Começar uma clínica estética pode parecer um grande desafio, principalmente pela ampliação do mercado e o custo elevado de alguns equipamentos.
A boa notícia para as esteticistas é que o Brasil é um dos países que mais mantém o mercado de estética em constante crescimento, com aumentos frequentes na busca por procedimentos de diferentes tipos. Isso mostra que ainda há espaço para esteticistas que sonham com a própria clínica de sucesso.
Leia também: Dicas para atrair e fidelizar mais clientes em sua clínica de estética
Para te ajudar nesse caminho, preparamos este guia para te explicar como abrir uma clínica de estética sem perder dinheiro.
Boa leitura!
Quais os serviços oferecidos por uma clínica de estética?
Faça um bom estudo de mercado na estética
Verifique as questões legais necessárias para começar o seu negócio
Escolha a melhor localização para você e suas clientes
Planeje a estrutura ideal para uma clínica de estética de sucesso
Crie um excelente plano de negócio para sua futura clínica estética
Defina as estratégias de marketing para estética
Dicas gerais para gerenciar sua clínica de estética depois de abrir as portas
Quais os serviços oferecidos por uma clínica de estética?
Uma clínica de estética é um estabelecimento voltado para prestação de serviços de tratamentos faciais e corporais, sejam eles realizados manualmente ou com ajuda de equipamentos tecnológicos.
Os principais procedimentos realizados em uma clínica de estética são:
- Limpeza de pele
- Diferentes tipos de hidratação
- Massagem terapêutica e relaxante
- Drenagem linfática
- Esfoliação facial
- Harmonização facial
- Preenchimento labial
- Peeling químico
- Microagulhamento
- Entre outros
A variedade dos procedimentos que podem ser oferecidos permite muitas possibilidades para quem deseja abrir uma clínica de estética. Agora que você já conhece todas suas opções, continue a leitura para descobrir como começar sua própria clínica!
Faça um bom estudo de mercado na estética
Para começar uma clínica de sucesso, não basta ter ideias visionárias e muita vontade.
É preciso também entender que, a partir do momento que você decide abrir uma clínica, deixa de ser somente esteticista e passa a ser uma esteticista empreendedora.
Nesse sentido, ter uma visão empreendedora é também entender a necessidade de analisar o mercado e planejar com cautela.
É por isso que, para iniciar no mercado da estética, o primeiro passo é desenvolver um estudo de mercado para avaliar a viabilidade econômica e financeira do estabelecimento.
As principais informações que você vai precisar coletar dessa análise são:
- Tamanho do mercado
- Público-alvo
- Tendências de crescimento
- Competitividade do mercado
- Objetivos empresariais da sua clínica de estética
- Pesquisas de locais para abrir a clínica
Para isso, você vai precisar analisar várias coisas, como por exemplo:
- Quais serviços já são muito populares na sua cidade
- Quantos concorrentes você tem na região que atendem o mesmo público
- Se há alguma oportunidade nesse nicho que pode ser um grande diferencial
- Se há algum fator além de concorrência e demanda que podem afetar sua clínica
Com uma boa pesquisa nessa área, a identificação do público certo e a avaliação das forças e fraquezas do seu negócio, você tem uma chance muito maior de conquistar sucesso na área estética.
Verifique as questões legais necessárias para começar o seu negócio
Como em qualquer negócio, você também vai precisar de muitos documentos de registro e autorização para o funcionamento da sua clínica de estética.
Avalie qual tipo de empresa ou sociedade deseja criar, ou se prefere optar por Microempreendimento Individual.
Para abrir um CNPJ, os documentos básicos que você vai precisar são:
- Cópia do seu RG e CPF ou de todos os sócios
- Comprovante de residência
- Se for o caso, função e porcentagem de divisão de lucros para cada sócio
Para se inscrever na junta comercial e ficar em dia com seu município:
- Número do CNPJ
- Seu RG e CPF ou de cada sócio
- Comprovante de residência
- Cópia da ficha do Cadastro Nacional
- IPTU do imóvel sede
- Requerimento padrão
Para dar entrada na Inscrição Estadual ou Municipal, você vai precisar de:
- CNAE da atividade fim
- Número do CNPJ
- Cópia do IPTU do imóvel sede
- Comprovante de inscrição do CNPJ no MEI, Simples Nacional ou Sociedade
Vale lembrar que esses são os documentos básicos, se você tiver dúvidas no processo, pode contar com a ajuda de um consultor especialista na abertura de empresas.
O importante é estar sempre atenta às questões legais, porque cada município adota um procedimento e o alvará para que sua clínica possa ser inaugurada vai depender dessas questões.
Além disso, não deixe de entrar em contato com um contador de confiança para verificar a tributação do seu negócio.
Outra dúvida comum é que profissional pode abrir uma clínica de estética. A legislação brasileira exige que clínicas de estética possuam um técnico responsável caso trabalhem com procedimentos mais invasivos (como botox, lasers, peelings etc.), graduado na área da saúde e com especialização ou pós-graduação e habilitado pelo conselho da sua área.
Em caso de procedimentos não invasivos, como drenagens, limpeza de pele e outros, podem ser realizados por técnicos, sem a necessidade de um profissional da saúde responsável.
Escolha a melhor localização para você e suas clientes
Com a pesquisa de mercado a identificação prévia do público-alvo é muito mais simples escolher o local ideal para sua clínica de estética. Você precisa considerar algumas questões como:
- Esse local possui alta visibilidade e pode favorecer a vinda de novas clientes para sua clínica?
- A localização é acessível? As clientes costumam evitar locais onde é muito difícil achar estacionamento.
- O lugar é arejado, iluminado e conservado? Principalmente na área da saúde e beleza isso é muito importante.
- A área é segura, limpa e apresentável? A aparência vai impactar na decisão da cliente pela sua clínica de estética.
Se você considerar todos esses fatores, suas clientes se sentirão muito mais à vontade para frequentar sua estética e indicarão para novas pessoas.
Planeje a estrutura ideal para uma clínica de estética de sucesso
Com os serviços que serão oferecidos bem definidos, é preciso planejar a estrutura ideal para sua clínica de estética.
Cada sala deve ter espaço para equipamentos, camas de pacientes, cadeiras, armários, pia e todo o conforto necessário para receber os clientes da melhor forma.
Leia também: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
A sala de espera deve ser confortável e a recepção de fácil acesso e visível para todos.
Além disso, a paleta de cores deve ser agradável, fornecer relaxamento para quem está visitando o local, porque é isso que elas buscam quando vão em uma clínica de estética para cuidar de si. Portanto, evite cores agressivas e um ambiente desordenado.
Preocupe-se em sempre passar uma boa impressão, pois um ambiente confortável é fundamental para que todos queiram voltar para sua clínica.
Crie um excelente plano de negócio para sua futura clínica estética
Com todas essas informações e decisões importantes em mãos, é hora de criar um bom plano de negócio para sua clínica de estética.
Esse documento precisa incluir os pontos essenciais para a montagem da clínica e as informações precisam estar claras e bem definidas. Você vai precisar descrever:
- O objetivo da sua clínica de estética
- A missão, visão e valores da empresa
- Qual será o investimento inicial
- Local onde a estética será montada
- Definições jurídicas e tributárias
- Catálogo dos produtos e serviços oferecidos
- Análise de concorrentes
- Seleção dos melhores fornecedores disponíveis
Com esse plano de negócio em mãos, é muito mais fácil organizar o calendário para cumprir com todas as obrigações e abrir uma clínica estética de qualidade e de acordo com a lei.
Defina as estratégias de marketing para estética
Outro importante passo para começar é definir estratégias de divulgação e marketing. Sem divulgar a sua clínica de estética pode ser muito difícil atrair as primeiras clientes.
Leia também: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Por isso, determine estratégias de mídia online mesmo antes de abrir as portas. Se você puder contratar uma empresa de marketing para te ajudar com os objetivos estratégicos será excelente.
Caso contrário, considere você mesma criar uma página no Facebook e no Instagram para conectar-se com suas clientes com mais facilidade. Suas redes sociais precisam ser interativas. Você pode criar uma contagem regressiva para que todos saibam o dia da inauguração, por exemplo.
Além disso, divida o seu dia a dia com as seguidoras, o antes e depois de pacientes que autorizarem o compartilhamento e qualquer outra novidade interessante em sua clínica.
A maioria dos usuários da internet hoje estão lá para consumir conteúdo. Por isso, manter suas clientes informadas da importância dos tratamentos, dicas rápidas, procedimentos e valores que você oferece é um grande chamariz.
Não se esqueça que o boca a boca ainda é uma excelente estratégia de marketing. Oferecer uma experiência excepcional às suas clientes farão com que elas indiquem sua clínica de estética para todos que conhecem. O sucesso na divulgação da sua clínica vai depender do combo: estratégias de marketing + experiência da cliente!
Dicas gerais para gerenciar sua clínica de estética depois de abrir as portas
Agora que você já sabe os primeiros passos para abrir sua clínica de estética, vamos ao próximo, que também vai ser muito importante: o gerenciamento de seu empreendimento.
Você vai precisar:
- Fazer um bom planejamento financeiro. Você vai precisar de dinheiro para pagar os seus funcionários e investir em estratégias de marketing.
- Contar com fornecedores que são verdadeiros parceiros. Sua clínica precisa estar abastecida de equipamentos e insumos, então procure parceiros que entregam qualidade e parcerias fixas que resultam em benefícios para os dois lados.
- Fornecer serviços de qualidade. Pode ser que no início você não consiga comprar todos os equipamentos que sempre sonhou para sua clínica, mas invista sempre em oferecer com qualidade tudo que se propõe a fazer. Dessa forma, você vai crescer gradualmente e suas clientes te acompanharão.
- Manter seu ritmo de estudos. Você deve sempre continuar buscando cursos de aperfeiçoamento que te destacam como profissional esteticista.
Montar sua própria clínica de estética significa se organizar e planejar muito. Você precisa se atentar a cada detalhe e oferecer qualidade em todas as etapas, desde o primeiro atendimento até o acompanhamento pós-tratamento.
Com essas dicas, temos certeza que será muito mais simples conquistar o seu negócio de sucesso.