Fidelizar clientes em clínicas de estéticas é um desafio que exige atenção, como em qualquer empreendimento. Logo, é fundamental que as esteticistas estejam preparadas para usar estratégias que promovam o bem-estar das clientes, assim como sua satisfação.
Embora possa parecer simples, conquistar clientes requer mais do que apenas vender serviços em abundância e bons produtos. Existe uma necessidade crescente de se fazer presente e fundamental na rotina das consumidoras.
Dessa forma, oferecer tratamentos completos, que sejam complementares uns aos outros pode garantir que as clientes passem um longo período dentro de sua clínica de estética.
Além disso, estar atento às novidades e tendências também é um fator determinante para atrair clientes, assim como a presença online e entregar mais do que o esperado.
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelas esteticistas em busca de maior retenção de clientes, reunimos algumas dicas essenciais para você aplicar.
Continue a leitura para saber como encantar as consumidoras e se tornar a clínica de estética preferida delas.
Transforme sua clínica em um ambiente especial para conquistar mais clientes
Esteja presente no meio digital para aumentar a fidelização
Use os feedbacks para fidelizar mais clientes
Ofereça novidades e experiências novas
Crie programa de pontos e fidelidade para conquistar clientes
Capacite sua equipe para conquistar mais clientes em sua clínica de estética
Utilize produtos de qualidade para reter clientes
Por que investir na fidelização de clientes?
Embora muitas empresas foquem suas estratégias e ações para a captação de novas clientes, é preciso pensar em como manter estas consumidoras fiéis aos seus serviços.
Encontrar profissionais qualificados em que se possa confiar, ainda mais se tratando de procedimentos estéticos, não é fácil para a maioria das pessoas. Logo, quando buscam por serviços e saem satisfeitas, a chance de voltarem é muito grande.
Porém, estas clientes, mesmo satisfeitas podem decidir procurar por outras clínicas de estética quando não se sentem valorizadas. Ao focarem em novas consumidoras, muitas vezes, as empresas deixam de investir em projetos e ações de fidelização.
Leia também: Dicas para fazer a melhor massagem modeladora e garantir a satisfação das clientes
Promover práticas para aprofundar o relacionamento com suas clientes antigas só promove benefícios. Dessa forma, as novas consumidoras ficarão mais confiantes sabendo como serão valorizadas em sua empresa, mesmo após a compra dos serviços e produtos.
Agora que você sabe a importância de valorizar suas clientes antigas tanto quanto as novas, vamos conferir como aplicar ações de fidelização da melhor forma.
Como atrair e conquistar clientes de forma eficiente
Saber como utilizar estratégias para atrair mais clientes é fundamental para o desenvolvimento de uma clínica estética e entender como aplicá-las da melhor forma, pode ser o diferencial que o seu empreendimento precisa.
Dessa forma, pode-se utilizar o marketing para ampliar o seu alcance e conquistar mais consumidoras. Sabemos como as pessoas estão cada vez mais engajadas com o digital, sendo assim, é preciso que as clínicas também estejam presentes em diferentes canais.
Leia mais: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Investir em marketing digital é importante, porém, pode ser uma tarefa difícil quando não se sabe por onde começar ou conta com um orçamento restrito. Vamos conferir algumas práticas que você pode aplicar, sem gerar muitos gastos e que trarão resultados para a sua clínica de estética.
Conheça seus clientes para atrair e fidelizar mais
Quer oferecer serviços personalizados e essenciais na vida das pessoas? Então, você precisa conhecer as reais necessidades e desejos das suas clientes.
Logo, você pode definir uma ou mais personas, a personificação da sua cliente ideal, baseando-se no perfil das suas consumidoras para criar estratégias mais focadas no que as pessoas procuram.
Por fim, você terá estratégias mais certeiras quando se trata de desenvolver ações para atrair e fidelizar clientes.
Por meio da linguagem e interesses em comum com a sua consumidora ideal é possível promover relacionamentos mais duradouros e profundos.
Transforme sua clínica em um ambiente especial para conquistar mais clientes
Todas as pessoas gostam de estar em um espaço agradável e aconchegante. Com as suas clientes, isso não é diferente. Por isso, pense em sua clínica como um local onde suas consumidoras possam permanecer por longos períodos, de forma confortável.
Leia mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
Além disso, oferecer um espaço climatizado, com poltronas, música e decoração pode agregar ainda mais qualidade no seu relacionamento com as clientes. Afinal, esse ambiente foi construído pensando em oferecer acolhimento e boas experiências.
Esteja presente no meio digital para aumentar a fidelização
Antes mesmo da cliente entrar em sua clínica de estética é provável que ela já tenha conhecido seu site, canais de comunicação, visto avaliações e comentários sobre o seu estabelecimento.
Assim, é importante pensar com atenção nas primeiras impressões da sua marca, desde a atualização frequente das páginas até como você lida com reclamações.
Embora sua cliente tenha gostado da sua clínica de estética e demonstre interesse, fatores como estes podem influenciar na decisão de seguir com a compra dos serviços e produtos.
Logo, não subestime a influência que o meio digital tem sobre a sua clínica de estética. Estar atenta às primeiras impressões que as suas consumidoras terão é fundamental para fidelizar mais.
Use os feedbacks para fidelizar mais clientes
Embora muitas empresas não saibam valorizar as críticas e sugestões das clientes, encare essas situações como oportunidade de alinhar seu serviço com o que as consumidoras desejam.
Além de possibilitar melhorias no atendimento, aumenta a credibilidade da sua clínica de estética com os clientes. Afinal, você mostra que a opinião delas é importante e valorizada em seu estabelecimento.
Outra opção para receber feedbacks valiosos é implementar pesquisas on-line. Dessa forma, você consegue utilizar os e-mails e as mensagens para deixar o atendimento ainda mais completo.
Leia mais: Controle financeiro e dicas de precificação para clínicas estéticas
Então, aproveite os momentos pós-compra para realizar pesquisas e entender quais foram os pontos positivos e negativos para sua consumidora. Isso mostra a preocupação que a sua clínica possui com a satisfação das clientes, sempre buscando um atendimento mais eficiente e agradável.
Ofereça novidades e experiências novas
Outra ótima opção para manter o vínculo com as clientes é oferecer novidades e se mostrar atenta às principais tendências. Dessa forma, manter seus serviços sempre atualizados pode atrair clientes e aumentar as chances de fidelização.
Além disso, invista em experiências completas, não apenas na venda. Utilizar as plataformas de comunicação para disseminar informações relevantes, promoções, importância dos procedimentos pode valorizar ainda mais sua clínica de estética.
Um diferencial importante para o setor de beleza e estética é saber como unir as variadas necessidades da sua consumidora. Afinal, o principal objetivo é fazer com que ela se sinta importante e com a sensação de ter ganho mais do que foi contratado.
Dessa forma, você pode promover um atendimento personalizado e mostrar o quanto você se importa com os desejos da cliente. Ao se sentir à vontade, a chance de voltarem a comprar na sua clínica de estética se torna consideravelmente maior.
Crie programa de pontos e fidelidade para conquistar clientes
Investir em programas de fidelização é uma ótima estratégia e estimula as clientes a divulgarem e retornarem ao seu estabelecimento. Assim, invista na criatividade e escolha a melhor opção com base na sua clínica e desejos do público.
Leia mais: Dicas de venda home care em clínicas de estética
Por outro lado, você pode incentivar suas clientes a indicarem novos clientes e, dessa forma, ganharem pontos, brindes e descontos em seus serviços. Assim, aumentam as chances das consumidoras se tornarem fiéis a sua clínica.
Capacite sua equipe para conquistar mais clientes em sua clínica de estética
Não basta apenas oferecer qualidade nos serviços e produtos, é preciso estar atento ao nível de atendimento que suas consumidoras recebem.
Logo, treinamento de equipe precisa ser voltado para melhorar a interação entre funcionários e clientes.
Antes de iniciar, é importante entender onde os funcionários precisam melhorar e quais setores demonstram falhas.
Além disso, conscientizá-los sobre a importância de manter os processos atualizados e organizados, também contribui para melhores práticas.
Entre as principais habilidades necessárias em clínicas de estética que desejam otimizar seus resultados e fidelizar mais clientes, estão:
- Comunicação
- Administração
- Recepção das clientes
- Relacionamento
- Informática
- Oratória
- Análise de resultados
- Motivação
O desenvolvimento da equipe precisa acompanhar as evoluções da sua clínica de estética e, dessa forma, oferecer maior bem-estar e conforto durante os procedimentos.
Utilize produtos de qualidade para reter clientes
Um dos elementos mais importantes para promover a satisfação das clientes e consequentemente aumentar as chances de fidelização é usar produtos de qualidade e confiança.
Por isso, não subestime a influência das boas marcas em sua clínica. Além de garantir melhores resultados, produtos com alta tecnologia ainda propiciam a valorização dos seus serviços.
Leia mais: Nanopartículas em dermocosméticos: os benefícios da nanotecnologia nos cuidados com a pele
Logo, opte por produtos confiáveis, com procedência reconhecida, testados e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim, você garante que os serviços reflitam a qualidade que você deseja para seu estabelecimento.
Por que diferenciar sua clínica vai atrair e conquistar mais clientes?
A fidelização das consumidoras se trata muito de valorizar experiências e criar relacionamentos verdadeiros, em que elas saibam que podem confiar nos seus serviços.
Claro, apenas investir em informações, descontos e promoções não é o suficiente. Dessa forma, destacamos o papel de estar presente em todos os momentos do procedimento, tanto antes de iniciar quanto depois, com cuidados home care.
Por fim, para fidelizar clientes você precisa valorizá-las primeiro, e a melhor alternativa para isso é entender o que elas desejam e como você pode otimizar seus serviços.
Conheça produtos profissionais e de alta tecnologia que podem contribuir para maior fidelização em sua clínica de estética: