Aprenda neste guia como fazer a gestão de uma clínica de estética de maneira eficiente para adquirir bons resultados e o sucesso em seu estabelecimento, com dicas sobre precificação, táticas de venda, atendimento e muito mais.
Analise o público-alvo de sua clínica
Procure entender os fatores internos na gestão de sua clínica de estética
Escolha o momento certo para alterar seus preços
Calcule a precificação de seus produtos e serviços
Faça pacotes e dê opções em sua gestão de clínica de estética
Compartilhe os resultados de tratamentos reais e conteúdos relevantes na internet
Faça pacotes e dê opções em sua gestão de clínica de estética
Divulgue sua clínica online e conte com e-commerce
Qualificação de equipe em sua gestão de clínica de estética
Faça sua gestão de clínica de estética com um atendimento de qualidade
Como fazer uma boa gestão de clínicas de estética?
Apenas abrir um estabelecimento não é o suficiente, também é preciso mantê-lo. Mas, afinal, como fazer a gestão de uma clínica de estética ao mesmo tempo em que se é o esteticista do estabelecimento?
Essa é uma pergunta que grande parte dos esteticistas recém formados ou que sonham em abrir sua própria clínica se questionam.
Principalmente pelo medo de investir em um negócio que pode levar frustração e prejuízo para seu bolso se não for administrado de forma correta e competente.
Mas não se preocupe, ao acompanhar este guia de como fazer a gestão de uma clínica de estética sua administração vai ser impecável e lhe levará organização, bons resultados, mais vendas e um bom fluxo de clientes.
Portanto, acompanhe algumas de nossas dicas sobre como fazer a gestão de clínicas de estética a fim de levar o sucesso para seu estabelecimento. Aproveite a leitura!
Saiba como precificar seus serviços de estética na gestão de sua clínica
Antes mesmo de abrir sua clínica de estética, é importante definir quais serviços ela vai atender e qual preço será cobrado. Nesse sentido, grande parte dos serviços de estética são expostos a variáveis que podem influenciar de forma direta no preço.
Leia mais: Dicas para gestão de clínicas de estética: como esteticistas iniciantes podem começar no topo?
Da mesma forma que os custos fixos, essas variáveis devem ser analisadas com cuidado para definir o melhor preço para seus produtos e serviços.
Principalmente para que você não sofra prejuízo por deixar tudo com o preço muito baixo, tendo pouco retorno em seu trabalho.
Ao definir a precificação na gestão de sua clínica de estética, é preciso pensar que você também estará afetando diretamente a atração e fidelização de clientes, além de todo o controle financeiro de seu negócio.
Dessa maneira, para que você possa chegar no preço ideal de qualquer produto, é importante levar algumas coisas em consideração, acompanhe:
Analise seus concorrentes esteticistas
Que tal pesquisar em sites e nas próprias clínicas de seus concorrentes para compreender a média de valor cobrado pelos serviços estéticos em sua localização?
Essa é uma ótima maneira de definir a base de formação de preços em sua clínica. Porém, ela não é a única a ser levada em consideração, portanto, faça cálculos para entender qual a média de valor e outros pontos, mas lembre-se que o caminho não para por aqui.
Analise o público alvo de sua clínica de estética
Assim como seus concorrentes, seu público-alvo também deve ser analisado de perto para definir sua precificação.
Imagina só se você só analisa a tabela de preços de seus concorrentes que não possuem o mesmo público-alvo que você. Em outras palavras, você vai perder dinheiro se fizer isso, principalmente pois você não saberá o poder aquisitivo de seu público — que pode não ser o mesmo que o do concorrente — e, sendo assim, pode não ter dinheiro para contratar seus serviços.
Ou ainda, se seu público-alvo possuir um poder aquisitivo maior que de seus concorrentes, você pode estar perdendo dinheiro e credibilidade, já que grande parte da população com grande poder de compra acredita que serviços baratos demais não possuem qualidade.
Por fim, mantenha um diálogo aberto com suas futuras clientes para que elas possam fazer sugestões. Dessa forma, você consegue saber a reação de seu público-alvo a cada vez que o valor de um serviço sofrer alteração.
Procure entender os fatores internos na gestão de sua clínica de estética
Quando se pensa no preço de serviços e produtos em sua gestão de clínicas de estética, é importante levar em consideração que eles precisam cobrir todos os gastos e despesas em seu negócio.
Portanto, é seu papel enquanto gestor evidenciar tudo isso que pode agregar valor ao seu estabelecimento.
Dessa forma, procure levar em consideração fatores como:
- Capacitação: procure ao máximo se especializar e manter uma formação contínua, a fim de mostrar para seus clientes que você possui autoridade no assunto e é capaz de prestar serviços de alta qualidade que realmente dão bons resultados.
- Equipamentos: equipamentos estéticos de alta qualidade fazem toda a diferença em tratamentos. Sendo assim, é importante não esquecer de realizar a manutenção de seus aparelhos ou alugá-los. Portanto, esse é um gasto que também deve ser levado em consideração para precificar seus produtos e serviços.
Leia mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
- Localização: aluguéis comerciais e o preço de venda de imóveis nas regiões centrais das cidades costumam ser muito mais caros do que os em outras localizações. Dessa forma, é importante levar os gastos com aluguel ou compra de imóvel para sua precificação, definindo os valores de acordo com o preço de suas parcelas.
Escolha o momento certo para alterar seus preços
Se você já possui sua tabela de valores na sua gestão de clínica de estética, é importante descobrir qual é a hora certa para mudar a precificação de seus produtos e serviços.
Geralmente, o momento certo para realizar essas alterações é no início de uma tendência (como as de verão) e após seu público-alvo conseguir um maior poder aquisitivo. Confira os exemplos abaixo:
No verão há um grande aumento no número de tratamentos estéticos que combatem a celulite, gorduras localizadas, estrias e muitos outros procedimentos para aumentar a autoestima.
Sendo assim, essas pessoas querem se sentir melhores consigo mesmas e irem a praias, cachoeiras, piscinas e demais lugares usando roupas de banho e peças mais curtas, sem sentir vergonha de seu próprio corpo.
Dessa maneira, aumentar o valor desse tipo de tratamento um pouco antes do início do verão é uma boa ideia, já que essas pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais caro por um serviço que realmente funcione e dê o resultado esperado.
Leia mais: A paciente não aprovou o plano de tratamento? Saiba o que fazer neste passo a passo
Outro momento perfeito para aumentar o preço de produtos e serviços é quando o poder de compra de seus clientes aumenta. Ou seja, ao receberem o 13º salário, com o aumento do salário mínimo, com a inflação baixa, entre outros.
Com o dinheiro extra seus clientes podem querer dar um “mimo” para si mesmos e mal vão sentir a diferença no bolso por conta do aumento de seus produtos e serviços.
Calcule a precificação de seus produtos e serviços
Por fim, está na hora de calcular a precificação de seus produtos e serviços com base em tudo o que você já fez até agora. Para isso, basta você somar sua margem de lucro com seus custos fixos e variáveis de seu negócio, como no exemplo abaixo:
PREÇO = CUSTOS (FIXOS E VARIÁVEIS) + MARGEM DE LUCRO
Dessa maneira, é necessário calcular fatores como:
- Gastos por hora com profissionais: divide o ganho mensal pelas horas trabalhadas pelos profissionais de sua clínica (se tiver algum).
- Custos fixos: todas as contas fixas para manter sua clínica aberta, como o aluguel, a luz, a água, a internet, entre outros.
- Gastos variáveis: custos relacionados ao tipo e a qualidade do atendimento prestado. Sendo assim, deve-se incluir produtos, marketing, equipamentos, entre outras coisas que dão mais valor ao seu trabalho mas não são um gasto fixo.
- Custos no serviço: além de produtos gerais, também existem os produtos específicos para cada tipo de tratamento que deve ser levado em consideração. Ou seja, deve-se calcular o gasto ao dividir a quantidade de produto utilizada em um tratamento total pela quantidade usada em cada seção.
Por fim, some todos esses valores e acrescente 15% no valor, ou a quantidade de lucro que você preferir. Dessa maneira, sua gestão de clínica de estética terá em mãos o preço final ideal para cada serviço.
Leia mais: Controle financeiro e dicas de precificação para clínicas de estética: aumente seu faturamento
Táticas de vendas: como vender mais em sua clínica de estética
Bom, agora que você já possui o preço de seus produtos e serviços, está na hora de conhecer algumas estratégias e táticas de vendas para atrair mais clientes e vender mais em sua clínica de estética.
Para que você alcance essa meta, separamos algumas dicas do que sua gestão de clínica de estética pode fazer.
Leia mais: Clínica de estética: como atrair mais e fidelizar clientes
Especifique seu nicho de atuação
Nos dias de hoje existem muitas especificidades que um esteticista pode atuar no mercado, sendo algumas delas:
- Tratamentos a laser
- Emagrecimento
- Estética corporal
- SPA
- Peeling
- Drenagem linfática
- Tratamentos para redução de rugas e marcas de expressão
- E muitos outros
Definir seu nicho e os tratamentos utilizados vai dar para sua clínica uma posição de autoridade no assunto, ainda mais se contar com um grande número de especializações na área escolhida.
Além disso, é importante lembrar que definir e especificar um nicho de atuação não faz com que você deixe os outros de lado, mas te ajuda a não se perder na hora de adquirir equipamentos e produtos e saber o que fazer em suas campanhas de marketing.
Por fim, para escolher a especialidade perfeita e que pode te dar mais resultados. Realize pesquisas em sua região para entender melhor quais são os serviços mais procurados, quais possuem ampla concorrência, entre outros assuntos. Dessa maneira, você escolhe trabalhar com aquilo que vai te dar melhores resultados.
Faça pacotes e dê opções em sua gestão de clínica de estética
Depois de definir seu nicho de atuação, está na hora de montar os pacotes e opções para seus clientes dentro desse nicho.
Em primeiro lugar, é necessário pensar nos tratamentos mais pedidos pelos clientes, como por exemplo a limpeza de pele. Depois, definir pacotes que contenham tratamentos complementares, como o peeling químico, que apresenta melhores efeitos logo na primeira sessão se antecipado por uma limpeza.
Além disso, você pode criar pacotes específicos para seus clientes de acordo com suas necessidades. Nesse caso, oferecer uma avaliação grátis para descobrir quais os problemas enfrentados pelo cliente e qual a solução ideal pode ajudar ainda mais a atrair mais clientes para sua clínica.
Realize ofertas e promoções
É meio difícil encontrar algo mais atrativo para seus clientes do que ofertas e promoções, não é mesmo?
Sendo assim, elas são de extrema importância, mas devem ser feitas com cuidado e seguindo um planejamento financeiro para não dar prejuízos para sua clínica.
Não dá para sair distribuindo desconto por aí e nem toda vez que um cliente pedir. Isso provavelmente vai gerar um grande desconforto em quem pagou o preço normal pelos seus serviços e pode afastar esses clientes de sua clínica de estética.
Dessa maneira, procure aproveitar as datas comemorativas, eventos, lançamentos de produtos e também as mudanças das estações — visto que a demanda de produtos e serviços tende a mudar em cada uma.
Por fim, não esqueça de oferecer promoções e descontos para aqueles que já são seus clientes. Assim, você aumenta muito mais sua taxa de fidelização.
Leia mais: Dicas de venda home care em clínicas de estética: conquiste suas clientes com rotinas de skincare
Compartilhe os resultados de tratamentos reais e conteúdos relevantes na internet
Para atrair cada vez mais clientes para sua clínica de estética, a autoridade é uma grande ajuda, principalmente quando falamos em comprovação.
Compartilhar os resultados de seus tratamentos na internet pode ser um grande motivador para o cliente conferir a qualidade de seus serviços e te escolher por confiar nos seus tratamentos.
Além disso, compartilhar informações relevantes em sua rede social ou blog também é uma ótima tática para aumentar sua autoridade no assunto e atrair cada vez mais clientes.
Leia mais: Como se tornar uma influenciadora digital da estética em sua clínica?
Sendo assim, crie e compartilhe informações como:
- X benefícios da limpeza de pele
- Qual protetor solar devo comprar?
- Qual o melhor tipo de peeling?
- Entre outros
Divulgue sua clínica online e conte com e-commerce
A cada dia mais a internet está mais presente em nossa vida, principalmente quando o assunto é comprar online.
Somente no quarto trimestre de 2021, foram realizados 101,6 milhões de pedidos, registrando um aumento considerável em comparação às vendas na mesma época de 2020, que chegaram a 86,6 milhões, segundo Paulina Dias, líder da área de inteligência da Neotrust, empresa responsável pelo levantamento.
Além disso, segundo o restante da pesquisa os produtos mais vendidos foram de moda, beleza, perfumaria e saúde. Portanto, isso já mostra o grande potencial da estética na internet.
Por fim, divulgar sua clínica no ambiente online é algo que nem precisa comentar, né? Manter sites, anúncios, redes sociais e demais meios de divulgação de seus serviços é simplesmente essencial para ter sucesso.
Gestão de clínica de estética e investimentos em nova tecnologia
Seguir tendências de mercado não vai te tornar “mais do mesmo”, muito pelo contrário, vai fazer com que você atenda as necessidades de seus clientes.
Leia mais: Guia para abrir uma clínica de estética
Portanto, estar sempre atualizado e investindo em novas tecnologias e novidades da estética é mais que essencial para levar bons resultados e garantir o sucesso de sua clínica de estética.
Contar com produtos e equipamentos tecnológicos de última geração garantem melhores resultados na qualidade de seus serviços e, portanto, aumenta a procura pela sua clínica de estética.
É de grande importância acompanhar o mercado de estética já que ele se encontra em constante evolução, seja em equipamentos, produtos e até mesmo tratamentos que atendem os consumidores que se encontram cada vez mais exigentes.
Porém, é importante investir em tecnologias que apresentem inovação, durabilidade, sustentabilidade e que facilite a vida de esteticistas e seus pacientes.
Além disso tudo, também é necessário manter-se atento a soluções e equipamentos que realmente funcionem. Adquirir produtos, ferramentas e equipamentos de baixa qualidade ou oferecer serviços e tratamentos charlatões pode ser um tiro no pé para seu estabelecimento, além de ser ilegal.
Qualificação de equipe em sua gestão de clínica de estética
Como você já sabe, a profissionalização ou qualificação profissional de sua equipe são fatores muito importantes quando o assunto é estética.
Ao perceber que sua empresa está mudando e tomando um novo rumo de crescimento, em que suas vendas estão aumentando e cada vez mais clientes são atraídos para sua clínica, é hora de começar a investir forte em profissionalização.
A profissionalização deve acontecer por meio de um planejamento, de maneira que mostra essa passagem de uma empresa mais informal e familiar para uma empresa com autoridade de mercado e profissional em seus atendimentos.
Leia mais: Como fazer um planejamento estratégico para sua clínica de estética
Sendo assim, é por meio do planejamento de profissionalização que sua gestão de clínica de estética acompanha o crescimento de sua empresa, o desempenho de seus funcionários, além de melhor identificar as dificuldades de sua equipe e criar metas de crescimento a longo prazo.
Portanto, entre as melhores práticas de qualificação que sua gestão de clínica de estética pode tomar temos:
- Treinamento de equipes: um dos passos mais importantes para o crescimento saudável de sua clínica estética. Dessa forma, é importante descobrir quais são os gargalos de sua equipe e investir em cursos, workshops e outros tipos de treinamentos para solucionar esses problemas.
Também é importante não esquecer que todos sempre podemos melhorar, até mesmo você em suas habilidades de gestão de clínicas de estética. Por conta disso, invista também em treinamentos para si mesmo e tenha cada vez mais autoridade de mercado.
- Comunicação interna: ter uma comunicação interna eficiente em sua clínica é mais que necessário durante o período de profissionalização. Dessa forma, é importante manter seus funcionários engajados com metas e objetivos da empresa, além de você entender o que cada um deles procura e como querem crescer ao longo do tempo.
Dessa maneira, sua equipe aumenta a produtividade e diminui a ocorrência de erros, como passar o valor errado para o cliente, entre outros. Além disso, manter uma comunicação transparente com o restante de seu time vai ajudar a impedir momentos de crise e muitos outros problemas.
Faça sua gestão de clínica de estética com um atendimento de qualidade
Credibilidade: característica ou qualidade de quem ou o que é confiável.
Como ficou em evidência ao longo deste guia, a autoridade, sendo um tipo de confiança, tem um forte papel em ajudar o cliente a escolher sua clínica estética e não a de seu concorrente.
Porém, essa confiança em seu trabalho não para por aí. Outro ponto importante é a credibilidade em seu atendimento, ou seja, o quanto seu atendimento e de seus funcionários — tanto na recepção quanto no tratamento — é confiável.
Por ser um local de contato frequente entre seus clientes e sua equipe, sua clínica de estética deve ser um lugar em que seus pacientes se sintam extremamente confortáveis e confiantes, pois tenha certeza, não há ninguém que goste de ser mal atendido.
Leia mais: Atendimento humanizado: dicas para colocar em prática na sua clínica de estética
Dessa forma, para que você e sua equipe possam atender de forma correta e satisfatória, preparamos algumas dicas que vão ajudar a tornar seu atendimento cada vez melhor.
O primeiro passo para oferecer um atendimento eficiente em sua gestão de clínica de estética é conhecer seu paciente. Sendo assim, você pode em um primeiro momento reutilizar suas pesquisas de público-alvo que foram realizadas lá nas primeiras etapas.
Leia mais: Roteiro de atendimento personalizado: dicas para sua clínica de estética
Porém, somente elas não são capazes de garantir um bom atendimento. Também é preciso conhecer as particularidades de cada cliente, como ele gosta de ser tratado? Quais são as expectativas que ele tem com sua clínica e seus tratamentos? Quem ele é? O que ele quer é o que ele precisa? Seus serviços realmente vão levar o resultado que ele espera?
Por meio dessas perguntas é possível compreender muito mais a fundo seu cliente e, além disso, evitar que ocorram problemas e sua clínica seja mal falada por aí.
É indispensável ser transparente com seus clientes, se ele espera um resultado milagroso, converse com ele e explique o que pode ser feito, apresente outras soluções, outros meios para chegar no objetivo que ele quer e deixe claro o que cada procedimento faz.
Além disso, vender produtos de baixa qualidade pode levar muitos prejuízos para sua clínica de estética, visto que sua clínica vai ser exposta para os conhecidos de seus clientes e ficará com má fama.
Sendo assim, é de extrema importância contar com produtos profissionais, de qualidade e cientificamente testados e comprovados. O que é o caso dos produtos de dermocosméticos Bioage, que apresentam a última tecnologia de mercado, além de serem sustentáveis e cruelty-free.
Que tal garantir o melhor pra sua clínica? Adquira já os produtos da Bioage feitos especificamente para profissionais: