O beta-glucan pode não ser exatamente o ativo mais conhecido no mundo do skincare, mas basta uma pequena pesquisa para descobrir que ele é uma grande tendência. Tudo isso por alguns motivos, como o seu alto poder de hidratação e regeneração da pele.
Você já deve ter ouvido falar desse ingrediente ou agora está se perguntando por que tanto burburinho, seja qual for o caso, estamos aqui para explicar tudo.
O que é beta-glucan?
Para que serve o beta-glucan?
Quais são os benefícios do beta-glucan?
Tipos de pele que indicamos o uso
Como ele age nas diferentes faixas etárias
Ácido hialurônico vs. beta-glucan: qual é mais potente?
Indicações de produtos Bioage com beta-glucan
O que é beta-glucan?
O beta-glucan é um polissacarídeo de glicose e essa substância pode ser encontrada em paredes celulares de fungos, bactérias, grãos de cereais, leveduras, algas e aveias.
Tem sido utilizado há séculos na medicina para ajudar a aumentar a função imunológica, baixar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol. Mais recentemente, tem feito sucesso nos cuidados com a pele.
Para que serve o beta-glucan?
Uma das principais razões que explicam a popularidade do beta-glucan é a sua capacidade de hidratar e nutrir profundamente a pele.
Graças às suas propriedades umectantes, ele absorve e fixa a umidade, então o resultado é uma aparência mais preenchida e luminosa. Isso pode resolver uma série de preocupações de clientes com pele seca ou desidratada, assim como combater os sinais de envelhecimento cutâneo.
Mas os benefícios do beta-glucan não param por aí, o ativo também possui propriedades anti-inflamatórias, então é ideal para acalmar a pele irritada ou sensível e melhorar a aparência de vermelhidão e outros sinais.
Além disso, já foi demonstrado que o ingrediente ajuda a aumentar a produção de colágeno, o que pode ser um grande aliado para melhorar a elasticidade e a firmeza da pele ao longo do tempo.
Quais são os benefícios do beta-glucan?
Nos últimos anos, o volume de pesquisas sobre o beta-glucan aumentou em 38.100 buscas. Isso porque ele é um poderoso agente de renovação celular, que possui como principal objetivo recrutar as células que ajudam nesse processo.
Dessa forma, ele oferece uma série de benefícios para a pele:
- Hidratação: o beta-glucan é tão ou mais eficiente do que o ácido hialurônico, suas longas cadeias são capazes de formar uma película na superfície da pele para reter a hidratação e evitar a perda de umidade para o meio ambiente.
- Regeneração da pele: como estimula o crescimento dos fibroblastos, as principais células envolvidas na cicatrização, também melhora algumas condições da pele (como eczema, escaras, feridas e queimaduras por radioterapia).
- Fortalecedor de barreira cutânea: graças ao seu alto poder de hidratação e regeneração da pele, o beta-glucan auxilia no processo de recuperação da barreira cutânea, deixando a pele cada vez mais íntegra e protegida contra agressões externas.
- Prevenção do envelhecimento cutâneo: outro estímulo é para a síntese de procolágeno, colágeno e ácido hialurônico, além do auxílio na reconstituição da matriz extracelular, o que garante maior preenchimento de linhas finas e melhora a firmeza.
- Alta permeação na pele: apesar do seu grande tamanho molecular, o beta-glucan é capaz de penetrar profundamente a epiderme por meio da matriz lipídica intercelular.
Tipos de pele que indicamos o uso
A boa notícia é que o beta-glucan pode ser usado em todos os tipos de pele, então pode recomendar sem medo para suas clientes. Como ele age de diferentes formas em cada pessoa, explicamos mais como esse processo acontece:
- Pele seca: o beta-glucan deixa a pele seca mais firme, robusta e hidratada.
- Pele normal: suas propriedades calmantes e rejuvenescedoras são interessantes para pele irritada.
- Pele oleosa: nesse caso, o beta-glucan estimula as células imunes para combater as bactérias causadoras de acne, além de acelerar o processo de cicatrização.
Leia mais: Passo a passo para indicar os melhores ativos e tratamentos para acne à sua cliente
Como ele age nas diferentes faixas etárias
Assim como o beta-glucan age em diferentes tipos de pele, também age na hidratação e prevenção do envelhecimento em diversas idades, de forma diferente em cada fase:
- Dos 20 aos 30 anos: o momento perfeito para começar a incluir o beta-glucan aos poucos na rotina, como forma de prevenção e para conquista de uma pele saudável.
- Dos 34 aos 46 anos: os mesmos motivos continuam valendo, mas a indicação para essa faixa etária é torná-lo parte da sua rotina diária, ao lado de outros produtos antienvelhecimento.
- Dos 47 aos 64 anos: além do uso mais constante, é possível usá-lo mais de uma vez ao dia para reforçar o regime antienvelhecimento, firmador e rejuvenescedor.
- Acima dos 65 anos: conforme a pele amadurece, ela tende a perder mais e mais hidratação, então o beta-glucan ajudará a hidratar e preencher a pele, suavizando a aparência de linhas de expressão e rugas.
Ácido hialurônico vs. beta-glucan: qual é mais potente?
Foi comprovado clinicamente que, em mesmas concentrações, o beta-glucan é 20% mais hidratante que o ácido hialurônico. Ambos são excelentes umectantes, mas o beta-glucan realmente se saiu melhor em performance.
A curto prazo, ele proporciona maior hidratação, já que as suas longas cadeias permanecem na superfície da pele para reter a água e limitar a evaporação de forma eficiente.
Leia mais: Hidratante umectante, emoliente e oclusivo: conheça as diferenças e a importância
O mecanismo de permeação também é bem parecido nos dois casos, apesar do ácido hialurônico sair ganhando nesse quesito.
Sobre essa característica, um artigo científico comparou o modo de ação do beta-glucan com a mesma forma que a água penetra uma parede de tijolos e não os atravessa, mas sim o concreto que une os tijolos.
Isso significa que ele atua por meio do que podemos chamar de cimento das células para entrar nos níveis inferiores da pele e, com isso, cicatrizar, regenerar, estimular a síntese de colágeno e suavizar linhas finas.
Indicações de produtos Bioage com beta-glucan
Com tantas vantagens, você provavelmente já deve estar pensando em todas as clientes que poderiam se beneficiar do seu alto poder de hidratação e regeneração.
Muitos procedimentos pós-operatórios, por exemplo, precisam desses cuidados especiais, já que as pacientes estarão precisando de um auxílio com a recuperação da pele.
Leia mais: Cuidados pré e pós-operatórios: como cuidar da cicatrização de suas clientes?
Outro exemplo são os protocolos estéticos que geralmente agridem a pele e causam vermelhidão. Nesse caso, as propriedades calmantes e anti-inflamatórias são as mais interessantes.
A Bioage apostou nesses benefícios do beta-glucan de regeneração e reparação da pele e de auxílio na inflamação com defesa imunológica contra bactérias para fazer parte de alguns produtos, que exploramos melhor a seguir.
Bio-Clean System Máscara de Beta Glucan
Com a Máscara de Beta Glucan do protocolo Bio-Clean System, as suas clientes chegarão ao fim da limpeza de pele com uma sensação bem mais confortável. Isso porque o produto foi desenvolvido especialmente para:
- Promover total recuperação da pele agredida
- Proporcionar efeito hidratante imediato
- Gerar sensação de bem-estar
- Acalmar e reduzir a vermelhidão da pele
Além dos 3% de beta-glucan puro presentes na fórmula, outros ingredientes como extratos naturais (licorice, sabugueiro, aloe vera e tília), camomila, alantoína, alfa bisabolol e óleo essencial de lavanda promovem esses resultados.
Bio-Dreno Redux Gel Creme Multifuncional
Agora, vamos começar a apresentar os produtos da linha Bio-Dreno Redux, dedicada especialmente para os cuidados em casa, antes e depois dos procedimentos cirúrgicos.
O primeiro deles é o Gel Creme Multifuncional que elimina 99% das bactérias e possui alta concentração de ativos, base 100% livre de etoxilados (compostos químicos), propriedades extra-hidratantes e ação precursora de PCA.
Outros destaques da sua fórmula vegana são a presença de derivado do ácido glutâmico, beta-glucan, óleos de rosa mosqueta, amêndoas e arnica e óleos essenciais de lavanda, bergamota e capim-limão.
Bio-Dreno Redux Sérum de Tratamento Intensivo
Já o Sérum de Tratamento Intensivo e sua alta concentração de ativos é recomendado para usar imediatamente após operações e tratar qualquer área que tenha sido afetada pelo procedimento cirúrgico, pois:
- Forma película protetora
- Possui ação anti-inflamatória
- Melhora a microcirculação
- Reduz edema e equimose
Somando esses benefícios, o sérum proporciona hidratação intensa, cuida da sua aparência e elimina 99% das bactérias, entregando exatamente o que as pacientes precisam nesse momento.
Bio-Dreno Redux Fluído de Tratamento Intensivo
Em alguns casos, as pacientes não conseguem cuidar da pele imediatamente após um procedimento cirúrgico, mas elas não ficaram de fora dos cuidados da linha Bio-Dreno Redux.
O Fluído de Tratamento Intensivo é indicado até mesmo para o pós-operatório tardio, no tratamento de fibrose e aderências. Sua alta concentração de ativos diminui a pigmentação da pele em decorrência de processo inflamatório, proporciona hidratação intensa e melhora o seu aspecto geral.
Com peptídeos, fatores de crescimento, extratos naturais e óleos essenciais presentes em sua formulação, o resultado é uma pele hidratada e com maior conforto.
Todos esses produtos proporcionam à pele das suas clientes uma hidratação intensa e aproveitem ao máximo os benefícios do beta-glucan que conhecemos ao longo do conteúdo.
Oferecer esses dermocosméticos é uma forma de demonstrar o seu comprometimento em proporcionar os melhores cuidados e resultados, garantindo uma experiência completa e satisfatória em todo o processo. Portanto, não deixe de conferir o catálogo da Bioage.