A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) constatou que, no Brasil, a incidência de estrias entre as mulheres é de 40% a 70%, enquanto que nos homens é mais baixa, cerca de 25%. Sendo assim, a possível clientela para tratar esse problema em sua clínica de estética é grande, mas, você sabe quais dos tratamentos para estrias é o mais adequado para cada tipo?
Existem três estágios de estrias que devem ser tratadas de maneira diferente para alcançar resultados mais eficientes e satisfatórios: as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas e as brancas profundas e largas.
Sabendo disso, existem ainda diversos tratamentos para combatê-las no mercado, porém, como algumas apresentam maior dificuldade para tratar, exigem procedimentos mais adequados.
Sendo assim, ao oferecer o tratamento correto em sua clínica de estética, é possível aumentar ainda mais a satisfação e a retenção de suas clientes, multiplicando ainda suas vendas de produtos Home Care para prevenção.
Portanto, para saber qual tratamento indicar em cada ocasião, continue a leitura:
Tratamentos para estrias vermelhas e arroxeadas
Como você sabe, estrias vermelhas e arroxeadas são as mais fáceis de tratar, visto que são recentes e ainda não tiveram o tecido inteiramente prejudicado, tendo uma certa circulação de sangue no local.
Luz intensa pulsada
Para tratamento de estrias vermelhas, a luz intensa pulsada é uma excelente opção para estimular células de colágeno e reorganizar as fibras. Porém, o papel que esse procedimento assume é mais como um coadjuvante, sendo recomendado o uso de outros como peelings ou ácidos.
Ler mais: Dicas para um tratamento de peeling profissional em sua clínica
Dito isso, o tratamento costuma começar com a aplicação da luz intensa pulsada, de forma a promover a regeneração das estruturas da pele, além de ajudar no tratamento dos vasos dilatados que costumam dar a aparência avermelhada ou arroxeada.
Após isso, pode ser aplicado peelings ou ácidos, para otimizar ainda mais a ação da luz.
É necessário de 3 até 6 sessões com intervalo de um mês, dependendo dos resultados apresentados. Dito isso, o tom da pele tende a ficar entre 30% e 80% mais uniformes, com as estrias se tornando cada vez mais finas.
Além disso, a pele de sua cliente vai ficar mais sensível, com chances de descamação de cinco a dez dias após o tratamento, sendo necessário evitar a exposição ao sol na região durante um mês.
Infravermelho
Neste caso, um aparelho com ponteira de cristal dispara raios infravermelhos que aquecem as camadas mais profundas da pele, portanto, provando uma retração e aumentando a produção de fibroblastos, as famosas células formadoras de colágeno e elastina.
Para obter bons resultados, é necessário aplicar no mínimo 3 sessões, sendo uma por mês o ideal. Sua cliente pode apresentar um leve desconforto, por isso, é importante explicar previamente antes do procedimento, mesmo sendo totalmente suportável.
Além disso, o aspecto das linhas melhora entre 40% e 80% após os 3 meses de tratamento, dependendo principalmente da largura das estrias, que também tendem a ficar com a cor mais intensa nos primeiros dias, sendo clareada aos poucos.
Ler mais: Dicas para atrair e fidelizar mais clientes em sua clínica de estética
Luz intensa pulsada e vitamina C
Já esse tratamento é um pouco mais invasivo, sendo necessária a aplicação de vitamina C concentrada a 22% por meio de uma agulha fininha na camada superficial da pele.
Depois disso, o ativo vai agir diretamente nos vasos que dão a coloração avermelhada nas estrias, estimulando a aproximação das bordas e deixando–as cada vez menos visíveis.
Logo após, durante aproximadamente meia hora, entra em ação o equipamento de luz intensa pulsada, novamente com o uso de uma ponteira que dispara uma energia que promove a contração da derme, auxiliando ainda mais no afinamento das linhas.
É necessário cerca de 10 aplicações de vitamina C, sendo uma a cada 15 dias e mais 4 de luz pulsada com intervalos de 3 semanas. Também é necessário explicar previamente que as picadas tendem a incomodar um pouco e deixar pequenos hematomas por 3 até 5 dias.
Porém, durante esse período, também é recomendado ficar longe das atividades de ginástica, assim como evitar o uso de roupas justas e a exposição ao sol.
Tratamentos para estrias brancas, superficiais e estreitas
Como você já sabe, com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade, adquirindo uma cor e aparência mais esbranquiçada. Portanto, os tratamentos para estrias brancas precisam ser um pouco mais intensificados para conseguir bons resultados.
Sendo assim, é importante que seja provocada uma agressão na pele, para que assim ela passe a produzir mais colágeno e elastina, promovendo uma cicatrização interna das estrias.
Radiofrequência
Neste tratamento, a camada mais profunda da pele é aquecida ao ser atingida pelas ondas disparadas pela ponteira do equipamento de radiofrequência, o que deve ser feito durante meia hora.
Dessa maneira, há contração e aumento das fibras de colágeno, além da reorganização dos tecidos de sustentação e a aproximação das bordas das estrias.
São necessárias entre 8 e 16 sessões de radiofrequência, porém, após a 4ª sessão o aspecto das estrias é reduzido em até 60%.
Além disso, o tratamento é praticamente indolor, apenas aquecendo a área durante alguns minutos, mas, é importante contraindicar a exposição ao sol durante uma semana.
Laser fracionado
Neste tratamento, feixes de luz são direcionados diretamente para as estrias, penetrando pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele.
Dessa maneira, a energia libertada vai estimular a produção de colágeno e elastina, o que ajuda a preservar boa parte das células, além de acelerar o processo de cicatrização.
Apenas uma única sessão de laser fracionado já vai promover uma melhora de até 30% das linhas, chegando a redução de até 80% das estrias no final do tratamento.
Porém, para chegar nesse resultado, são necessárias de 4 até 5 sessões, com intervalos de um mês entre elas.
Também é importante lembrar suas clientes que o calor gerado pelo laser pode gerar um pouco de desconforto, mas, ainda é amenizado pela ponte de safira do aparelho, que ajuda a resfriar a pele.
Ler mais: Como atrair mais clientes para sua clínica de estética?
Peeling de cobre e intradermoterapia
O primeiro passo deste tratamento para estrias é realizar o peeling, que vai provocar uma microesfoliação e estimular a produção de elastina e colágeno.
Portanto, o cobre vai reagir com uma enzima da pele responsável pela produção de melanina, assim, fazendo com que as estrias voltem a ter a mesma tonalidade que o restante do corpo.
Após essa etapa, é injetado na camada mais superficial da pele, um conjunto de substâncias que vão reconstruir e devolver a elasticidade, firmeza e hidratação cutânea.
São necessárias 15 sessões, com intervalos de uma semana entre cada uma. Porém, o resultado começa a aparecer em média após a 5ª sessão, chegando de 70% até 80% nos resultados finais.
Assim como outros tratamentos, é necessário deixar explícito para sua cliente que as picadas são um pouco doloridas e podem deixar a pele sensível. Portanto, é recomendado evitar roupas apertadas, realizar exercícios e usar cremes e óleos corporais no dia do tratamento.
Além disso, é preciso evitar a exposição ao sol por pelo menos um mês.
Carboxiterapia
A carboxiterapia consiste no uso de um equipamento que injeta gás carbônico no tecido subcutâneo, assim, procurando dilatar os vasos sanguíneos, de forma a estimular a formação de colágeno, preenchendo as estrias de dentro para fora.
São necessárias cerca de 12 sessões, sendo uma por semana o ideal. Além disso, já é possível observar o resultado a partir do segundo mês, chegando a até 50% de melhora no aspecto das estrias no fim do tratamento.
Cada sessão dura aproximadamente 15 minutos, com picadas doloridas mas totalmente suportáveis. Porém, também é importante avisar suas pacientes de que, quando um vaso for atingido, a região pode ficar roxa por 3 até 5 dias, sendo necessário ficar longe do sol neste período.
Tratamentos para estrias brancas, largas e profundas
Quando as estrias brancas se tornam largas e profundas, é preciso oferecer tratamentos para estrias ainda mais invasivos para estimular o preenchimento das linhas de dentro para fora, procurando atingir melhores resultados.
Laser fracionado e subcisão
Esse tipo de tratamento é iniciado por meio de 2 ou 3 sessões de laser fracionado, que vai realizar microperfurações na pele, destruindo e aquecendo as fibras de sustentação.
Dessa maneira, ajudando a melhorar a textura e alisar a pele. Quando os hematomas desaparecem (cerca de 15 dias após), é feita a subcisão.
A subcisão é um método cirúrgico ambulatorial que utiliza uma agulha com ponta cortante para descolar a derme profunda, buscando traumatizá-la. Portanto, esse procedimento só pode ser realizado por um médico (a) especializado.
Sendo assim, busque realizar parcerias com dermatologistas ou cirurgiões plásticos da sua região para realizar esse tratamento.
Ler mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
A subcisão, então, vai estimular a formação de colágeno e recuperar de forma parcial a estria, não havendo necessidade de pontos, visto que o corte é pequeno.
Por fim, são necessárias entre 3 até 5 sessões de laser, com intervalos de 15 dias entre cada uma, e 1 até 2 sessões de subcisão, com intervalos de 60 dias entre cada uma.
É esperado a redução da largura e da profundidade das estrias, com o resultado aparecendo entre 30 até 60 dias após o início do tratamento, tempo de regeneração do colágeno.
Ler mais: Celulite: dicas de tratamentos, produtos e ativos para lucrar mais em sua clínica estética
Entre os efeitos colaterais é esperado um inchaço provocado pelo laser nas primeiras 24 horas, além de hematomas por duas semanas. Depois da subcisão, o local fica dolorido e com hematomas por até uma semana, sendo proibida a realização de exercícios por 3 dias e a exposição ao sol por 1 ou 2 meses.
A oferta da chamada ozonioterapia para tratamentos para estrias contraria a legislação sanitária, sendo proibida e não regulamentada pela Anvisa, por não possuir comprovação e evidências científicas de segurança e eficácia.
Sendo assim, o uso de máquinas de ozonioterapia na estética só é regularizada na limpeza de pele e assepsia.
Portanto, opte por tratamentos legais e com eficácia comprovada para o tratamento das suas clientes.
O que indicar para prevenção de estrias?
Além da realização de tratamentos, sua clínica de estética também pode ser procurada para realizar procedimentos de prevenção antiestrias. Sendo assim, é importante saber educar suas clientes sobre como prevenir, e indicar os produtos certos para elas.
Ler mais: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Entre as principais indicações para prevenção de estrias, principalmente em casos de gravidez, problemas hormonais, adolescência e alterações de peso, podemos destacar:
- Hidratar o corpo constantemente com cremes e loções hidratantes, que devem ser ricos em emolientes à base de colágeno e elastina, para melhorar a resistência da pele contra a ruptura de fibras.
- Beber em média 2 litros de água por dia.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Evitar comer doces e gorduras em excesso.
- Manter uma alimentação balanceada e nutritiva com frutas e vegetais frescos. Além disso, a vitamina C presente nos alimentos é antioxidante e ajuda na formação de proteínas da pele.
Ler mais: Hidratação para cada tipo de pele: conheça os ativos e produtos mais eficientes do mercado
Por fim, você também pode indicar o uso de produtos Bioage antiestrias, que incluem:
- Gel Antiestrias Firmador 75g: favorece a redução do aspecto visual das estrias, melhorando a profundidade e espessura, além de hidratar e melhorar a sustentação da pele, sendo utilizado também em casos de prevenção. Possui Tecnologia Bio Nano Slim®.
- Lipo Redux Serum Concentrado Antiestrias 5x 15ml: produto de uso profissional com alta concentração de ativos para o tratamento e prevenção de estrias em pós-parto, ganho de peso, adolescência e cirurgia estética, como de colocação de prótese mamária. Entre os ativos encontrados temos Bio-Nano Slim®, OPC, Ácido Hialurônico, Elastonyl®, Regestril™ e Glyco Repair®.
- Lipo Redux Potencializador Firmestril 250ml: também possui alta concentração de ativos, sendo de uso exclusivo para massagens firmadoras e para a prevenção e tratamentos cosméticos das estrias com o aumento da produção de colágeno e elastina. Também pode ser aplicado após a radiofrequência para conseguir melhores resultados.
Entre os ativos presentes podemos destacar Bio-Nano Slim®, Bodyfit®, Pro-Sveltyl® OP, Centella Asiática, Cafeisilane C® e Phyto Sonic®.
Para garantir os melhores produtos profissionais em seus tratamentos para estrias, conte com Bioage, o braço direito da sua clínica de estética: