Bom, a flacidez corporal é um sinal bastante comum do envelhecimento natural da pele, mas isso não significa que todas as pessoas lidam muito bem com a condição, podendo afetar a autoestima e a confiança de muitas clientes.
No entanto, existem maneiras eficazes de tratar e prevenir isso, utilizando ativos específicos que proporcionam resultados satisfatórios. Vamos explorar juntos os melhores ativos para combater esse problema e conquistar uma pele mais firme e tonificada.
O que é flacidez?
Como acabar com a flacidez corporal?
Quais são os ativos de tratamento para flacidez corporal?
O que é flacidez?
A flacidez é resultado de um processo natural da pele e decorrente do envelhecimento ao longo dos anos que pode atingir tanto o rosto quanto o corpo. Maus hábitos como alimentação inadequada, falta de exercícios físicos e tabagismo podem agravar esse problema.
Inclusive, o surgimento está diretamente ligado à diminuição na produção de colágeno, responsável por proporcionar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, e do ácido hialurônico, que mantém a pele hidratada e preenchida.
Com o passar dos anos e a redução na síntese dessas substâncias, a flacidez tissular e os sinais do envelhecimento cutâneo se tornam cada vez mais visíveis, enquanto a perda de tônus muscular também contribui para o seu surgimento.
Leia mais: Ultrassom microfocado e macrofocado: remova a flacidez localizada da vida das suas clientes
Como acabar com a flacidez corporal?
A pele é o órgão que mais reflete os efeitos do tempo, então é evidente a importância dos hábitos alimentares e do estilo de vida na sua aparência.
Para prevenir e combater a flacidez, é essencial adotar hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes presentes em leites, cereais e peixes pode ajudar a manter a pele firme.
Além disso, a prática regular de exercícios físicos como pilates e musculação estimula o tônus muscular e ajuda a reduzir o tecido adiposo, uma vez que a gordura pode esconder um músculo tonificado, ocasionando por sua vez a flacidez tissular.
Outras soluções são os dermocosméticos profissionais, que podem ser utilizados para aumentar a elasticidade da pele e combater a flacidez. Esses produtos contêm ingredientes ativos que estimulam a produção de colágeno e elastina, essenciais para manter a firmeza e a juventude da pele.
Leia mais: Produtos Bioage para flacidez corporal em tratamentos profissionais e para venda Home Care
Quais são os ativos de tratamento para flacidez corporal?
O tratamento da flacidez corporal envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida, cuidados com a pele e, às vezes, tratamentos médicos. A eficácia dos princípios ativos pode variar dependendo do tipo de pele do indivíduo, da extensão da flacidez e de outros fatores.
Aqui estão alguns dos melhores ingredientes ativos conhecidos por seu potencial para melhorar a firmeza da pele e reduzir a flacidez:
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico, amplamente reconhecido por seus incríveis benefícios de hidratação, também é eficaz no tratamento para flacidez corporal. Isso graças a sua capacidade de reter água ajuda a manter a pele hidratada e com uma aparência mais jovem.
Ao ser aplicado na pele, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, ele preenche os espaços entre as células, proporcionando um efeito lifting imediato e de longa duração.
Também ajuda a potencializar a ação rejuvenescedora da vitamina C, reduzindo linhas de expressão e promovendo uma hidratação profunda e de longa duração para todos os tipos de pele. O ácido hialurônico de baixo peso molecular ainda penetra de forma mais profunda e chega até a segunda camada da pele.
DMAE
Outro ativo muito eficaz no combate à flacidez tissular é o DMAE, também conhecido como dimetilaminoetanol e por estimular a contração muscular. Esse composto age de forma semelhante ao ácido hialurônico, estimulando a produção de colágeno e promovendo a firmeza da pele.
Isso porque o DMAE atua no fortalecimento das fibras de sustentação, o que ajuda a reduzir a flacidez e melhorar a elasticidade. Além disso, ele também possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Com o uso contínuo de produtos contendo DMAE, é possível obter resultados significativos no rejuvenescimento cutâneo, proporcionando um aspecto mais firme e tonificado.
Vitamina B
As vitaminas do complexo B desempenham um papel importante no tratamento da flacidez corporal. Como elas atuam no metabolismo celular, ajudam na produção de energia e na regeneração dos tecidos da pele.
Uma das mais conhecidas desse grupo é a vitamina B5, ou D-pantenol, que ao ser incorporada em cremes e loções para o corpo, pode ajudar a melhorar a firmeza e a elasticidade da pele, reduzindo a flacidez e proporcionando um aspecto mais tonificado.
Combinada com outros ativos, como o ácido hialurônico e o DMAE, a vitamina B se torna uma poderosa aliada no combate aos sinais de envelhecimento cutâneo, promovendo resultados visíveis e duradouros.
Vitamina C
A vitamina C é um poderoso antioxidante, pois estimula a produção de colágeno, que é indispensável para manter a firmeza e elasticidade da pele. Também ajuda a combater os radicais livres e proteger a pele dos danos causados pela exposição ao sol e à poluição, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.
Leia mais: Bioage Vitamina C: o poder do nosso antioxidante e seus diferenciais no mercado
Vitamina E
Assim como a vitamina C, a vitamina E também possui propriedades antioxidantes e regenerativas. Dessa forma, ajuda a combater os radicais livres que danificam as fibras de colágeno e elastina, promove a regeneração da pele e ajuda a melhorar sua elasticidade.
Silício orgânico
O silício é um mineral essencial para o nosso corpo e desempenha um papel fundamental no tratamento da flacidez corporal, uma vez que contribui para a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Além disso, o silício também exerce uma ação regeneradora e reestruturante dos tecidos e auxilia na manutenção da hidratação.
Colágeno
O colágeno é uma proteína essencial para a firmeza e elasticidade da pele, sendo naturalmente produzido pelo nosso organismo. Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, levando à perda de firmeza e surgimento da flacidez.
Por isso, a inclusão de colágeno em cosméticos torna-se um aliado importante no tratamento para flacidez. Graças à ação emoliente, ainda proporciona firmeza e sustentação da pele, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de também ser essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas.
Ao aplicar produtos cosméticos ricos em colágeno, estamos fornecendo à pele a hidratação e nutrientes necessários para estimular a produção dessa proteína, melhorando assim a firmeza e elasticidade da pele.
Retinol
Os retinóides (retinol, tretinoína, retinaldeído) são derivados da vitamina A e bem conhecidos pela sua capacidade de estimular a produção de colagénio, o que pode melhorar a elasticidade e firmeza da pele. Eles também auxiliam na renovação da pele e podem reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas.
Cafeína
Além de proporcionar um efeito tensor temporário na pele, a cafeína é frequentemente utilizada em cremes e loções tópicas devido às suas propriedades antioxidantes. Essa substância estimulante pode ajudar a reduzir a aparência de inchaço e olheiras, deixando a pele mais revitalizada e com aspecto mais saudável.
Peptídeos
Peptídeos são pequenas sequências de aminoácidos que têm a capacidade de enviar sinais à pele para aumentar a produção de colágeno. Alguns deles também conseguem mimetizar os efeitos dos fatores naturais de crescimento da pele, auxiliando no combate à flacidez e proporcionando mais firmeza e sustentação à pele.
Ureia
A ureia é uma substância presente naturalmente no nosso organismo, mas também pode ser utilizada de forma tópica em produtos cosméticos e no combate à flacidez da pele, pois possui propriedades hidratantes e regenerativas que ajudam a melhorar a elasticidade e firmeza da pele.
Do mesmo modo, promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno, o que contribui para um aspecto mais tonificado e rejuvenescedor.
Leia mais: Conquiste clientes com tratamentos rejuvenescedores e produtos antienvelhecimento Bioage
Argireline
Na estética, a argireline funciona como um botox em creme e é um poderoso aliado no tratamento para flacidez. Isso porque a substância funciona bloqueando os neurotransmissores responsáveis pela contração dos músculos, o que resulta em uma redução significativa das linhas de expressão e rugas.
Também estimula a produção de colágeno, promovendo a firmeza e a elasticidade da pele. Por isso, é considerada ideal no combate à flacidez tissular, ajudando a manter a aparência jovem e saudável do corpo.
Alguns desses poderosos ativos de tratamento para flacidez corporal, como ácido hialurônico, DMAE nanovetorizado e D-pantenol, estão presentes em uma alta concentração nos nossos produtos de alta performance, promovendo firmeza e definição do contorno e garantindo resultados imediatos.