Todo início de carreira é desgastante, principalmente para profissionais da estética que precisam trabalhar por dois logo de cara: como esteticista e na gestão de clínicas de estética.
Isso pois, ao longo da faculdade, se aprende muito sobre procedimentos, tratamentos e muitas outras coisas que realmente fazem parte da profissão. Porém, a gestão de clínicas de estética é sempre deixada de lado, tornando muitas vezes a conciliação de ambas quase que impossível.
Assim, surgem diversas preocupações que parecem impossíveis de serem alcançadas: como construir uma reputação? Como atrair clientes? Como aumentar minhas vendas? Entre muitas outras dúvidas.
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Diante disso, para ajudar esteticistas recém formadas e que pretendem iniciar na estética e na gestão ao mesmo tempo, garantindo bons resultados, separamos ao longo deste artigo as principais práticas a serem adotadas. Acompanhe:
Como estruturar a gestão de clínicas de estética
Dicas para iniciar na gestão de clínicas de estética (esteticista iniciante)
Ganhar experiência é um investimento para esteticistas
Realizar networking e manter bons relacionamentos pode ajudar
Planejamento estratégico e metas na gestão de clínicas de estética
Adoção de estratégias de captação de clientes e de comunicação
Equilibre gastos variáveis da gestão de clínica de estética
Evite começar sua gestão de clínica de estética com empréstimo
Nunca mistures despesas profissionais com pessoais
Como funciona a gestão de clínicas de estética
Mesmo que seu estabelecimento ofereça os melhores tratamentos e produtos existentes, seu sucesso não vai depender somente disso, mas principalmente de outro fator: a gestão de clínicas de estética.
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Como você já sabe, esse assunto é muito pouco ou nada abordado em cursos de graduação da área da estética. Assim, o profissional da estética recém formado e que está iniciando sua carreira acaba tendo muitas dificuldades para se tornar um gestor de sucesso.
E toda essa preocupação faz sentido. Afinal, procurar entender como administrar sua clínica de uma forma eficiente e que gere crescimento é essencial para mantê-la saudável financeiramente e virar destaque no mercado.
Assim, o primeiro passo para começar a desempenhar essa função é estruturá-la. Acompanhe:
Como estruturar a gestão de clínicas de estética
A gestão de clínicas de estética consiste em práticas focadas nos principais eixos do seu estabelecimento e de sua área de atuação, devendo ser estruturada de uma forma em que todos os processos sejam centralizados em:
- Controle de atendimento
- Controle de estoque
- Gestão de pessoal
- Gestão financeira
Assim, ao somar suas ações você integra um fluxo de gestão para que sua clínica cresça de forma rápida e organizada.
Dicas para iniciar na gestão de clínicas de estética (esteticista iniciante)
Agora, para te ajudar a segurar todas as pontas depois de inaugurar sua clínica de estética e até mesmo antes disso, separei as principais dicas de mercado para ajudar quem vai iniciar na estética:
Paciência é essencial para iniciar na estética
Uma carreira de sucesso nunca é construída de um dia para o outro. Portanto, escolha a sua profissão pelo seu gosto. Assim, você não vai se entediar do seu trabalho e terá mais um incentivo no dia a dia.
Além disso, você evita situações de maior estresse por não estar onde quer e não desconta em seus clientes ou funcionários, o que não pode ocorrer de modo algum em clínicas de sucesso. abrir
Ganhar experiência é um investimento para esteticistas
Tornar-se um especialista é muito importante. As pessoas querem sair da faculdade e abrir seu próprio negócio, não tendo problema nenhum nisso.
Ler mais: Como abrir uma clínica de estética
Porém, é necessário lembrar que especializar-se ainda é necessário para:
- Ganhar autoridade de mercado
- Afunilar seu público-alvo
- Atrair mais clientes
- Aumentar a qualidade de seus tratamentos
- E muito mais
Sendo assim, investir em sua educação e especialização é um aumento na probabilidade de seus planos funcionarem.
Realizar networking e manter bons relacionamentos pode ajudar
Procure manter uma relação boa com seus concorrentes e estar sempre conectada com comunidades e grupos com colegas do setor da beleza.
Afinal, isso pode ajudar a criar parcerias e oportunidades incríveis para o seu estabelecimento, ajudando sua clínica a atrair mais clientes e a ir ainda mais longe no mercado estético.
Planejamento estratégico e metas na gestão de clínicas de estética
Toda clínica de estética que quer iniciar no mercado com bons resultados precisa estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Afinal, as metas ajudam a entender se sua gestão estética está no caminho certo.
Ler mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
Assim, é a partir delas e de suas métricas que se torna possível visualizar onde sua clínica está e onde ela precisa chegar.
Outro ponto importante é contar com um excelente planejamento estratégico, procurando abranger os mais variados aspectos da gestão estética. Desde a redução de custos e otimização de recursos, até a escolha das estratégias para atrair clientes, por exemplo.
Adoção de estratégias de captação de clientes e comunicação
Outro ponto fundamental na gestão de clínicas de estética é procurar captar e fidelizar clientes. Dito isso, existem muitas outras ações que podem ser realizadas visando esse propósito, que é a etapa mais importante para que esses pacientes cheguem até você. O que inclui:
- Conheça seu público-alvo: procure definir sua persona para direcionar corretamente suas estratégias de marketing ao atender suas necessidades.
- Invista em marketing digital: construa uma boa presença digital nas redes sociais, alimentando seus pacientes com conteúdos relevantes e de qualidade que capte a atenção de seu público em seus produtos ou serviços.
- Coloque sua empresa no Google Meu Negócio: insira dados como endereço, telefone, e-mail, redes sociais, horário de funcionamento e outros detalhes que vão aparecer quando potenciais clientes procurarem por seus serviços no Google.
- Invista em anúncios pagos: seja no Google ou nas redes sociais, anúncios são uma excelente forma de atrair clientes para sua clínica de estética.
Essas são algumas ações simples, mas que podem apresentar excelentes resultados na atração de novos clientes para sua clínica de estética.
Dicas para iniciar na gestão financeira de clínicas de estética
Como visto anteriormente, a gestão financeira é uma parte de grande importância nas clínicas de estética. Principalmente para não cometer erros já no início da sua gestão.
Ler mais: Controle financeiro e dicas de precificação para clínicas de estética: aumente seu faturamento
Crie e nutra seu fluxo de caixa
Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas nada mais é do que ter controle e acompanhamento do seu fluxo de caixa.
Portanto, basta registrar:
- Valores que entram (receita)
- Valores que saem (despesas fixas e variáveis)
- Quando saiu e para onde foi
- Valores que sobraram na conta (resultado)
- Acumulação de cada mês
Assim, quando não há valor de resultado, é necessário estudar a possibilidade de ajustes para sua gestão de clínicas, visto que suas contas não vão simplesmente desaparecer.
Equilibre gastos variáveis da gestão de clínicas de estética
Outro bom hábito é o de equilibrar ao máximo as contas que oscilam mensalmente para conseguir um teto de gastos e, assim, projetar investimentos com segurança.
Portanto, existe sempre a possibilidade de atingir a qualidade por meio da economia de gastos.
Evite começar sua gestão de clínicas de estética com um empréstimo
Para que isso não venha a se tornar um problema financeiro para você no futuro, é preciso realizar um planejamento estratégico e financeiro muito fortes. Assim, além de todas as responsabilidades iniciais, você deve conseguir pagar todas as parcelas.
Porém, evite ao máximo realizar empréstimos ao longo prazo e que acumulem taxas de juros muito altas.
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Nunca misture despesas profissionais com pessoais
Muitos não tomam os cuidados necessários nesta prática, ou simplesmente a ignoram. O que é um erro tremendo, já que suas “duas vidas” entram em colapso juntamente.
Assim, ou você sempre estará tomando muito dinheiro da clínica e vai prejudicá-la, ou a clínica pode requisitar grande parte da sua renda, realizando então o inverso.
É importante separar as duas partes, para evitar catástrofes no seu estabelecimento estético logo nos primeiros meses de uso.
Por fim, que tal levar os melhores dermocosméticos do mercado para revender em sua clínica e aumentar seu lucro? O melhor é que você não precisa nem ter estoque e ainda sai ganhando. Confira: