A drenagem linfática, um tratamento que visa estimular o sistema linfático por meio de técnicas de massagem, é muito solicitada em clínicas estéticas. Desse modo, é fundamental que as esteticistas saibam aplicar da maneira correta, pensando em atrair mais clientes e proporcionar o melhor resultado.
Porém, podem surgir algumas dúvidas sobre o tratamento, quais são os benefícios, quais recomendações fazer aos pacientes e quais produtos utilizar.
Pensando nisso, reunimos informações para esclarecer essas dúvidas e te ajudar a entregar tratamentos estéticos corporais mais completos, agregando qualidade no seu trabalho e desenvolvendo sua clínica de estética.
Continue a leitura!
Quando indicar e não indicar a drenagem linfática?
O que recomendar às clientes no pré e pós tratamento de drenagem linfática?
Quais são os benefícios da drenagem linfática para as suas clientes?
Um dos benefícios que mais popularizou a drenagem linfática foi o fato de promover a diminuição do inchaço e retenção de líquidos. Por meio de movimentos lentos e suaves que estimulam a circulação da linfa, é possível evitar que ela se acumule entre os tecidos, provocando dores e inchaços.
Além disso, possui capacidade para melhorar a aparência da celulite e reduzir medidas, um fator que também aumentou a procura do procedimento no mercado. A celulite acontece devido ao acúmulo de água e toxinas que provocam a formação de nódulos na pele.
Dessa forma, por meio da drenagem linfática é possível promover a eliminação desses líquidos e toxinas. Porém, é preciso destacar que a drenagem não é um tratamento emagrecedor, mas pode auxiliar a obter melhores resultados estéticos.
Ler também: Guia da massagem perfeita: dicas para ter sucesso com esse procedimento
Você, profissional, pode recomendar a sua paciente que associe a drenagem linfática com hábitos saudáveis, incluindo um plano alimentar equilibrado e a prática regular de atividades físicas.
A drenagem linfática tem o potencial de favorecer a tonificação dos músculos, promovendo a oxigenação dos tecidos para uma melhor recuperação de lesões musculares e articulares.
Do mesmo modo, também pode ajudar a reduzir edema e melhorar a irrigação sanguínea, promovendo uma cicatrização mais rápida.
Leia também: Dicas para fazer a melhor massagem modeladora e garantir a satisfação das clientes
A drenagem linfática estimula a microcirculação e auxilia na redução do inchaço melhorando a circulação sanguínea, venosa e linfática. Apresentar este benefício para as clientes que se queixam de pernas pesadas e com presença de vasinhos é uma ótima opção.
Devido ao fato de acelerar a cicatrização, reduzir edemas e melhorar a circulação sanguínea, a drenagem é uma alternativa favorável à redução de hematomas.
Da mesma maneira, a drenagem linfática é um tratamento incrível quando se trata de acelerar o processo de recuperação após cirurgias. Logo, as esteticistas podem recomendar o tratamento mesmo após a realização de procedimentos, se houver indicação médica.
Leia mais: Nanopartículas em dermocosméticos: os benefícios da nanotecnologia nos cuidados com a pele
Além disso, promove a regeneração organizada das fibras, evitando que a cicatriz fique colada e prevenindo aderências cicatriciais após a cirurgia plástica.
O tratamento é recomendado para muitas pessoas, com objetivos variados, sejam eles estéticos ou visando o relaxamento, bem-estar e fluidez da circulação.
Muitas das clientes que procuram por tratamentos estéticos, como a drenagem linfática, estão buscando momentos em seus dias corridos para aliviar a tensão. Desse modo, é muito importante oferecer tranquilidade e atenção durante seus tratamentos, proporcionando uma ótima experiência.
Profissionais que podem realizar a drenagem linfática
Os profissionais mais capacitados para realizar esse tratamento são os massoterapeutas, fisioterapeutas e esteticistas, garantindo os resultados seguros e satisfatórios da drenagem linfática.
Quando indicar e não indicar a drenagem linfática?
Apesar de muitas pessoas se beneficiarem desse tratamento, nem todas possuem indicação para isso. A recomendação da drenagem linfática ocorre para aquelas que desejam melhorar a circulação sanguínea, reduzindo inchaços e também para quem sofre com retenção.
Leia mais: Limpeza de pele profissional: tire suas dúvidas e veja dicas para lucrar mais
Porém, é contraindicado que pessoas com algum tipo de infecção realizem o tratamento, pois é possível que as células infecciosas se dirijam mais facilmente ao sistema linfático, se espalhando pelo corpo.
Também é contraindicada para clientes que tomem remédios específicos para quimioterapia, pois por meio da massagem, é possível que as células tumorais sejam captadas pelos linfonodos, atingindo e causando possíveis metástases em outros órgãos.
Recomendações para grávidas
A drenagem linfática em gestantes funciona da mesma maneira, auxiliando no inchaço e reduzindo incômodos que podem ser amplificados neste caso, devido a gravidez.
Porém, a drenagem em gestantes também possui algumas contraindicações. Logo, não é recomendada nos casos de insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele, erupções cutâneas, doenças em sistema linfático, hipertensão ou uma gravidez de alto risco.
Leia mais: Controle financeiro e dicas de precificação para clínicas de estética: aumente seu faturamento
Dessa maneira, realizar drenagem linfática em clientes gestantes requer maior atenção e liberação médica para o tratamento. Afinal, uma drenagem mal realizada pode trazer consequências negativas tanto para a mãe quanto o bebê, comprometendo a circulação e induzindo partos prematuros.
Agora que você conheceu as principais indicações e contraindicações deste tratamento tão solicitado, vamos entender mais sobre como realizar uma drenagem linfática de modo seguro, garantindo satisfação.
Como realizar uma drenagem linfática segura e eficaz?
Primeiro, é necessário que a drenagem seja realizada sobre o trajeto dos vasos linfáticos, em sentido de drenagem para os gânglios linfáticos. Porém, você deve ter atenção redobrada no momento de realizar os movimentos para que sejam leves com pressão de bracelete.
Dessa forma, você evita deixar hematomas na pele da cliente e também possíveis rompimentos em vasos.
O cuidado para realizar uma drenagem linfática segura, eficaz e relaxante, deve envolver uma preparação antes do procedimento. É necessário preparar o corpo com o esvaziamento dos gânglios linfáticos, realizando movimentos circulares no sentido horário.
Leia mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
A fim de gerar melhores resultados, é preciso massagear de forma certeira cada região, respeitando a força necessária para não gerar hematomas, mas fazer diferença no tratamento. Desse modo, é importante sempre massagear levando em sentido ao gânglio.
Nas pernas, os movimentos devem ser realizados de maneira ascendente, assim como da canela ao joelho e da coxa à virilha. Na região dos braços e tórax, o movimento deve ir até as axilas. Porém, na região do abdômen os movimentos devem descer, indo até a virilha.
Além de tratamentos no corpo, as esteticistas também podem oferecer drenagem linfática facial, realizando os movimentos em direção ao pescoço.
Lembre-se de realizar movimentos circulares com o polegar e com a mão em forma de concha. Além de realizar aplicações leves e lentas, repetindo cerca de cinco a dez vezes em cada região.
Leia mais: Microagulhamento: tudo que você precisa saber para oferecer o melhor às suas clientes
Realizar o tratamento de drenagem linfática de forma certeira e atenciosa pode resultar em maior satisfação das suas clientes, assim como a fidelização delas. Por isso, é importante se atualizar, utilizar dermocosméticos confiáveis e de qualidade que agreguem nos seus serviços.
Número de sessões necessárias
Mas e quanto ao número de sessões, como saber quantas são necessárias? Não há um número padrão que deve ser realizado. Entretanto, a repetição regular pode trazer mais bem-estar e disposição.
Geralmente, quem possui tendência a reter líquidos pode sentir necessidade de realizar o tratamento pelo menos uma vez por semana. Porém, isso vai depender da relação entre o peso e a altura, consumo de sódio e de fibras.
Como profissional, você pode indicar a realização do tratamento de uma a duas vezes por semana para garantir resultados mais duradouros, maior disposição, menor retenção de líquidos e menos incômodos.
Quais produtos incluir nos procedimentos de drenagem linfática?
Para facilitar a realização das manobras e potencializar os tratamentos de drenagem linfática, você pode utilizar produtos que garantem excelentes resultados e complementam seu trabalho.
Assim, utilizar cremes com textura deslizante e ativos que contribuam para os movimentos realizados durante o tratamento são a melhor opção. Alguns modelos auxiliam a minimizar a redução de líquidos, o que gera melhor oxigenação e garante um aspecto mais saudável da pele.
Além disso, alguns podem ser utilizados após a realização de cirurgias e, caso haja indicação, também podem ser recomendados pelas esteticistas.
Por outro lado, os séruns são ideais para potencializar os efeitos do tratamento para celulite. Quando aplicados sobre a pele permitem fácil permeação cutânea e permanecem até mesmo 24 horas após a aplicação.
Por outro lado, os fluidos com função de potencializar as massagens liporredutores e anticelulíticas, podem ser utilizados pelas esteticistas para promover um tratamento de drenagem linfática mais completo e com melhores resultados.
Afinal, o potencializador auxilia no acúmulo de gordura, limitando a inflamação do tecido adiposo e intensificando o cuidado. Por meio dele há melhora visível da pele e do contorno corporal, trazendo diversos benefícios.
Veja mais: Lipo Redux Sérum Concentrado Anticelulite Cafeína 24h- 30ML
Agora que você conhece alguns produtos com benefícios para garantir o diferencial na drenagem linfática, vamos conferir o que recomendar antes e depois do tratamento.
Recomendações para potencializar o tratamento
Além de utilizar produtos confiáveis e aplicar as técnicas corretamente, você também pode indicar algumas práticas aliadas para potencializar o tratamento de drenagem linfática.
A fim de obter resultados mais duradouros, maior qualidade de vida e bem-estar, incluir maior ingestão de líquidos, uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares são ótimas opções.
O que recomendar aos clientes no pré e pós tratamento de drenagem linfática?
Antes das sessões, é fundamental indicar maior ingestão de água. Além disso, no dia do tratamento, indica-se que não sejam realizados exercícios de musculação, mas aeróbicos estão liberados.
Após o tratamento, você pode recomendar que continue hidratando sua pele e realizando massagens mais leves quando não conseguir ir até a clínica. Esse tipo de indicação mostra que você não está apenas interessada em vender, mas no bem-estar dela.
Recomendar produtos requer que eles sejam de confiança, tenham reconhecimento e eficácia comprovadas e estejam adequados às necessidades da cliente. Dessa forma, você pode optar por vender produtos home care e incentivar os momentos de autocuidado.
Quer conhecer produtos com tecnologias avançadas para aplicar durante os tratamentos de drenagem linfática e realizar recomendações efetivas para os cuidados home care das suas clientes? Confira: