Suas clientes procuram sua clínica com desejos e expectativas, a avaliação estética é o momento ideal para entender tudo isso e oferecer o plano de tratamento mais adequado.
Melhora da autoestima, bem-estar ou até mesmo da qualidade de vida… Seja qual for a motivação, você precisa compreendê-las.
Além disso, como profissional de estética responsável pelo tratamento, você precisa analisar a área ou região, o histórico de saúde da cliente e demais detalhes que possam interferir nos resultados.
Pensando nisso, eu criei um conteúdo completo sobre avaliação estética onde eu expliquei sua importância e como aplicar de forma eficiente na sua clínica.
Espero que isso auxilie na definição dos procedimentos indicados para cada caso e melhore ainda mais seu atendimento.
Qual é a importância da avaliação estética?
Quais são as etapas de uma avaliação estética?
Construção do protocolo adequado
Estruturação de um tratamento individualizado
Prescrição de uma rotina de home care personalizada
O que é a avaliação estética?
A avaliação estética nada mais é do que as etapas iniciais da primeira consulta com sua cliente, com o propósito de entender quais são suas necessidades.
Em primeiro lugar, você deve avaliar aspectos do histórico de saúde que possam interferir no andamento do tratamento.
Portanto, é essencial que você recorra a recursos como o preenchimento da ficha de anamnese em sua clínica de estética, para conhecer melhor sua cliente e seu estado de saúde.
Além disso, a avaliação estética inclui a realização de exames físicos para avaliar a pele e determinar qual é o tratamento ideal para conquistar os resultados desejados.
Nesse sentido, ela deve ser considerada um procedimento padrão sempre que alguém estiver em sua primeira consulta.
Leia mais: Controle financeiro e dicas de precificação para clínicas de estética: aumente seu faturamento
Qual é a importância da avaliação estética?
Na sua área, a avaliação estética tem um papel fundamental no momento de definir quais são os procedimentos ideais para oferecer, uma vez que ela identifica queixas e contra indicações.
Sendo assim, você tem mais segurança para desenvolver o plano de tratamento e fidelizar mais clientes em sua clínica de estética.
Bem como a possibilidade de identificar fatores que possam ocasionar complicações durante a realização de um procedimento, como alergias, por exemplo.
Em outras palavras, a avaliação estética é a base para que você construa um plano de tratamento eficiente que guie os resultados rumo aos seus objetivos.
Leia mais: A paciente não aprovou o plano de tratamento? Saiba o que fazer neste passo a passo
Quais são as etapas de uma avaliação estética?
Para que a avaliação estética seja feita de forma correta e realmente útil para você, ela deve ser dividida em três etapas essenciais:
- Preenchimento da ficha de anamnese
- Análise da pele e da região a ser tratada
- Registro fotográfico para planejamento e acompanhamento
Cada uma das etapas tem importância fundamental para garantir que o plano de tratamento executado atenda as necessidades da sua cliente.
Sendo assim, entenda melhor como funciona cada uma delas:
Ficha de anamnese
O preenchimento da ficha de anamnese é o primeiro passo para realizar a avaliação estética e nada mais é do que uma entrevista feita para que você conheça melhor as necessidades, queixas e desejos da sua cliente.
A anamnese deve ser usada para a indicação do tratamento mais adequado ao sucesso do seu trabalho.
Como qualquer outro procedimento realizado em uma clínica de estética, a ficha de anamnese possui técnicas para ser aplicada e só assim fornecer um diagnóstico seguro.
Pensando nisso, eu separei algumas das perguntas mais relevantes a serem feitas durante o preenchimento:
- Qual o motivo da sua consulta?
- Por que você procurou nossa clínica de estética?
- O que lhe incomoda?
- Quais são os tipos de dermocosméticos que você usa?
- Você tem uma rotina de home care?
- Você aplica o protetor solar todos os dias?
Além dos exemplos acima, é imprescindível que você inclua questionamentos relacionados ao histórico de saúde da cliente.
Isso porque são detalhes essenciais para evitar problemas durante a realização de qualquer procedimento.
Portanto, as demais etapas da avaliação estética devem ser decididas e feitas somente após o preenchimento da anamnese.
Análise da pele e da região
Na avaliação estética, o exame físico consiste na análise de aspectos faciais ou corporais que estejam diretamente relacionados aos procedimentos que serão realizados.
Dependendo da queixa da cliente, você avalia as condições da pele como:
- Fototipo
- Biotipo cutâneo
- Rugas
- Linhas de expressão
- Flacidez
- Celulite
- Estrias
- Gordura
Contudo, para facilitar ainda mais seu trabalho, é possível dividi-la em dois tipos de avaliação, onde cada uma atende às diferentes necessidades.
- Avaliação estética facial: a pele do rosto é o principal alvo de agentes externos como poluição e raios ultravioletas, além de ser responsável por externalizar reações fisiológicas e emocionais, como acne e alergia.
Por se tratar de uma área muito delicada e complexa em termos de tratamentos estéticos, você deve fazer uma análise detalhada da área e analisar as principais métricas de saúde da pele.
- Avaliação estética corporal: os tratamentos de estética para o corpo exigem uma análise aprofundada da cliente, uma vez que as afecções se manifestam de maneira paralela na maioria dos casos.
Sendo assim, nesta avaliação você pode utilizar ferramentas que permitem compreender o biotipo corporal das clientes, fazer uma avaliação das áreas a serem tratadas e tirar medidas.
Existem ainda os exames laboratoriais pertinentes aos procedimentos estéticos, que geralmente são exigidos quando há necessidade do acompanhamento clínico e evitam possíveis intercorrências.
Para auxiliar seu trabalho e dar mais precisão o exame físico, você ainda pode contar com alguns instrumentos:
- Adipômetro
- Luz de wood
- Lupa
- Fita métrica
- Analisadores de pele
- Balança de bioimpedância
- Ultrassom diagnóstico
Leia mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
Registro fotográfico
Também é o processo conhecido como fotodocumentação, um protocolo que consiste no registro das etapas da realização de um tratamento, desde as iniciais até as finais.
As fotos são o material de apoio para o planejamento, execução e acompanhamento da evolução da cliente.
Nesse sentido, a fotodocumentação auxilia na percepção dos resultados do procedimento e na avaliação do antes e depois.
Como realizar a avaliação estética?
A avaliação estética é um dos pilares da criação de um plano de tratamento completo e capaz de solucionar as necessidades específicas de cada caso.
Com as informações coletadas você deve estruturar seu protocolo como uma linha do tempo, para compartilhar e discutir cada procedimento com sua cliente, inclusive os intervalos entre as sessões.
Portanto, é essencial que você se certifique de que a cliente compreendeu a influência do plano na qualidade do tratamento.
Os resultados obtidos no exame físico são de extrema importância pois são eles que determinam os detalhes das áreas a serem abordadas.
Além disso, eles auxiliam na definição do procedimento ideal, a frequência necessária ou o conjunto de tratamentos para garantir os melhores resultados.
Leia mais: Dicas para evitar o efeito rebote após os tratamentos em sua clínica
Quais são os benefícios da avaliação estética para sua clínica?
Se você chegou até aqui, então provavelmente já entendeu que a avaliação estética oferece diversas vantagens para sua clínica.
No entanto, algumas fazem toda a diferença tanto na qualidade do atendimento quanto no resultado final dos procedimentos.
Pensando nisso, eu listei os principais benefícios para você:
Resolução de dúvidas
Hoje em dia há uma gama enorme de tratamentos, o que é muito benéfico para vender mais em sua clínica de estética. Porém, é um mar de possibilidades que acaba gerando muitas dúvidas.
Como a avaliação estética proporciona uma conversa franca, você consegue esclarecer eventuais questões antes de definir o plano de tratamento ideal.
Ainda assim, existe a possibilidade da cliente expor suas dúvidas sobre os procedimentos e todos os fatores envolvidos.
Leia mais: Da massagem ao clareamento: confira 10 procedimentos estéticos para o verão
Construção do protocolo adequado
Com uma visão global das necessidades da cliente e as informações obtidas durante as três etapas da avaliação estética, você pode escolher de forma mais objetiva os tratamentos para proporcionar os resultados desejados.
Em outras palavras, a avaliação estética proporciona mais segurança para seu trabalho e suas clientes, uma vez que ambas conhecem o caminho que percorrerão lado a lado.
Leia mais: Como atrair mais clientes para sua clínica de estética?
Estruturação de um tratamento individualizado
A avaliação estética permite que você construa um protocolo de tratamento bem estruturado, se familiarizando com as peculiaridades de cada caso. Sendo assim, o seu serviço fica muito mais individualizado.
Dessa forma, é um benefício que faz toda a diferença na experiência da sua cliente e na qualidade dos resultados alcançados em cada procedimento.
Prescrição de uma rotina de home care personalizada
Outra área onde a avaliação estética se faz necessária é na prescrição de dermocosméticos.
Para indicar uma rotina de home care personalizada é essencial conhecer sua cliente e todos os detalhes relacionados à saúde da sua pele, pelo simples fato de permitir a indicação dos produtos ideais.
Cada tipo de pele necessita de dermocosméticos adequados e a avaliação estética é um processo que garante o sucesso do tratamento.
A avaliação estética é um dos processos mais importantes para garantir a qualidade dos procedimentos realizados na sua clínica.
Em suma, ela facilita o trabalho de conhecer melhor sua cliente e definir o plano de tratamento de forma eficiente e segura.
No entanto, investir em uma avaliação estética de qualidade é só um dos passos para conquistar uma conexão de sucesso e satisfatória.
Contar com bons dermocosméticos para oferecer em sua clínica de estética dará mais credibilidade e aumenta ainda mais as chances de ter uma cliente satisfeita ao fim do tratamento.
Para isso, conte com o catálogo de produtos profissionais da Bioage.