O protocolo de limpeza de pele profissional é um dos tratamentos mais importantes oferecidos por uma clínica de estética. Afinal, ele é fundamental para a hidratação, a maciez e a eliminação de impurezas faciais de seus clientes, garantindo a eles muito mais saúde e bem-estar.
Já falamos sobre isso aqui no blog da Bioage e você pode conferir no texto: Limpeza de pele profissional: tire suas dúvidas e veja dicas para lucrar mais.
Mas hoje queremos ir ainda mais longe, apresentando tratamentos que podem ajudar sua limpeza de pele ser ainda melhor, potencializando seus resultados e aumentando a satisfação de seus clientes — te ajudando a vender mais em sua clínica de estética.
Continue a leitura e confira:
Luz Intensa Pulsada para combater rugas, manchas, flacidez e sardas
Aplicação da alta frequência para a estética da pele
Microcorrentes: eletroterapia para promover o rejuvenescimento
Limpeza profunda de pele com peeling
Limpeza de pele fotônica (com fototerapia)
Esse tratamento inovador usa as bases tradicionais do protocolo de limpeza profunda de pele, mas vai mais longe, combinando a ele as melhores tecnologias de fototerapia — o uso de luz para o cuidado estético.
Para isso, o profissional precisa contar com um aparelho LED que emite luzes especiais que estimulam a produção de colágeno e aceleram a recuperação depois do processo de limpeza de pele. Essas luzes têm ação cicatrizante, bactericida e antiinflamatória.
A grande vantagem da aplicação de fototerapia na limpeza de pele fotônica é que o esteticista consegue minimizar os danos causados na limpeza de pele tradicional, depois da retirada de espinhas e cravos. O resultado é uma pele mais limpa, calma e iluminada.
O tratamento também é conhecido como ‘descontaminação dermofotônica’ e alia o uso das luzes LED à aplicação de produtos dermocosméticos, que estimulam ainda mais a recuperação da pele.
Luz Intensa Pulsada para combater rugas, manchas, flacidez e sardas
Outra técnica que usa fototerapia (aplicação de luz no tratamento estético) é a Luz Intensa Pulsada. Para aplicar esse tratamento inovador e complementar o protocolo de limpeza de pele em sua clínica, você precisa de um aparelho específico que emite pequenos feixes de luz na direção de diferentes regiões da pele.
A temperatura desses microfeixes de luz leva resultados a toda a extensão da pele atingida por rugas, manchas, flacidez e sardas. Ela também atinge as camadas mais superficiais da pele, estimulando a reorganização das fibras de elastina e colágeno.
Com tudo isso, você oferece para seu cliente um aspecto de pele mais jovem e firme que é bastante duradouro.
Aplicação da alta frequência para a estética da pele
Agora vamos falar sobre uma técnica muito versátil, que pode oferecer o melhor resultado para diferentes tipos de pele. Isso porque o aparelho específico para a aplicação de alta frequência vem acompanhado de vários modelos de eletrodos de vidro que podem ser usados em diferentes situações.
Para o tratamento da pele, o aparelho aplica uma tensão alternada de baixa corrente ao eletrodo de vidro selecionado. Dentro desse eletrodo, há um gás especial que conduz o estímulo elétrico à pele, gerando até pequenas faíscas elétricas.
A aplicação de alta frequência pode ser usada em diversos procedimentos, desde a podologia até o tratamento de estrias, mas ganha um destaque especial na limpeza de pele, estimulando a circulação e oferecendo ações oxigenantes, fungicidas e bactericidas.
Microcorrentes: eletroterapia para promover o rejuvenescimento
A alta frequência não é a única opção que usa eletricidade para otimizar os resultados de sua limpeza de pele. Sua clínica também pode contar com a eletroterapia das microcorrentes.
Também conhecida como MNES (Micro Eletro Neuro Excitação), MET (Microcurrent Electrical Therapy), MTC (Microterapia Celular), a terapia de microcorrentes usa corrente de baixa intensidade e baixa frequência para realizar a eletroestimulação da pele.
Essas correntes são aplicadas por meio de eletrodos comuns para a estética, como borracha de silicone ou mesmo os eletrodos autoadesivos. Também é possível optar por eletrodos com formato de caneta.
As microcorrentes aumentam a oxigenação, a eliminação de resíduos, a síntese de proteínas e a produção de energia das células. É uma otimização do metabolismo celular que pode chegar até a 500%.
Essa técnica de eletroestimulação combate a flacidez muscular e ajuda em tratamentos de estrias, acne e linhas de expressão. Ela também estimula a circulação linfática, oferece mais elasticidade para a pele e otimiza o realinhamento das fibras de colágenos.
Com tudo isso, o tratamento pode ser usado em diversos tratamentos, inclusive no pós-operatório de cirurgias plásticas. As microcorrentes são uma combinação incrível para um protocolo de limpeza de pele.
Limpeza profunda de pele com peeling
Chegamos finalmente a um dos grandes destaques da estética: o peeling. Essa técnica vem do termo em inglês “to peel”, que pode ser traduzido como “descascar” ou “descamar”.
Assim, o peeling é um procedimento não invasivo focado na renovação das células da pele por meio de práticas de descamação. Com isso, ele ajuda a lidar com manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne, excesso de oleosidade e rugas, entre outros.
O tratamento de peeling profissional é um método muito seguro, eficaz e que pode ser feito juntamente da limpeza de pele, potencializando muito mais seus resultados, podendo até combater o envelhecimento precoce e a perda de elasticidade da pele.
Há diferentes métodos de aplicar essa técnica que, em sua maioria, podem se concentrar em dois grandes grupos: o peeling químico, que usa substâncias químicas, e o peeling mecânico, que envolve a esfoliação controlada por meio de microcristais.
Vamos falar sobre três dos principais tipos de peeling disponíveis no mercado atualmente. Mas lembre-se de que é fundamental procurar um profissional de estética para saber qual a melhor opção para sua pele.
Peeling de diamante
Vamos começar falando sobre um dos tipos de peeling mecânico mais procurados no mercado estético atualmente, principalmente para tratamentos faciais: o peeling de diamante.
Essa técnica é focada em promover uma microesfoliação da pele utilizando uma caneta especial com uma lixa com cristais de diamante na ponta. Esses cristais são os responsáveis por realizar uma microesfoliação (ou microdermoabrasão) da pele, removendo impurezas e células mortas.
Assim, o processo ajuda na renovação celular, estimula a abertura de poros e ainda facilita a cicatrização, graças à produção de elastina e colágeno.
Peeling ultrassônico
Agora vamos falar sobre outro tipo de peeling mecânico, mas que tem uma tecnologia diferenciada: o peeling ultrassônico.
Diferente dos outros tipos de peeling mecânico, o peeling ultrassônico não é focado na abrasão da pele. Pelo contrário: ele usa vibrações sonoras de alta frequência. Para isso, o esteticista usa uma espátula de aço inoxidável específica, que emite vibrações intensas e faz o sebo desprender da pele.
O peeling ultrassônico também é ótimo para a limpeza de pele, porque acelera a renovação celular, combate o excesso de queratina, melhora a oxigenação, dá muito mais maciez e restaura a elasticidade.
Peeling herbal
Agora vamos falar sobre um peeling que não se encaixa nem na categoria de químico nem de mecânico, mas que preconiza um tratamento muito mais natural: o peeling herbal.
A opção de peeling herbal da BIOAGE, por exemplo, apresenta um tratamento com alto poder descamativo a partir da ação física e enzimática de algas — 100% natural. Com essa aplicação, ocorre a desnaturação da pele e a liberação de mediadores pró-inflamatórios.
Ao estimular a inflamação, o produto ativa a cascata de cura e a deposição de colágeno e elastina, além da regeneração das células e a organização das proteínas estruturais da pele.
A ação do peeling herbal produz um afinamento intenso e proporciona resultados desde a primeira sessão — sem o risco de formar frost (branqueamento da área) porque não utiliza produtos químicos.
Ele é multifuncional e pode ser usado para tratar diversas queixas estéticas, tendo ótimos resultados quando aplicado uma semana após a limpeza de pele.
Home care para garantir os resultados da limpeza de pele
Para complementar nossas dicas, temos uma última prática que é fundamental para os resultados de uma limpeza profunda de pele: o home care.
Para que os resultados sejam duradouros e satisfatórios para seus clientes, eles precisam manter os cuidados, usando produtos de qualidade, recomendados pelo próprio esteticista.
Inclusive, você pode até optar por vender produtos de home care em sua clínica, aumentando sua renda e dando mais comodidade e confiança para seus clientes.