As cicatrizes de acne são muito comuns em pessoas com pele oleosa e propensa à acne, devido ao desequilíbrio hormonal e outros fatores. Como são feridas, é natural que deixem suas marcas para trás, mas sabemos como podem impactar diretamente no bem-estar e autoestima das clientes.
Sendo assim, essas preocupações e relatos são bem frequentes em clínicas de estética. Mas quando o assunto é cicatrizes de acne e manchas, cada caso é um caso.
Pensando nisso, criamos um guia completo de tratamentos para cicatrizes de acne para você explorar as opções e saber quais são as mais interessantes para oferecer entre os seus serviços. Continue a leitura e aprenda sobre:
Quais são os tipos de cicatrizes de acne?
Qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne?
Luz intensa pulsada
Jato de plasma
Bioestimuladores de colágeno
Fios de PDO
Preenchimento com ácido hialurônico
Laser de CO2 fracionado
O que são cicatrizes de acne?
Geralmente, as cicatrizes de acne são ocasionadas como decorrência da acne grave, conhecida como acne cística. Esse tipo de acne é uma infecção e quando não é tratada da maneira adequada ou espremida exprimida, por exemplo, deixa suas marcas para trás, assim como aconteceria com qualquer outra ferida.
Leia mais: Passo a passo para indicar os melhores ativos e tratamentos para acne à sua cliente
Quais são os tipos de cicatrizes de acne?
Ao explorar os tipos de cicatrizes de acne, descobrimos que existe uma variedade, o que pede a atenção das profissionais que cuidarão delas. Então, antes de mais nada, saiba mais sobre cada um deles:
Cicatrizes hipertróficas
Também conhecidas como cicatrizes protuberantes, as cicatrizes hipertróficas são causadas pelo excesso de produção de colágeno gerado durante o processo de cicatrização da pele.
Como resultado, sua aparência fica mais elevada, como um acúmulo de pele mais firme ao toque que respeita o limite da lesão. Quando duas cicatrizes hipertróficas se juntam e fazem um caminho de fibrose são chamadas de cicatrizes de ponte, o que é comum em casos graves de acne com nódulos e cistos.
Cicatrizes atróficas
Diferente das cicatrizes hipertróficas, as cicatrizes atróficas são decorrentes de uma deficiência na produção de colágeno durante o processo de cicatrização da pele, após uma inflamação causada pela acne.
Em resumo, são divididas entre distensíveis (mais superficiais e somem quando a pele é esticada) e não distensíveis (permanecem mesmo quando a pele é esfregada ou esticada). Ainda assim, existem alguns outros tipos de cicatrizes de acne atróficas:
Rolling scars
Essas cicatrizes atróficas são comuns e aparecem como depressões na pele, com bordas mais arredondadas e uma aparência ondulada. Inclusive, são chamadas assim porque a impressão é que rolam sob os dedos.
Cicatrizes deprimidas
Já as cicatrizes deprimidas são rasas e amplas, com bordas irregulares redondas, ovais ou lineares e vários tamanhos.
Cicatrizes de gelo
Como o próprio nome sugere, esses tipos de cicatrizes de acne têm uma aparência semelhante ao furo de um gelo. De modo geral, são mais profundas e menores do que as cicatrizes deprimidas, ocasionadas após uma inflamação intensa que danifica a estrutura do colágeno da pele.
Pelo mesmo motivo, as cicatrizes de gelo (conhecidas como icepick ou picada de gelo) são bem difíceis de serem tratadas, principalmente porque são pequenas mas bem profundas.
Cicatrizes de boxcar
As cicatrizes de boxcar possuem o formato de uma letra “u”, com bordas angulares e causadas pela destruição do tecido conjuntivo. Devido à inflamação crônica da pele, são tipos de cicatrizes de acne rasas ou profundas, encontradas nas bochechas e têmporas.
Cicatrizes distróficas
Outras cicatrizes de acne são as distróficas, irregulares e sem limites definidos, com formatos diferentes. Também são consideradas como parte do grupo das cicatrizes atróficas, uma vez que são rebaixadas, mas não há um consenso sobre isso.
Qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne?
É bem provável que você receba perguntas de clientes curiosas sobre qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne. Mas a verdade é que o caminho ideal depende de uma série de fatores, como o tipo de pele ou a quantidade de acne.
Inclusive, algumas cicatrizes dão mais trabalho, principalmente as que são decorrentes de inflamações profundas na pele. Nesses casos, é altamente recomendado que as clientes busquem orientação médica de um dermatologista.
Contudo, algumas cicatrizes de acne desaparecem com o tempo, cerca de 3 a 6 meses após o seu surgimento. Pelo mesmo motivo, a escolha do procedimento mais adequado depende do nível da gravidade das marcas e da sensibilidade da cliente.
A boa notícia é que existem inúmeros tratamentos que aceleram o processo de cicatrização da pele, melhoram seu aspecto e diminuem ou aumentam a melatonina, o que uniformiza o tom das manchas causadas pela acne. Saiba quais são os mais populares:
Peeling
O peeling para cicatriz de acne é uma técnica eficaz que retira a camada superficial da pele e desencadeia a renovação do tecido. Essa abordagem combina o uso de ácidos e aparelhos modernos, proporcionando ótimos resultados para as clientes incomodadas com suas marcas de acne.
Dentre as opções mais procuradas estão o peeling de diamante, peeling de cristal e peeling ultrassônico:
- Peeling de diamante: indicado para os tipos de cicatrizes de acne mais leves ou as peles mais sensíveis, porque o peeling de diamante utiliza uma ponteira que promove uma esfoliação menos abrasiva, com resultados notáveis e sem desconforto.
- Peeling de cristal: recomendado para peles maduras e cicatrizes de acne mais profundas, o peeling de cristal já que seu jato de monóxido de cristal faz uma abrasão mais intensa no local.
- Peeling ultrassônico: se destaca como uma versão que gera menos desconforto entre os três, que pode ser combinado com eletroterapia para estimular a revitalização da pele e ajudar na permeação de outros ativos.
Leia mais: Peeling profissional Bioage: qual escolher para o tratamento de suas clientes?
Luz intensa pulsada
Em resumo, o mecanismo de ação da luz intensa pulsada dispersa os grânulos de melanina, deixando os mesmos mais superficiais e, assim, facilita o processo natural de renovação da pele para um clareamento eficaz das manchas na pele.
Jato de plasma
Sem sombra de dúvidas, o jato de plasma é um dos tratamentos para cicatrizes de acne mais inovadores, uma vez que essa técnica utiliza um dispositivo capaz de atravessar e tensionar a membrana celular, isso ao reequilibrar seu potencial elétrico.
Como resultado, essa ação estimula a cicatrização de feridas e a produção de colágeno, fibras elásticas, melhora a pele danificada pelo sol e nivela rugas e a superfície da pele.
Bioestimuladores de colágeno
Outra alternativa para resolver as marcas de acne são os bioestimuladores de colágeno, um procedimento que utiliza substâncias seguras e biocompatíveis com o corpo humano, como o ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona.
Quando essas substâncias são aplicadas, ativam as células responsáveis pela produção de colágeno. Como resultado, há um aumento gradual na quantidade e na qualidade da proteína estrutural produzida na pele.
Além disso, essa produção dura vários meses e os resultados são naturais, sem aquele efeito “repuxado” e artificial que alguns procedimentos deixam. Dessa forma, promove a redução de marcas, linhas finas e rugas, aumento na elasticidade e na textura da pele.
Leia mais: Tratamentos para estimular o colágeno no rosto: quais realmente funcionam?
Fios de PDO
Os fios de PDO são um dos procedimentos de lifting facial, que consiste na utilização de fios de polidioxanona, comumente utilizados em cirurgias e feitos de um material seguro e absorvível pelo organismo.
No procedimento, que é minimamente invasivo, esses fios são inseridos sob a pele por meio de uma agulha fina e tracionados com movimentos para cima, o que promove o efeito lifting.
Bom, ainda que os fios de PDO sejam mais comuns em procedimentos para contornar a flacidez do rosto e pescoço, também podem ser utilizados como tratamento para cicatrizes de acne, uma vez que estimulam a produção de colágeno na pele.
Embora o corpo naturalmente absorva os fios com o passar do tempo, o colágeno produzido durante o processo de cicatrização permanece, o que proporciona efeito lifting a longo prazo para as clientes.
Preenchimento com ácido hialurônico
Como vimos anteriormente, existem alguns tipos de cicatrizes de acne relacionados com a produção de colágeno. Sendo assim, o preenchimento com ácido hialurônico também é recomendado.
Afinal, os preenchedores são uma substância gelatinosa que preenche as áreas afetadas pelas marcas de espinha. O produto até pode ser absorvido depois de um ou dois anos, mas os efeitos de melhora da pele são duradouros.
Laser de CO2 fracionado
Os tratamentos de laser para tirar manchas de acne promovem esse resultado graças ao processo de dermoabrasão. Como gera o aquecimento da pele, estimula a produção de colágeno e suaviza cada vez mais as cicatrizes de acne.
Sendo assim, o laser de CO2 fracionado é recomendado para os tipos de cicatrizes hipertróficas e quelóides, uma vez que o dióxido de carbono proporciona melhorias para essas marcas.
Mas o tratamento não só suaviza as cicatrizes, como também melhora a coloração e a textura da região, o que favorece o processo de cicatrização para uma pele nova e regenerada.
Uma última dica é que as clientes que procuram tratamentos para cicatrizes de acne e manchas geralmente estão com uma produção de oleosidade em excesso, mas não necessariamente com um nível de hidratação adequado.
Como alguns desses procedimentos causam uma agressão, para que ela renove suas células uniformemente, os cuidados com a pele são importantes para que ela receba esse tipo de dano da melhor forma possível.
Portanto, além dos tratamentos em sua clínica de estética, suas clientes devem incluir dermocosméticos seguros e formulados para o seu tipo de pele.
Os produtos da Bioage são referência e oferecê-los é uma ótima opção para aumentar o faturamento e estreitar os laços com seu público. Se esses são alguns dos seus propósitos, conheça nossa ampla gama de dermocosméticos: