Conhecido por ser uma verdadeira tendência no Brasil após seu lançamento em 2019, o jato de plasma é um tratamento poderoso para o rejuvenescimento da pele, estimulação do colágeno, redução do queloide e facilitar a entrada de outros ativos na pele.
Sendo assim, esse tratamento também é uma grande oportunidade para aumentar os lucros da clínica de estética e atrair mais clientes. Afinal, o procedimento possui muitas finalidades e é conhecido pelos seus resultados fascinantes e surpreendentes de antes e depois.
Dessa maneira, para que você fique por dentro sobre como ele funciona e principalmente dos cuidados pós-procedimento. Somente assim é possível garantir a eficiência dos resultados e a satisfação de suas clientes.
Dito isso, para que você possa levar seu profissionalismo ainda mais longe, separamos ao longo deste blog tudo o que você precisa saber sobre o jato de plasma, incluindo o que é, como é realizado, principais benefícios, indicações e contra indicações e muito mais. Aproveite a leitura!
O que é o jato de plasma?
Como o jato de plasma é realizado?
Jato de plasma e eletrocautério são a mesma coisa?
Benefícios que o jato de plasma oferece para suas clientes
Para quem este tratamento é indicado e contraindicado?
Quais cuidados indicar após o jato de plasma?
O que é o jato de plasma?
Antes de prosseguir com o que é o jato de plasma, é preciso entender o que é o plasma.
Bom, conhecido como o quarto estado da matéria, o plasma é uma corrente elétrica de alta tensão que, ao entrar em contato com a atmosfera, faz com que os elétrons se soltem dos átomos, formando um gás ionizante.
Dito isso, quando esse tipo de radiação entra em contato com a pele, ocorre então toda a magnificência desse procedimento.
Ler mais: Procedimentos estéticos mais procurados para você lotar a agenda da sua clínica de estética
O jato de plasma é feito com a ajuda de uma caneta ou aparelho próprio, sendo capaz de estimular a produção de colágeno e fibras elásticas por meio do reequilíbrio do potencial elétrico das membranas celulares.
Dessa maneira, esse procedimento estético é capaz de corrigir e melhorar as irregularidades da face, como:
- Rugas
- Linhas de expressão
- Demais sinais de envelhecimento
Assim, esse procedimento é recomendado para qualquer tratamento de rejuvenescimento.
Como o jato de plasma é realizado?
Bom, sabendo que na epiderme é onde estão os melanócitos, famosas células que geram pigmento em nossa pele. Além disso, na derme encontramos as fibras de colágeno e elastina, que dão resistência à pele.
Assim, ao longo do processo natural de envelhecimento, a epiderme vai ficando mais fina, tornando as manchas mais visíveis. Enquanto isso, o colágeno também vai diminuindo, gerando rugas, linhas de expressão e flacidez.
Dito isso, o jato de plasma ajuda a regenerar a pele por meio da descarga do plasma. Sua energia consegue aquecer a pele e remover as células danificadas da epiderme, tendo como consequência o aumento do colágeno na derme.
Sendo assim, o jato de plasma ajuda a melhorar a textura da pele, diminuindo as linhas e problemas de pigmentação. Tudo isso pois as ondas elétricas do jato (contínuas ou alternadas) conseguem atingir diretamente o estrato córneo da epiderme. E o melhor: sem causar dano às camadas mais inferiores da pele.
Isso acontece pois o procedimento aumenta a quantidade de colágeno tipo 1. Portanto, os fibroblastos de quelóides também são reduzidos nas áreas das cicatrizes.
Além disso, aumenta o cálcio no interior das células e o potássio no exterior, proporcionando uma melhor quimiotaxia e aumentando os fatores de crescimento.
O tratamento não é invasivo, já que não envolve cortes, injeções e nem queima ou remove os tecidos, sendo altamente indicado para trabalhar em pequenas regiões.
Jato de plasma e eletrocautério são a mesma coisa?
Apesar de também ser uma novidade, o eletrocautério e o jato de plasma não são a mesma coisa.
Ler mais: Eletroterapia estética: como aproveitar todos os benefícios do procedimento
As diferenças incluem que o jato de plasma gera plasma, e possui uma corrente de alta tensão e alta intensidade, sendo utilizado para muitos tratamentos, fazendo a produção de colágeno e elastina.
Enquanto isso, o eletrocautério não gera plasma, e possui uma corrente alternada de baixa tensão e alta intensidade, sendo utilizada geralmente para peelings elétricos e remoção de manchas.
Benefícios que o jato de plasma oferece para suas clientes
Dentre os benefícios que suas clientes podem receber com o jato de plasma, podemos citar:
- Aumento da circulação sanguínea
- Estimulação da neocolagênese
- Estimulação das células para remodelação do colágeno
- Rejuvenescimento da pele
- Clareamento de manchas
- Reparação de tecidos
- Tratamento de acnes
- Redução de rugas e linhas de expressão
- Combate a flacidez
- Remoção de verrugas
- Peeling profundo
- Suavização de estrias
- Entre outros
Portanto, de maneira geral, a radiação emitida pelo jato de plasma resulta em uma espécie de lesão na pele que promove o rejuvenescimento celular e o estímulo da formação de colágeno.
Ler mais: Tratamento anti-idade: tenha melhores resultados com protocolos individuais
Justamente por isso, o procedimento apresenta uma série de vantagens em muitos tratamentos, até mesmo solucionando problemas que só seriam corrigidos com intervenção cirúrgica, como a correção de pálpebras superiores e inferiores.
Assim, nada como incluir a potência desse tratamento em clínicas estéticas, sendo um procedimento completo e capaz de dar um crescimento na qualidade de seus atendimentos, sendo um aliado poderoso das esteticistas.
Para quem este tratamento é indicado e contraindicado?
O jato de plasma pode ser incluído em diversos planos de tratamento com finalidades diferentes, como:
- Manchas na pele
- Estrias
- Cicatrizes de acnes
- Olheiras
- Envelhecimento precoce
- Flacidez
- Rugas faciais
- Linhas de expressão
- Despigmentação de manchas e sobrancelhas
- Quelóides
- Cicatrizes
- Entre outros
Porém, assim como qualquer outra tecnologia avançada, o jato de plasma requer alguns cuidados e também é contraindicado em algumas situações, como:
- Áreas de sangramento ou com feridas abertas
- Lesões de herpes labial
- Sobre útero com gravidez
- Pacientes cardiopatas e que possuem marcapasso
- Junto de aparelhos de neuroestimulação
Ler mais: Tudo sobre o efeito lifting e como conquistá-lo sem cirurgia
Quais cuidados indicar após o jato de plasma?
De forma simples, indique para suas clientes que, após o procedimento, o uso de protetor solar é indispensável, além de evitar a exposição solar a qualquer custo.
Além disso, a paciente deve manter a região sempre hidratada conforme suas orientações.
O resultado é visível entre 3 semanas e 3 meses, tendo ao longo desse período seu pico de ação. Assim, ele pode ser repetido até 3 vezes (recomendado é uma por mês). Porém, cada caso deve ser avaliado pela profissional para garantir os melhores resultados.
O procedimento tem em média 1 hora e pode apresentar um certo desconforto, não havendo também um tempo definido para garantia dos resultados do procedimento na pele das pacientes.
Isso pois, como o jato de plasma é um procedimento estimulador de colágeno, a resposta a duração dos resultados depende da pele de cada paciente e de sua fisiologia.
Além disso, quanto mais a cliente cuidar da região do procedimento, é esperado uma maior durabilidade dos efeitos resultantes.
Após o procedimento, cria-se uma casquinha na região, podendo haver inchaços ou vermelhidão nos dias seguintes. Portanto, recomende para suas clientes dermocosméticos que estimulem a cicatrização.
Ler mais: Nanopartículas em dermocosméticos: os benefícios da nanotecnologia nos cuidados com a pele
Se a paciente tiver em sua rotina home care algum despigmentante ou ácido, ela só poderá usá-lo novamente após a recuperação completa. Assim, incentive-a a usar sabonetes líquidos para peles sensíveis e protetor solar.
Por fim, em situações normais de recuperação, a pele estará íntegra novamente em até 7 dias após o fim do procedimento, podendo então voltar para sua rotina home care normal.
Para garantir os melhores produtos home care para suas clientes e produtos profissionais em sua clínica, conte com a Bioage: