Como esteticista, você tem muito trabalho. Entre atender sua cliente, cuidar e supervisionar sua equipe, controlar o financeiro… Pode não sobrar muito tempo.
Por isso, algumas profissionais acabam não se dedicando o suficiente em estratégias para atrair mais clientes para sua clínica de estética. E, por consequência, sentem suas vendas estagnadas.
Além disso, pensar em estratégias para atrair mais clientes não é importante somente para encher a clínica de estética, mas também para ter mais autoridade nesse mercado tão competitivo.
Mas, se você não sabe direito por onde começar, ou se acha que é muito complicado se posicionar para atrair mais clientes, não se preocupe. Este guia foi feito justamente para te ajudar!
Aqui, vamos compartilhar com você quatro maneiras de ajudar a aumentar a visibilidade e atrair mais clientes para sua clínica. Confira:
Use a internet para atrair mais clientes para a clínica de estética
Invista na sua profissionalização como esteticista
Mostre o valor do seu trabalho e da sua clínica de estética
Engaje suas clientes
Use a internet para atrair mais clientes para a clínica de estética
Hoje em dia, redes sociais como o Facebook e Instagram são uma parte vital de muitas clínicas de estéticas que desejam atrair mais clientes e fidelizar as existentes.
Se esse é o seu objetivo também, reserve um tempo todos os dias para postar em suas redes sociais e investir em marketing digital.
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Mas, afinal, por onde começar?
Nós podemos te ajudar:
Produza conteúdo de qualidade e informativo
Oferecer para as clientes conteúdos que chamem a atenção e aumentem sua autoridade como esteticista são sempre uma boa opção. Aqui estão algumas sugestões para fazer isso:
- Fotos antes e depois para mostrar os resultados do tratamento
- Posts para apresentar você e sua equipe
- Informações sobre equipamentos e produtos de qualidade que você usa
- Promoções em datas comemorativas
- Vídeos informativos explicando os tratamentos realizados
- Depoimentos de clientes satisfeitas
- Respostas a perguntas frequentes
- Análise de rótulo de produtos de skincare
Essas são apenas algumas ideias. Você pode explorar ao máximo os assuntos do seu dia a dia profissional para atrair mais seguidoras e, por consequência, clientes!
Essa estratégia de geração de conteúdo de valor é importante porque dá à sua cliente um motivo para continuar te seguindo e acompanhando. Pense comigo: uma cliente que vem por uma promoção extraordinária, vai embora com facilidade depois que o valor especial acaba.
Já aquelas clientes e seguidoras que vêm pelo valor e não pelo preço do seu trabalho, tendem a ser fidelizadas.
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Essa fidelização é fortalecida quando você continua entregando conteúdo informativo. Com o tempo, isso pode se tornar tão forte que suas clientes serão verdadeiras testemunhas do seu trabalho.
Além das redes sociais, outra forma de fazer isso são os blogs. Eles podem ser uma ótima fonte de informações, pois geralmente fornecem respostas bem detalhadas para perguntas frequentes. Entre os principais benefícios de um blog, estão:
- Estabelecer autoridade no setor
- Ter um novo espaço para fins de propaganda
- Mostrar sua expertise e experiência
- Construir relacionamentos com seu público
- Marcar sua presença online
- Conquistar novas clientes
Com esses conteúdos, você pode levar sua leitora direto a marcar uma consulta ou procedimento.
Invista na sua profissionalização como esteticista
Fazer cursos, pós-graduações, especializações, assistir palestras e outros eventos de profissionalização é, com certeza, uma forma de se destacar em meio ao mercado de estética — que está cada vez mais concorrido.
Algumas esteticistas, por já terem muita experiência, podem acreditar que não é necessário continuar se especializando e se informando sobre as novas tendências.
Mas, infelizmente, essa ideia equivocada é capaz de deixar muitas delas estagnadas na profissão e com dificuldade para atrair novas clientes.
Novas técnicas, equipamentos e produtos surgem a todo momento no mercado da estética. Por isso, a busca por conhecimento deve ser constante.
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Para as esteticistas que ainda estão começando, a especialização é ainda mais importante, principalmente porque ela prepara a profissional para exercer sua atividade com mais segurança.
Afinal, a grande maioria dos tratamentos estéticos exigem um amplo conhecimento para resultados realmente eficazes, mesmo que seja somente para saber escolher os melhores produtos.
Mas, é claro, se você quer atrair mais clientes para sua clínica de estética, além de investir na sua formação, também é importante deixar que elas saibam que você está sempre se atualizando. Por isso, compartilhe fotos e mostre sempre os resultados dessa dedicação.
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Dessa forma, você vai conseguir construir sua imagem como a de uma profissional que se preocupa com as pacientes e está em busca de melhorar a sua performance.
Mostre o valor do seu trabalho e da sua clínica de estética
Como você viu, clientes que vêm pelo baixo valor, vão embora assim que ele acabar. Por isso, é importante valorizar o seu trabalho desde o começo e captar clientes que estão dispostas a serem fidelizadas.
Isso não quer dizer que você não pode oferecer promoções ou condições especiais de pagamento, pelo contrário, essa é uma boa forma de atrair novas clientes.
Todavia, essa prática não deve ser banalizada, até mesmo pela desvalorização da profissão. Caso contrário, você pode construir uma imagem de “a esteticista que sempre faz mais barato”, em vez de “a esteticista profissional, que sabe como cuidar da pele de verdade”.
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Outra forma de mostrar o valor do seu trabalho é atuando com marcas conhecidas e de qualidade. Assim, sempre que uma cliente reclamar do preço, você pode responder que usa produtos de performance inquestionável.
Divulgue esses produtos em suas redes sociais. Dessa forma, todas poderão ver que você se importa muito com a qualidade de cada tratamento da clínica de estética. Isso vai fazer com que as clientes sintam que o resultado que você pode proporcionar é único e que não encontrarão outra profissional como você com tanta facilidade.
Você também pode aumentar o valor do seu trabalho investindo no seu espaço de atendimento. Aposte em um local bonito, confortável e bastante arejado, porque esse é o ambiente ideal para uma clínica de estética.
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Ofereça um espaço com cafés, chás e águas aromatizadas. Se possível, instale um ar condicionado, compre lâmpadas de led e aposte em itens de decoração que vão transformar a experiência da cliente na clínica.
E, é claro, compartilhe sobre o espaço aconchegante em suas redes sociais, porque esse vai ser um grande diferencial seu.
Engaje suas clientes
Mais do que compartilhar seus conteúdos nas redes sociais, você também vai precisar encontrar formas de fazer com que suas seguidoras o engajem, para tirar o maior proveito dessa dica.
Por isso, além de compartilhar conteúdos informativos, você precisa escrever postagens atraentes que contem uma história sobre sua clínica de estética, para que as seguidores comecem a criar uma conexão com você.
Além disso, você pode apostar em hashtags para que seus posts apareçam nas buscas e seu negócio seja visto por um público maior.
Mas não exagere: é muito melhor escolher cuidadosamente 5 hashtags específicas que sejam relevantes e direcionadas do que 30 hashtags que fazem seu post parecer um spam.
Faça perguntas, deixe caixinhas de interação nos stories do Instagram, responda a comentários, faça lives e interaja o máximo possível para criar essa confiança com o seu público.
Lembre-se: deixar a cliente sem resposta nunca é uma boa opção!
Outra forma de tornar seu público mais engajado é incentivá-lo a fazer uma avaliação. Depois de cada procedimento, você pode pedir um feedback e compartilhá-lo nas suas redes sociais.
Assim, você mostra a todos que tem bastante procura por tratamentos e que suas clientes fiéis já confiam em você.
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Além disso, você também pode pedir que suas clientes avaliem sua clínica de estética no Google. Essas avaliações são muito importantes e várias pessoas optam por ir ou não em um estabelecimento depois de conferi-las.
Com todas essas dicas, certamente você conseguirá muitas novas clientes e, é claro, também aumentará sua autoridade no mercado da estética.
Você quer encontrar os melhores produtos profissionais para garantir a qualidade do seu trabalho e atrair ainda mais clientes? Confira: