Como profissional de estética, nosso olhar sempre está voltado para as características únicas de cada cliente que entra na nossa clínica, então para a conversa de hoje vamos dar uma atenção especial para os cuidados com a pele negra.
Mas, antes de mais nada, vou me apresentar. Eu sou Cris Boneta e sou esteticista pioneira e referência em pele negra, onde atuo há mais de 17 anos. Sou Biomédica Esteta, CEO do Espaço Cris Boneta e tenho a honra de palestrar nos principais congressos de estética do Brasil, compartilhando meu conhecimento como Consultora Técnica de negócios e estética. Além disso, atuo na área de P&D de dermocosméticos e eletroterapias, buscando sempre o melhor para a saúde da pele. Recentemente, fui capa da revista Vida Estética, edição dedicada à pele negra, e tive o privilégio de ser reconhecida com o Prêmio Estética Business Awards. Também sou Coordenadora Científica na Imersão Pele Negra, reforçando meu compromisso em promover e valorizar a beleza em todas as suas formas.
Ao longo dos anos venho me dedicando aos estudos de tratamentos que valorizassem a pele negra e cuidassem da saúde dessa população, por isso, vou aproveitar o espaço para compartilhar alguns desses meus conhecimentos com vocês.
Quais são as características da pele negra?
Quais são as queixas mais comuns?
Tratamentos estéticos para pele negra
Rotina de cuidados com a pele negra
Produtos da Bioage que eu recomendo para as clientes
Quais são as características da pele negra?
Algumas das características mais comuns em pessoas de pele negra são o excesso de oleosidade, o desenvolvimento de acne e as manchas causadas pelos processos inflamatórios.
Por outro lado, a pele negra possui naturalmente mais colágeno e elastina que os outros fototipos de pele, então é mais resistente aos sinais da idade, como linhas de expressão, rugas e flacidez.
Também existe o maior fator de proteção contra o sol, graças à maior quantidade de melanina na pele. Mas se engana quem pensa que o uso de protetor solar pode ser ignorado, a tolerância é maior, mas todos os tons de pele estão sujeitos a queimaduras solares, ardência e insolação, além do risco de câncer de pele e ao fotoenvelhecimento, incluindo a formação de manchas na pele.
Quais são as queixas mais comuns?
Como as pessoas negras possuem naturalmente mais melanina, têm maior facilidade de sofrer com melasma e outras manchas na pele, que podem ser agravadas com a exposição solar sem proteção adequada.
Isso pode ocorrer devido a inflamações, acne, lesões ou até mesmo procedimentos estéticos, então todo cuidado é pouco. E devido à tendência à oleosidade favorece o surgimento de acne, cicatrizes de acne, comedões e poros dilatados, além de um risco maior de foliculite, cicatrizes e queloides.
Tratamentos estéticos para pele negra
Já deu para perceber que as peles negras têm algumas características que precisam ser levadas em conta na hora de oferecer e realizar os tratamentos estéticos, não é mesmo? Confira uma lista com os mais recomendados:
- Alta frequência
- Carboxiterapia
- Peeling de diamante
- Peeling de cristal
- Laser de baixa potência
- Radiofrequência
- Depilação a laser
- Endermoterapia
- Bioestimuladores
De modo geral, os tratamentos estéticos para pele negra são os mesmos, a diferença está no cuidado na seleção de produtos e tecnologias, especialmente em relação ao peeling químico e procedimentos como luz intensa pulsada e laser.
Minha recomendação é sempre fazer uma consulta individualizada e ter os equipamentos certos para atuar de forma segura, além de evitar manchas e queimaduras.
Rotina de cuidados com a pele negra
Uma rotina de cuidados com a pele negra segue os princípios básicos do skincare: limpeza, hidratação e proteção solar, além dos tratamentos específicos para as necessidades das clientes.
Limpeza
A limpeza da pele negra deve ser feita com atenção especial e de acordo com o que a pele da cliente mais precisa, como combate a oleosidade ou clareamento de manchas, por exemplo. Indicado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, e com o sabonete facial mais adequado.
Tratamento
Alguns ingredientes são mais seguros, como vitamina C e niacinamida, com ação antioxidante e efeito rejuvenescedor que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Outra ótima opção é o ácido hialurônico e seu efeito hidratante e preenchedor.
Os ácidos também podem fazer parte da rotina de cuidados com a pele negra sem problemas, desde que após a avaliação de um profissional. Temos como opções o glicólico, salicílico e retinol, que auxiliam na ação reguladora de sebo, hidratação e iluminação e proporcionam renovação celular.
Para a etapa de tratamento, eu recomendo o uso de tônicos faciais ou séruns, ou a combinação dos dois produtos para melhores resultados ainda. Lembrando que o importante é sempre manter a pele hidratada e fotoprotegida, para que se torne seguro o uso dos ácidos nesse tipo de pele.
Hidratação e nutrição
O passo seguinte da rotina de cuidados com a pele negra é uma boa hidratação, mesmo em casos de clientes com a pele oleosa, já que pular a etapa nesse caso pode levar a produção de ainda mais sebo. Se a cliente possuir pele mista ou oleosa, indique texturas mais leves em gel ou sérum, mas se for normal ou seca, dê preferência para os cremes mais ricos.
Proteção Solar
À noite, a rotina pode acabar na etapa de hidratação e nutrição mesmo, mas de manhã o uso de protetor solar é indispensável e o produto deve ter pelo menos FPS 30. A etapa pode combinar protetor solar em diferentes texturas, como gel-creme e pó, para reaplicar ao longo do dia e reforçar o escudo de proteção.
Uma ótima dica que eu sempre compartilho são os protetores solares com cor, que graças a presença dos pigmentos, formam uma barreira e protegem ainda mais a pele negra que tem maior chance de desenvolver hipercromias.
Produtos da Bioage que eu recomendo para as clientes
Já conversamos sobre rotina, agora vou compartilhar um pouco sobre os produtos de skincare para pele negra que eu recomendo da Bioage. Sou fã e parceira da marca, inclusive, participei como palestrante de um dos cursos para esteticistas sobre o Cronograma Pele Nova. Se inscreva aqui.
Bio-Acne Solution Cleanser
Como recomendação para as clientes com pele acneica e oleosa, a minha indicação é sempre o Bio-Acne Solution Cleanser que possui ação adstringente, antisséptica e reparadora da pele.
A combinação dos ativos da formulação desse gel de limpeza antiacne controla a oleosidade, refresca e limpa de forma profunda, além de ação bactericida, anti-inflamatória e de afinamento da pele.
Bio-Whitening Cleanser
Agora, as manchas na pele negra são bem comuns, então nesse caso a minha indicação para a etapa de limpeza é o Bio-Whitening Cleanser, um sabonete clareador facial que uniformiza o tom de pele gradativamente e clareia as hipercromias, além do bônus de iluminar e melhorar a textura da pele.
Bio-Nano C Serum 30%
Um dos produtos de skincare para pele negra mais interessantes para a rotina da manhã é o Bio-Nano C Serum 30%, que possui alta concentração de vitamina C nanoencapsulada com liberação prolongada, oferecendo ação antioxidante ao longo do dia e estimulando a síntese de colágeno, o que promove firmeza e minimiza rugas e linhas de expressão.
Bio.Oil Control Night Sérum
Outro produto que eu confio é o Bio.Oil Control Night Sérum, que possui ácido glicólico, retinol nanoencapsulado e ácido hialurônico associado ao silício orgânico, então é ótimo no tratamento de pele oleosa e mista dentro da rotina de cuidados com a pele negra.
Com isso, proporciona controle da oleosidade e redução dos poros aparentes, enquanto combate os sinais de envelhecimento e melhora a textura e uniformidade. O resultado para as clientes é uma pele suave, macia, luminosa e revitalizada.
Mas não se esqueça, o Bio.Oil Control Night Sérum é de uso noturno e não deve ser utilizado durante o dia. Também é importante manter a hidratação da pele diariamente, nesse caso, a minha recomendação é o Bio-Hidrat Cream.
Bio-Hidrat Cream
A pele negra não pode ficar sem hidratação, e um ótimo produto para cumprir essa função é o Bio-Hidrat Cream que tem alto poder hidratante, textura leve e rápida absorção, com um excelente potencial restaurador da barreira cutânea e protetor contra agressões externas, tudo isso porque é rico em ácido hialurônico.
Uma dica extra. Quando as clientes pedem indicação de texturas diferentes, minha escolha são os produtos ricos em vitamina C e niacinamida, mas em casos de peles maduras, ressecadas e que já estejam no climatério, escolho o Bio-Essential Oil, que fará um filme protetor para reter água na pele.
Bio-Sun Protect
Como opção para a proteção solar da pele negra, eu tenho algumas diferentes e específicas para as necessidades, então você também pode adaptar de acordo com as queixas das clientes.
- Bio-SunProtect Base Stick Ultradefinição oferece hidratação profunda e duradoura
- Bio-SunProtect Protetor Solar Fluido Efeito Ultramate previne rugas, rejuvenesce e controla a oleosidade
- Bio-SunProtect Creme Antiacne reduz a vermelhidão causada por cravos e espinhas
- Bio-SunProtect Gel-Creme Clareador possui ação clareadora de manchas provocadas pelo sol
Ainda falando sobre proteção solar, mas entrando no campo da maquiagem, eu gosto da Base Líquida Ultradefinição com FPS 60 de muito alta cobertura que tem ação antipoluição e antienvelhecimento, além de proteção contra luz visível e azul.
Como a escolha de produtos adequados e a prática profissional são fundamentais para ressaltar ainda mais a saúde e a beleza dessas clientes, espero ter te ajudado com as minhas orientações sobre tratamentos estéticos e cuidados com a pele negra.