Quem acompanha o blog da Bioage já percebeu a diversidade do mundo dos ativos de skincare, alguns mais conhecidos e outros menos populares, mas todos com benefícios únicos para a pele. Hoje vamos falar sobre o ácido fítico, que pode ser um aliado poderoso para clarear e uniformizar a pele.
O que é ácido fítico?
Para que serve o ácido fítico?
Quais são as funções do ácido fítico na pele?
Quais são os benefícios do ácido fítico?
Indicações e contraindicações
Conheça o peeling de ácido fítico da Bioage
O que é ácido fítico?
Sabe as nozes, sementes e grãos que fazem parte do nosso dia a dia? O ácido fítico é um composto natural encontrado nesses alimentos, mais específico em sementes vegetais de leguminosas e cereais, como o clássico arroz e feijão.
Mas o engraçado é que ele é considerado um antinutriente porque, ao ser ingerido, suas moléculas não são quebradas e acabam se ligando a minerais como cálcio, zinco e ferro, reduzindo a sua absorção pelo organismo. Já na indústria cosmética, o seu uso é bastante versátil, aparecendo em produtos antienvelhecimento, despigmentantes e até mesmo de higiene bucal.
Para que serve o ácido fítico?
O ácido fítico é um alfa-hidroxiácido (AHA), mas diferente dos seus irmãos, é extremamente gentil para a pele, mas oferece benefícios únicos que a família proporciona. Com propriedades semelhantes às da hidroquinona, ele inibe a tirosinase, aquela enzima que participa do processo de produção de pigmentos na pele.
Porém, o ingrediente não possui a mesma ação citotóxica e os danos químicos associados ao uso da hidroquinona, então o ácido fítico para manchas é uma ótima pedida, não apenas uniformizando o tom, mas também protegendo e nutrindo a pele de forma segura.
Leia mais: Tudo sobre AHA, BHA e PHA: conheça a ação dos hidroxiácidos que renovam a pele
Quais são as funções do ácido fítico na pele?
Em relação às funções do ácido fítico para pele, as mais populares são a ação antioxidante, clareadora e anti-inflamatória. Com isso, clareia hipercromias, reduz o estresse oxidativo e os processos inflamatórios, então é eficiente nos tratamentos de melasma quando associado a outros ingredientes, como o ácido glicólico.
Quando é utilizado em cremes e loções, o ácido fítico oferece propriedades hidratantes e calmantes significativas, mantendo a pele macia, suave e protegida contra os danos causados pelo meio ambiente.
Quais são os benefícios do ácido fítico?
Agora que você está por dentro das suas diversas propriedades, vamos explorar os benefícios do ácido fítico, tudo o que ele pode proporcionar à pele nas rotinas de skincare e como ele pode contribuir para os tratamentos estéticos em sua clínica.
Age como um clareador natural
Como o ácido fítico inibe a ação da tirosinase, proporciona não apenas a redução de manchas escuras e hipercromias, mas também o equilíbrio da tonalidade natural e a uniformização do tom da pele, que ganha um aspecto mais luminoso, radiante e saudável.
Leia mais: Clareadores de pele: descubra quais são os ativos, tratamentos e produtos mais indicados
É livre de efeitos citotóxicos
Apesar de ter um efeito clareador semelhante ao que a hidroquinona desempenha, o ácido fítico não apresenta as mesmas propriedades citotóxicas ou carcinogênicas, ou seja, é uma opção mais segura e pode ser utilizada até mesmo em peles sensíveis sem grandes problemas.
Possui ação anti-inflamatória e antioxidante
Graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o ácido fítico combate o estresse oxidativo das células, reduzindo os processos inflamatórios e prevenindo as manchas solares, hormonais e pós-inflamatórias.
Ao neutralizar a ação dos radicais livres, não só evita o envelhecimento precoce da pele, como também promove um aspecto mais uniforme e com menos linhas finas, trazendo de volta o viço e a luminosidade natural da pele.
É um esfoliante gentil
Por ser um AHA, o ácido fítico realiza uma esfoliação química suave na pele e elimina o acúmulo de células mortas da superfície, mas de uma maneira muito gentil. Com isso, deixa a pele mais iluminada e renovada, sem causar qualquer irritação.
Leia mais: Ácidos para pele: saiba como aproveitar todos os benefícios desse tratamento estético
Consegue hidratar e acalmar a pele
Quando se trata de ácidos para pele, geralmente pensamos em sensibilidade e irritação, no entanto, o ácido fítico surpreende com suas propriedades hidratantes e calmantes, o que faz dele um ativo pouquíssimo irritante em comparação aos outros da mesma classe.
Alívio da acne
Devido à sua ação esfoliante suave, o ácido fítico também ajuda a controlar os casos de acne e eliminar imperfeições na superfície da pele, além de reduzir a aparência dos poros dilatados e aliviar os poros obstruídos.
Estimula a produção de colágeno
Alguns estudos ainda sugerem que uma das funções do ácido fítico na pele é estimular a produção de colágeno, ao mesmo tempo que remove as células mortas, resultando em uma aparência mais jovem e reduzindo a aparência visual de rugas e linhas finas.
Leia mais: Tratamentos para estimular o colágeno no rosto: quais realmente funcionam?
Não aumenta a fotossensibilidade
Muitos ácidos não são seguros para uso diurno, já que podem aumentar o risco de danos causados pela exposição aos raios UV e ao fotoenvelhecimento ou não conseguem manter suas propriedades intactas, mas não o ácido fítico.
Indicações e contraindicações
Embora o ácido fítico funcione para a grande maioria das pessoas, ele pode ser especialmente benéfico para as pessoas que buscam controlar questões de sensibilidade ou propensão a acne. Olha só como o ingrediente funciona nos diferentes tipos de pele.
Pele seca ou sensível
Se algum desses é o caso da sua cliente, o ácido fítico pode ser uma ótima alternativa aos esfoliantes mais agressivos. Como ele é um AHA suave, mas eficaz, não compromete a barreira da pele nem provoca vermelhidão ou inflamação.
Pele com tendência a acne
Quanto à pele acneica, a incorporação de produtos com ácido fítico na rotina de cuidados com a pele pode ser extremamente benéfica, já que ele pode ajudar a reduzir os poros, ao mesmo tempo em que fortalece a barreira de proteção ao longo do tempo. Como ele também pode ajudar a clarear a pele, ainda suaviza as cicatrizes de acne ou manchas deixadas por erupções cutâneas.
Pele mista ou oleosa
O ácido fítico pode ajudar a neutralizar os óleos e equilibrar as diferentes texturas da pele, o que é ótimo para quem tem pele oleosa ou mista, principalmente nas áreas mais propensas à oleosidade e ressecamento.
Pele normal
Mesmo para peles normais, equilibradas por natureza, o ácido fítico é repleto de antioxidantes, então pode agir no combate aos sinais de envelhecimento cutâneo e proporcionar uma aparência mais saudável a cada uso, garantindo que elas continuem não causando tanta preocupação.
Conheça o peeling de ácido fítico da Bioage
Com concentrações máximas de 2%, o ingrediente é utilizado para a esfoliação da pele, muitas vezes combinado com outros ativos, como no caso do peeling de ácido fítico que proporciona uma melhora visível nas descolorações.
Por isso, o ácido fítico não poderia ficar de fora do kit Perfect Peel System, que tem como foco o tratamento de hipercromias em todos os fototipos de pele, apresentando a exclusiva Tecnologia de Clareamento Inteligente. Contamos com as suas propriedades nas fases 2 e 3 do protocolo:
Peeling Clareador Renovador
O Peeling Clareador Renovador é um poderoso antioxidante de efeito prolongado, que reúne uma combinação de ácidos e ativos que inibem a tirosinase, auxiliando na diminuição da síntese de melanina e resultando na redução e controle das desordens pigmentares.
Em sua formulação, juntamos a ação do ácido glicólico, ácido kójico, ácido tranexâmico, ácido salicílico e RonaCare® AP para proporcionar um peeling de ácido fítico realmente completo e eficaz no clareamento e na uniformização da pele.
Peeling Clareador Intensivo
Também com um blend único de ácidos e ativos, o Peeling Clareador Intensivo atua como antioxidante, impedindo a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos. Na prática, isso resulta na prevenção da dispersão do pigmento na pele, evitando seu escurecimento.
Além disso, esse peeling de ácido fítico conta com a presença do ácido tranexâmico, ácido kójico, ácido glicólico, niacinamida PC, RonaCare® AP e licorice. Os benefícios são ação antioxidante prolongada, uniformização da pele, clareamento de manchas e combate aos radicais livres.
Os produtos da Bioage sempre são desenvolvidos com formulações inteligentes e os mais eficazes ingredientes do mercado, proporcionando um alto desempenho. Para maximizar ainda mais os resultados dos seus tratamentos estéticos, confie neles.