Você provavelmente já quis atingir mais pessoas com o seu trabalho, não é mesmo?
Com o marketing para clínicas de estética isso é possível. Afinal, estratégias que incluem as redes sociais podem aumentar o reconhecimento do seu trabalho e atrair mais clientes.
Conforme os dados do Grand View Research, o mercado global de estética deve chegar a US $124,7 bilhões, com expansão anual de aproximadamente 9,8% de 2021 a 2028.
Assim, além de pensar no alcance que as mídias sociais promovem, devemos considerar que o comportamento das consumidoras está passando por transformações.
Dessa forma, a internet faz parte da nossa rotina e deve ser utilizada para que mais pessoas conheçam os procedimentos e serviços realizados em sua clínica.
Por isso, você deve saber se posicionar corretamente no Google e nas redes sociais, evitando que a sua clínica seja trocada pela concorrência.
Continue a leitura para entender como usar as redes sociais para ter mais sucesso no seu trabalho.
Quais são os principais benefícios de investir em estratégias de marketing para clínicas de estética?
O que não fazer nas estratégias de marketing para clínicas de estética?
Quais são as principais estratégias de marketing para aumentar a presença digital com as redes sociais?
Por que utilizar as redes sociais no marketing para clínicas de estética?
As redes sociais são um meio de comunicação que permite alcançar novos clientes de forma eficiente, desde que sejam utilizadas com estratégias de marketing para clínicas de estética.
Afinal, quem trabalha no nicho da beleza sabe como as consumidoras buscam tratamentos após alguma indicação ou terem conhecido algum procedimento por meio da internet.
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Logo, você pode aproveitar essa visibilidade proporcionada pelos canais digitais para divulgar o seu trabalho e aumentar as chances de atrair clientes qualificadas.
Entretanto, para que a sua empresa seja vista como séria e comprometida, passar uma boa impressão pode fazer toda a diferença.
Então, na hora das postagens, é fundamental utilizar posts padronizados, com imagens de alta qualidade e que mostram o profissionalismo da sua clínica.
Quais são os principais benefícios de investir em estratégias de marketing para clínicas de estética?
São inúmeros os benefícios proporcionados pelo marketing digital para clínicas de estética. Por isso, listamos alguns motivos para implementar essas estratégias em seu trabalho:
Reputação da clínica
Sabendo que grande parte das suas consumidoras se encontra no meio digital, é importante que você utilize as melhores práticas para conectar a sua empresa e promover uma boa reputação, tornando-a referência no segmento.
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Maior competitividade
Quem utiliza as melhores ferramentas para promover os cuidados estéticos, cresce de forma igualitária aos concorrentes do mercado.
Dessa forma, é essencial acompanhar as ações da concorrência para gerar insights e maior desenvolvimento na sua clínica.
Expansão dos negócios
Ao utilizar o marketing digital você pode focar as estratégias na geração de resultados efetivos para sua clínica de estética e, assim, atrair mais clientes e expandir a sua empresa.
O que não fazer nas estratégias de marketing para clínicas de estética?
Portanto, agora você conhece as principais vantagens de investir no marketing para clínicas estéticas, mas existem alguns erros que não devem ser cometidos para garantir bons resultados nas campanhas de marketing.
Confira quais são as principais ações que podem impactar no desenvolvimento da sua clínica:
Não fazer um planejamento
Embora fazer a divulgação dos serviços e produtos estéticos pareça algo simples, é fundamental planejar as ações com antecedência para evitar o desperdício de dinheiro e resultados insatisfatórios.
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Além disso, você deve entender onde estão as clientes ideais, que possuem maiores chances de fechar uma compra em sua clínica. Dessa maneira, pode-se evitar o investimento em locais onde o seu público não está.
Por exemplo, não adianta investir em panfletagem se a maior parte das suas consumidoras está no meio digital.
Não investir na presença digital
Por outro lado, muitas esteticistas e gestoras ainda acreditam que estar inserida digitalmente não faz diferença para a empresa. Mas, a verdade é que o uso das redes sociais é indispensável para divulgar a sua clínica estética.
Logo, além de servir como vitrine para os seus serviços e profissionais, os meios digitais também funcionam como uma plataforma de comunicação entre você e suas futuras clientes.
Deixar de investir nas indicações
Você sabia que 92% dos consumidores consideram a recomendação de amigos ou familiares mais relevantes que qualquer propaganda no momento de comprar algo?
É isso que aponta a pesquisa Global Trust in Advertising 2012, realizada pela Nielsen. Dessa forma, não deixe de estimular as indicações em sua clínica, pois elas promovem mais confiança e atestam a qualidade dos seus produtos e serviços.
Evitar o uso de SMS e e-mails Marketing
Embora pareça que as mensagens e os e-mails não sejam mais relevantes, eles são muito importantes para a realização de campanhas, envio de descontos, promoções, agendamentos e outras formas de contato.
Porém, é preciso utilizar essa ferramenta da forma correta, comunicando apenas o necessário e, principalmente, que seja relevante para sua consumidora.
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Quais são as principais estratégias de marketing para aumentar a presença digital com as redes sociais?
Por fim, para alcançar todos os benefícios que as estratégias de marketing podem levar para sua clínica de estética é preciso implementar ações eficientes. Então, confira as medidas que farão a diferença no resultado da sua empresa:
Conheça seu público e desenvolva sua persona
Primeiro, tudo começa com o planejamento, pois ele será a base para sua estratégia digital. Da mesma forma, devemos incluir o conhecimento sobre o seu público e o desenvolvimento de personas.
Mas, o que são personas?
Refere-se a um conceito específico, com dados sociodemográficos e comportamentais, que funcionam como um perfil semi fictício de quem é a sua consumidora ideal.
Dessa forma, você pode desenvolver personas para tornar as ações de marketing mais assertivas e específicas, aumentando a chance de atingir as clientes e obter sucesso nas campanhas.
Pesquise sobre o mercado e seus concorrentes
Além disso, sabendo o quanto o mercado da beleza está crescendo, você não pode deixar de analisar seus concorrentes. Então, use as informações para obter insights que possam gerar novas ideias e oportunidades em sua clínica de estética.
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Dessa forma, ao conhecer as empresas que atuam próximo a sua região, é possível identificar lacunas no mercado, otimizar a estratégia e destacar os diferenciais do seu negócio.
Planeje sua estratégia de marketing para clínicas de estética
Você já conhece a importância que o planejamento tem para o desenvolvimento das campanhas de marketing.
Por isso, crie estratégias, utilizando o marketing de conteúdo, para atrair novas clientes e melhorar o relacionamento com aquelas que já usufruem dos serviços.
Assim, você pode utilizar blogs otimizados com palavras-chave para destacar a sua clínica e produzir conteúdos relevantes para suas consumidoras.
Invista nos canais digitais
O Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais. Além disso, de acordo com um levantamento realizado pela Hootsuite e We Are Social, cerca de 70,3% da nossa população é usuária dos canais digitais.
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Portanto, é imprescindível que você tenha presença no meio digital, garantindo maior visibilidade para sua clínica de estética, aumentando o engajamento e melhorando o relacionamento com as clientes.
Invista em publicidade paga
Os anúncios da internet permitem que você fortaleça a estratégia de marketing digital para clínicas de estética. Assim, você consegue alcançar, principalmente, as pessoas que já apresentaram interesse nos seus serviços.
Logo, as campanhas podem ser segmentadas para um público específico e direcionadas para a região mais próxima de atuação da clínica.
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Avalie os resultados das suas campanhas
Por fim, é necessário muito planejamento para estabelecer boas estratégias de marketing digital para clínicas de estética e, assim, aumentar o reconhecimento da sua marca.
Logo, utilize as métricas e feedbacks para entender se os resultados estão sendo atingidos e como podem ser otimizados.
Por meio de análises detalhadas, você consegue avaliar qual rede social está sendo mais efetiva para alcançar seus objetivos.
Agora que você já conhece as melhores ferramentas para fortalecer a sua presença no meio digital, para começar, basta avaliar a sua situação atual e montar um plano estratégico.
Por outro lado, não se esqueça que o uso e a recomendação de dermocosméticos de qualidade reconhecida também influenciam nos resultados das suas ações.
A Bioage pode te ajudar a entregar os melhores resultados nos tratamentos de suas clientes, aumentar as chances de fidelização e indicações.
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