problemas que seus serviços resolvem, inseguranças em relação à compra, redes sociais que mais usam, horários de atendimento que preferem, entre outros pontos. Assim você pode aplicar melhores estratégias com base nesses dados.
- Ofereça agendamento online: o agendamento online é uma excelente ferramenta para trazer mais independência e autonomia aos seus clientes que podem escolher os dias e horários que preferem e realizar todo o processo de forma simples e sem sair de cada.
- Adote o WhatsApp Business: essa versão exclusiva para empresas, possui funcionalidades extras, como a possibilidade de criar perfil com informações sobre sua clínica. Assim, você também poderá identificar as perguntas mais frequentes e automatizar respostas padrões, criando catálogos de produtos com os que a clínica trabalha, incluindo preços, detalhes, link e código.
- Treine seus colaboradores: o treinamento pode acontecer em diferentes etapas. Os profissionais que são recém-contratados devem ser treinados para ambientar-se à cultura da empresa e aos roteiros de atendimento, seja online ou presencial, além dos procedimentos e condutas esperados.
- Automatize os lembretes: a falta de clientes nos agendamentos também pode ser um problema que afeta o lucro de clínicas. Portanto, o disparo de lembretes de agendamentos pode ser um grande aliado, podendo fazer isso de forma automática, com chatbots ou softwares de gestão, programando o tempo de antecedência do disparo.
- Cuide do ambiente da sua clínica e da sala de espera: além da limpeza que é essencial, pense também no conforto dessas pessoas. Uma sala de espera bem decorada, com café, água e internet, móveis confortáveis e climatização adequada.
- Avalie seu horário de atendimento: se você costuma receber muitas pessoas que trabalham fora, pode ser mais interessante iniciar os atendimento um pouco mais tarde e estendê-los até depois das 18h, conseguindo oferecer um melhor atendimento para seu público-alvo.
- Foque no relacionamento com o cliente: ofereça pacotes e promoções específicas para cada perfil de cliente, indique novidades e tecnologias e desenvolva um relacionamento a longo prazo que busque a compra recorrente e também a satisfação de cada cliente com o serviço prestado.
- Lembre-se do pós-venda: envie para as clientes pesquisas de satisfação ou vouchers, dando desconto para outros procedimentos ou em caso de indicação da clínica para amigos, criando também programas de fidelidade e outras ações.
Trabalhe com delivery
Uma forma de atendimento que foge da tradicionalidade e é bem aceita pelos clientes é o serviço de delivery, que pode ser uma excelente forma de se destacar em relação aos concorrentes.
Dessa maneira, a praticidade do serviço delivery ganha espaço a cada dia, devido ao fato de vivermos uma rotina tão corrida onde procuramos dar preferência ao que é prático e rápido.
Assim, ir até o cliente é uma excelente forma de destacar-se. Mais pessoas contratarão o seu trabalho e falarão bem do seu serviço, ajudando no marketing boca a boca, inclusive.
Porém, é importante que você possua um veículo para conseguir levar seus produtos e equipamentos, garantindo a eficiência e agilidade dos tratamentos e aumentando ainda mais a satisfação com seu trabalho.
Revenda dermocosméticos
Outra forma simples de aumentar o lucro da sua clínica é revendendo produtos para potencializar ainda mais os resultados dos seus tratamentos. Afinal, você também pode criar pacotes de produtos e oferecê-los às suas clientes após os procedimentos.
Ler mais: Dicas de venda home care em clínicas de estética: conquiste suas clientes com rotinas de home care
A principal vantagem é que você não precisa nem bater de porta em porta, afinal, ao atestar a eficiência dos produtos, com toda certeza suas clientes voltarão para comprar mais.
Porém, é necessário buscar fornecedores que desenvolvam e entreguem produtos de qualidade comprovada, e não há melhor opção no mercado do que Bioage.