Você piscou e um novo ingrediente abalou o mundo da estética. Os exossomos estão dando o que falar e ganhando destaque como uma grande promessa na dermatologia.
Mas o que são exossomos e como eles podem transformar os tratamentos para a pele? É sobre isso que vamos conversar, desde o papel na estética regenerativa até a incorporação nos protocolos.
O que são exossomos?
Como os exossomos agem na pele?
Quais são os benefícios dos exossomos para a pele?
Mas o uso dos exossomos na dermatologia é seguro?
Qual a sua relação com a estética regenerativa?
Protocolo ExoPeptide: os nossos produtos com exossomos
O que são exossomos?
Os exossomos são pequenas vesículas extracelulares liberadas pelas células que carregam proteínas, lipídios e material genético (DNA e RNA). Sua função é servir como mensageiros, transportando informações de uma célula para outra, fazendo a comunicação entre elas e auxiliando na regeneração dos tecidos.
Na dermatologia, o estudo dos exossomos tem crescido justamente por causa desse potencial de melhorar a comunicação entre as células da pele, acelerando processos naturais de cura e regeneração.
Como os exossomos agem na pele?
Eles reconhecem falhas celulares e agem rapidamente para corrigir o que for, alertando as células sobre a necessidade de produzir mais colágeno e elastina.
Onde os exossomos mais brilham é na regeneração e reparo da pele. Isso porque eles são capazes de estimular a produção de substâncias como colágeno e elastina, que são essenciais para a saúde e aparência da pele.
Por isso, os exossomos estão sendo incorporados em diversos produtos e tratamentos, e os resultados que vimos até agora são rejuvenescimento, hidratação e uniformização da textura da pele.
Quais são os benefícios dos exossomos para a pele?
Agora vai ficar ainda mais fácil de entender toda a comoção sobre os exossomos na estética. Olha só os benefícios que eles promovem na pele:
- Função reparadora da pele
Os exossomos auxiliam na reparação dos tecidos danificados, promovendo uma cicatrização mais eficiente e melhorando a aparência geral da pele.
- Estímulo da produção de colágeno e elastina
Sim, as proteínas fundamentais para a firmeza e elasticidade. O colágeno e a elastina são estimulados pelos exossomos, ajudando a combater a flacidez e melhorar a textura da pele.
Leia mais: Tratamentos para estimular o colágeno no rosto: quais realmente funcionam?
- Ação anti-inflamatória
Outro benefício dos exossomos para pele é que eles ajudam a reduzir inflamações, então são uma excelente escolha para peles sensíveis e para recuperação após procedimentos estéticos.
- Ação imunomoduladora da barreira cutânea
Eles também atuam fortalecendo a barreira de proteção natural da pele, ajudando a proteger contra agressores externos e, assim, promovendo uma pele mais saudável e resistente.
- Ação rejuvenescedora
Com o uso contínuo de produtos com exossomos, é possível observar um efeito rejuvenescedor, que suaviza linhas finas, melhora a luminosidade e promove uma aparência mais jovem.
Leia mais: Bioage protocolos faciais de revitalização cutânea: como recuperar a beleza da pele de suas clientes
Mas o uso dos exossomos na dermatologia é seguro?
Há um tempo atrás, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) se manifestou em relação ao uso dos exossomos na dermatologia. Os estudos sobre eles cresceram na área, pelo potencial terapêutico na reparação e regeneração da pele, na redução da inflamação e na cicatrização de feridas.
Aqui no Brasil, os produtos são classificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como cosméticos, então o uso está liberado mas é restrito ao uso tópico. Isso significa que eles não podem ser aplicados em terapias injetáveis, por exemplo.
Tendo como base a legislação, essas determinações da ANVISA e as evidências científicas robustas sobre a eficácia e segurança dos produtos com exossomos, a própria SBD reforça que está tudo bem, desde que eles sejam testados e aprovados.
Qual a sua relação com a estética regenerativa?
Prazer, estética regenerativa. Essa é uma área em ascensão, focada em tratamentos que ativam o próprio poder de recuperação do corpo, e com certeza já deu para perceber que os exossomos são perfeitos para isso.
Ao contrário dos procedimentos mais invasivos, o tratamento com exossomos oferece uma abordagem natural e eficaz, sem downtime prolongado.
Assim as profissionais podem aplicar produtos em diversos protocolos, dando uma acelerada na regeneração celular. Foi assim que a nova tecnologia ganhou espaço em protocolos de rejuvenescimento.
Leia mais: Conquiste clientes com tratamentos rejuvenescedores e produtos antienvelhecimento Bioage
Protocolo ExoPeptide: os nossos produtos com exossomos
A Bioage, sempre à frente das inovações em estética, apresenta o Protocolo ExoPeptide, uma linha exclusiva de tratamento com exossomos desenvolvida para maximizar os seus benefícios regenerativos.
Quando formulamos esses produtos, pensamos nas profissionais que buscam oferecer tratamentos diferenciados e de alta performance, e nas clientes que mais podem se beneficiar dos resultados.
Bio.Peptide Exossoma Fluído Multifirmador
O Bio.Peptide Exossoma é um fluído com jato nebulizador de alto rendimento. Combate a desidratação da pele, melhora a resistência celular e reduz rugas dinâmicas e estáticas. Além disso, possui funções hidrorreguladora e termoprotetora, então diminui a atividade das proteínas do estresse (heat shock proteins) mediante calor ou frio excessivos.
Bio.Peptide Intensive Sérum Facial
Tratamento com exossomos e peptídeos, o Bio.Peptide Intensive é um sérum pró-aging que suaviza rugas dinâmicas, restaura a firmeza e elasticidade e efeito lifting, melhora a textura, luminosidade e radiância da pele.
Tanto o Fluído Multifirmador quanto o Sérum Facial também podem ser utilizados nas rotinas Home Care, então as suas clientes podem dar continuidade aos cuidados em casa mesmo.
Leia mais: Como indicar rotinas Home Care para impulsionar seus tratamentos e aumentar o lucro da clínica?
Bio.Mask Peptide Máscara Dermoprotetora
A Bio.Mask Peptide é uma máscara facial com peptídeo nano encapsulado, de ação dermoprotetora. Renova e revitaliza a pele, além de hidratar profundamente, evitando a perda de água transepidermal por meio da formação de um filme protetor.
O Protocolo ExoPeptide é pensado no rejuvenescimento da pele e inclui produtos que combinam exossomos e peptídeos, proporcionando resultados visíveis em pouco tempo e com efeitos de longa duração.