Cerca de 36% das mulheres brasileiras entre 30 e 60 anos se incomodam com a flacidez facial, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência. Porém, o que muitas não sabem é do sucesso dos procedimentos não invasivos no tratamento dessa condição, como pelo ultrassom microfocado e macrofocado.
Assim, acabam se submetendo a cirurgias invasivas sem ao menos conhecer opções mais seguras que possam apresentar resultados tão bons quanto os cirúrgicos.
O ultrassom microfocado e macrofocado, por exemplo, é capaz de melhorar a flacidez da face, do pescoço e do colo. Tudo isso pela emissão de energia ultrassônica de alta intensidade que provoca zonas de coagulação térmica entre 65ºC e 75ºC.
Dessa maneira, essas altas temperaturas afetam desde as camadas mais superficiais até as mais profundas da pele, promovendo então a produção e remodelação do colágeno, aumentando a espessura da pele e da fáscia muscular.
Sendo assim, para te ajudar a compreender ainda mais como esse procedimento funciona para aplicá-lo em sua clínica, criamos este guia do ultrassom microfocado e macrofocado para profissionais da estética. Aproveite!
O que é o ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU)?
Qual a diferença entre o ultrassom microfocado e macrofocado?
Para que tratamentos o ultrassom microfocado e macrofocado são indicados?
Benefícios apresentados pelo ultrassom microfocado na redução da flacidez
O que é o ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU)?
Também conhecido como ultrassom focalizado de alta intensidade ou HIFU (High Intensity Focused Ultrasound), o ultrassom microfocado e macrofocado consistem em uma técnica que usa da alta potência e focalização de onda, o que permite mais energia e mais interação com a pele.
Dessa forma, essas “ondas sonoras” ficam concentradas em um ponto específico, sem dispersão descontrolada de energia. Assim, provocam microzonas de coagulação térmica (as que variam entre 65ºC e 75ºC).
Ler mais: Eletroterapia estética: como aproveitar todos os benefícios do procedimento
A energia focalizada atinge a pele na forma de disparos, sendo que cada um deles ocasiona na contração tecidual de forma não-cirúrgica e não-invasiva — gerando a contração instantânea do colágeno.
A seguir, inicia-se o processo de síntese de colágeno novo, enquanto o tecido passa a retrair-se e apresentar um aspecto mais firme. Além disso, por não haver danos na epiderme, não existem restrições relacionadas à exposição ao sol e à rotina de trabalho.
Qual a diferença entre o ultrassom microfocado e macrofocado?
Bom, como você já percebeu, o ultrassom focalizado de alta intensidade costuma ser dividido entre ultrassom microfocado e macrofocado. Porém, a principal diferença entre ambos situa-se nos locais de tratamentos e aplicação do procedimento.
Ultrassom microfocado
Esse procedimento costuma tratar de pequenas áreas, tais como rosto e pescoço, sendo indicado principalmente para quem busca rejuvenescimento ou a redução da flacidez facial.
Ler mais: Guia completo de tratamentos estéticos para flacidez facial
Por meio dele, cada disparo cria micropontos de coagulação individual em diversas camadas da pele até a fáscia muscular. Dessa maneira, a produção de elastina e colágeno é estimulada de forma prolongada, ajudando a nutrir e fortalecer a pele de dentro para fora.
Seguindo adiante, a ponteira mais profunda do HIFU microfocado atinge o sistema músculo-aponeurótico superficial da face e pescoço (SMAS), que atua diretamente na sustentação.
Ou seja, com a contração do SMAS, acontece o efeito lifting imediato e sem necessidade de cirurgia que evolui ao longo do tempo e possui até 6 meses de efeitos fisiológicos.
PONTEIRAS MICROFOCADAS
- 1,5mm até 2mm: serve para reduzir levemente a pigmentação e clarear a pele, porém, também melhora linhas superficiais como as rugas ao redor dos olhos (poucas sessões de tratamentos já apresentam melhoras).
- 3mm: aqui, o aquecimento do tecido tem objetivo de promover “skin tightening” ou seja, a contração da pele. Dessa maneira, o aquecimento atinge diretamente o colágeno estrutural da pele e entrega a energia necessária para estimular a produção de colágeno.
- 4,5mm: é aqui que o efeito lifting acontece (onde também é realizado o lifting cirúrgico), já que aqui está localizado o sistema SMAS, que é estimulado e contraído, gerando o efeito desejado.
Ler mais: Clareadores de pele: descubra os melhores ativos e produtos para indicar a suas clientes
Ultrassom macrofocado
Utilizado para o tratamento de áreas grandes, como joelhos, abdômen e braços. Porém, também é utilizado em áreas que possuem pequena concentração de gordura, como a papada, por neutralizar a gordura local.
Isso pois o disparo do ultrassom macrofocado alcança estruturas mais profundas como SMAS e tecido adiposo, alcançando profundidades maiores, entre 8mm e 13mm.
Para que tratamentos o ultrassom microfocado e macrofocado são indicados?
Começando pelo ultrassom microfocado, o procedimento é indicado para tratar flacidez da pele e da musculatura, proporcionando um envelhecimento saudável com um aspecto mais jovem.
Ler mais: Tratamento anti-idade: tenha melhores resultados com protocolos individuais
Assim, pode ser aplicado nas seguintes regiões:
- Testa
- Pálpebras
- Pés-de-galinha
- Rugas ao redor dos lábios
- Bochechas
- Contorno da mandíbula
- Pescoço
Esse procedimento não paralisa a musculatura como o botox ou preenche rugas como o ácido hialurônico. Muito pelo contrário, ele estimula as fibras de colágeno para promover uma pele mais elástica e firme, causando pontos de coagulação na musculatura.
O protocolo para flacidez e lifting depende do grau de flacidez encontrado na região — 1 a 2 sessões anuais — além disso, sua associação com outros métodos como os bioestimuladores de colágeno, potencializam ainda mais os resultados nas áreas tratadas.
Ler mais: Nutricosméticos: descubra como a suplementação pode potencializar os tratamentos estéticos
Já para o ultrassom macrofocado, as indicações são para:
- Rejuvenescimento da pele
- Redução da flacidez cutânea (melhora tônus e elasticidade)
- Redução do tecido adiposo
Ou seja, as ponteiras de ultrassom macrofocado servem para queimar gordura localizada, por meio da lipólise (morte da célula de gordura). Assim, também podem ser usadas nas bochechas e na papada, reduzindo consideravelmente a gordura dessas regiões.
Portanto, é possível adquirir o mesmo efeito da bichectomia e da lipo de papada, sem necessidade de recuperação pós-operatória e reduzindo em torno de 30% até 40% da gordura das regiões, contendo 3 sessões no protocolo.
Benefícios apresentados pelo ultrassom microfocado na redução da flacidez
Como uma profissional da estética, você já sabe que alguns tratamentos estéticos são tidos como invasivos, dolorosos e podem demandar um grande tempo de recuperação. O que não é o caso do ultrassom focalizado de alta intensidade.
Isso pois o procedimento é conhecido por apresentar efeitos mais que satisfatórios, entre outros diversos benefícios como:
- Aplicado em todos os fototipos de pele e em todas as épocas do ano;
- Tratamento ocorre em uma única sessão de 45 até 60 minutos;
- Método não invasivo;
- Dor tolerável;
- Não tem necessidade de recuperação;
- Apenas uma sessão ao ano já pode ser suficiente;
- Excelente em casos de flacidez leve e moderada;
- Atinge as camadas mais profundas da pele sem causar dano nas superfícies.
Portanto, se você busca oferecer tratamentos para melhora da firmeza e sustentação da pele de suas clientes, a aplicação do ultrassom microfocado e macrofocado pode ser a solução que sua clínica busca.
Para ficar por dentro das melhores soluções do mercado, acompanhe os protocolos Bioage e leve inovação e tecnologia para os tratamentos da sua clínica: