Uma das principais razões que levam as clientes a procurarem tratamentos de estética corporal é a busca por se sentirem bem consigo mesmas e com seus corpos. Não é surpresa, então, que o setor esteja tão em alta.
A mais recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia revelou um aumento de 390% na procura, e isso só na Região Norte do Brasil. Surpreendentemente, cerca de 80% das pessoas entrevistadas já tinham feito algum procedimento estético não invasivo.
Com a estética corporal desempenhando um papel fundamental nesse crescimento da procura e representando uma excelente oportunidade para atender a essa demanda, preparamos um guia completo sobre como dominar essa área.
Quais são os benefícios da estética corporal?
Quais são os desafios dessa área?
7 dicas de estética para uma atuação bem-sucedida
Faça promessas realistas
Ouça o que as clientes têm a dizer
Entenda o seu público-alvo
Não se esqueça do básico
Considere uma graduação na área de estética
Invista em dermocosméticos profissionais
O que é estética corporal?
Mas afinal, o que é estética corporal? Esse segmento abrange todos os cuidados relacionados ao corpo, à beleza e à aparência. Os procedimentos são realizados por profissionais especializados e podem ter resultados tanto permanentes, como nas cirurgias plásticas, quanto temporários, como nos tratamentos estéticos.
Para isso ficar ainda mais claro, confira alguns dos procedimentos mais comuns:
- Cuidados com pele, cabelos e unhas
- Terapias de spa
- Procedimentos para redução de medidas
- Desenvolvimento de produtos cosméticos
É por isso que a estética corporal é uma área tão vasta e diversificada, pois envolve desde técnicas mais avançadas como a criolipólise e a depilação a laser até serviços mais simples como o design de sobrancelhas.
Ou seja, isso lhe dá a oportunidade de lidar com diferentes tipos de necessidades e perfis de público, o que aumenta as chances de fortalecer sua carteira de serviços e clientes ao mesmo tempo.
Quais são os benefícios da estética corporal?
Como existe uma série de tratamentos estéticos corporais disponíveis, também existe uma grande variedade de benefícios, que vão muito além da simples aparência. A seguir, você confere alguns exemplos:
- Esfoliação corporal: um procedimento conhecido por sua eficácia em renovar a pele, utilizando produtos específicos e uma massagem para remover células mortas, deixando a pele suave e facilitando a absorção de outros produtos.
- Drenagem linfática: além de acelerar o metabolismo e melhorar a circulação, a drenagem linfática também traz benefícios para a disposição e autoestima das pessoas que a recebem.
- Criolipólise: tratamento popular para redução de medidas e eliminação da gordura localizada, que não só congela as células de gordura, mas também melhora a firmeza da pele e reduz a celulite.
- Radiofrequência: estimulando a produção de colágeno, a radiofrequência rejuvenesce a pele, reduz a celulite, melhora a flacidez e elimina gordura localizada.
- Ultrassom microfocado: com suas ondas de alta intensidade, o ultrassom age para tratar a flacidez em áreas como abdômen, braços, costas e coxas, além de eliminar gordura localizada.
- Massagem profissional: uma massagem modeladora é capaz de ativar a circulação e aumentar o metabolismo local, dissolvendo nódulos e fibroses, sendo indicada para tratar celulite e gordura localizada em regiões específicas do corpo.
Leia mais: Um guia completo de ativos mais indicados para tratar e prevenir a flacidez corporal
Quais são os desafios dessa área?
Você com certeza já ligou os pontos, a estética corporal é uma área bastante promissora, mas também apresenta alguns desafios bem significativos. A boa notícia é que esses obstáculos não são nem um pouco impossíveis de superar, então vamos compartilhar alguns cuidados.
Captação de novas pacientes
De modo geral, um dos maiores desafios para profissionais de estética é encontrar e atrair os clientes. Por isso, o ideal é convencer as pessoas sobre os seus serviços e garantir que elas se sintam confiantes ao investir neles.
Uma forma de garantir isso é investir em estratégias de marketing ou até mesmo incentivar as recomendações de amigos e familiares, pois assim as clientes em potencial já se sentirão mais inclinadas a conhecer o seu trabalho.
Mas não se esqueça de que a atração é só o pontapé inicial, você precisa se certificar de que as pessoas se sintam bem vindas e continuem indo atrás de seus serviços. Então não se esqueça de promover um atendimento humanizado, por exemplo.
Leia mais: Como atrair mais clientes para sua clínica de estética?
Atendimento e fidelização
Você precisa que as pessoas queiram retornar aos seus serviços, mas como garantir isso de uma forma genuína? A resposta pode ser simples e complexa ao mesmo tempo: investir em uma experiência memorável.
Em primeiro lugar, a conversa é muito importante, não só para tirar as principais dúvidas, mas também para fortalecer a sua autoridade e estreitar os laços. Assim, as clientes entenderão como os procedimentos e os benefícios oferecidos, além de depositar maior confiança em você.
Nessas horas, é preciso ter muita simpatia, jogo de cintura e paciência no seu atendimento humanizado. Afinal, você quer demonstrar seus conhecimentos técnicos, mas sem soar arrogante.
Tendências e novidades
Qualquer profissional que deseja se destacar em sua área de atuação deve se manter atualizado, então na estética corporal não seria diferente. Mas esse é justamente outro desafio para quem atua nessa área.
Portanto, aproveite essa oportunidade a seu favor. Se manter por dentro das últimas tendências e novidades é a chave para se destacar frente aos concorrentes, assim como mostrar que você está constantemente em busca das melhores soluções para o seu público.
7 dicas de estética para uma atuação bem-sucedida
O Brasil se destaca como um dos líderes globais em procedimentos não cirúrgicos, ocupando a quarta posição com 622.396 intervenções em um mercado em expansão. Além disso, estamos entre as três maiores potências mundiais quando o assunto é consumo de produtos do segmento.
Esses dados promissores indicam que investir na área de estética corporal pode ser uma escolha acertada, mas para se destacar profissionalmente, é crucial ter uma sólida formação e preparo adequado.
Para te auxiliar nessa jornada, reunimos algumas dicas essenciais de estética para garantir que seus procedimentos estéticos corporais sejam um sucesso.
Tenha confiança em seus serviços
A primeira pessoa que deve acreditar em seus tratamentos estéticos corporais é você. Portanto, entenda que o segmento vai muito além de beleza e cuidados pessoais.
Você precisa demonstrar que está preparada para ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes e tem as técnicas necessárias para garantir isso. Também aproveite essas qualidades ao negociar os serviços, se comunicar com os fornecedores e fechar parcerias.
Leia mais: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Faça promessas realistas
Como estamos falando de uma área diretamente ligada com a percepção das pessoas com elas mesmas, é importante evitar a todo custo prometer resultados inalcançáveis.
O ideal é manter os pés no chão e conquistar as clientes dentro de uma realidade possível, ao invés de afirmar que um mesmo tratamento pode entregar a aparência de um outro indivíduo.
Ou seja, não criar expectativas falsas é o básico do básico, para evitar que suas pacientes se frustrem e levem uma experiência negativa adiante. Mostre apenas mudanças alcançáveis e respeite a individualidade de cada corpo, pois cada um reage de forma única.
Ouça o que as clientes têm a dizer
Muitas vezes, a busca pelos tratamentos estéticos corporais é apenas o reflexo de diferentes aspectos da vida de uma pessoa. Isso pode variar, como um casamento próximo ou a paciente apenas deseja elevar sua autoestima.
Todos os motivos são válidos, e para conhecê-los você deve demonstrar interesse em suas histórias, o que já faz parte do seu dia a dia, ao preencher uma ficha de anamnese, por exemplo.
Dar essa atenção especial aos primeiros contatos com as pacientes é uma forma de conhecer melhor cada uma delas, causar uma ótima impressão e promover um bom relacionamento por meio dos serviços oferecidos.
Leia mais: Roteiro de atendimento personalizado: dicas para sua clínica de estética
Entenda o seu público-alvo
Entre os anos de 2018 e 2022, o ramo da estética cresceu em torno de 560%. Isso levou ao aumento de 72 para 480 mil profissionais da área. Diante desse cenário, surge a questão: como se destacar?
Uma abordagem interessante é avaliar as suas clientes e buscar algum padrão, em relação ao gênero, idade e outros aspectos relevantes. Dessa forma, você encontrará uma oportunidade para se profissionalizar ainda mais e focar no público-alvo adequado.
Isso não significa que você deve limitar suas atividades, é claro, mas sim direcionar seus esforços para atrair aquelas pacientes que têm maior probabilidade de buscar por seus serviços. Assim, você conquistará cada vez mais pessoas e ganhará evidência no mercado.
Não se esqueça do básico
Uma dica muito importante é sempre se colocar no lugar de suas clientes. Quais benefícios os seus procedimentos estéticos corporais levarão para o dia a dia delas? O atendimento está sendo realizado da maneira mais adequada?
Ao adotar essa postura, é mais provável que suas estratégias deem resultados positivos e que as pessoas se sintam verdadeiramente acolhidas. Desenvolver habilidades como empatia, criatividade, comunicação eficaz e sede de aprendizado ao longo da sua jornada é essencial para garantir isso.
Considere uma graduação na área de estética
A princípio, ter um diploma não é um requisito para ingressar ou trabalhar com estética corporal. Mas não investir em cursos e workshops pode te afastar da oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e se destacar em um mercado tão competitivo.
Essa busca por capacitação constante é essencial para acompanhar as novas tendências, técnicas e tecnologias que surgem na área ou para atender as exigências de um público cada vez mais informado.
Além disso, a participação em cursos e workshops proporciona networking, troca de experiências e a possibilidade de conhecer profissionais renomados, enriquecendo ainda mais a sua formação na área.
Leia mais: 14 cursos para esteticistas gratuitos, online e profissionais: saiba quais são os mais recomendados
Invista em dermocosméticos profissionais
Por último, mas não menos importante, é essencial investir em dermocosméticos de qualidade, já que eles são fundamentais para obter resultados satisfatórios. Ao optar por produtos de alta qualidade, você garante eficácia nos tratamentos, segurança para a pele e a satisfação das suas clientes.
Leia mais: Produtos Bioage para tratamentos estéticos corporais e revenda
Com as dicas de estética que compartilhamos, você está cada vez mais próxima de se destacar na área. Em relação ao último conselho, você pode confiar na Bioage para unir conhecimentos e técnicas aos melhores dermocosméticos.
Nossa linha de dermocosméticos profissionais oferece diversas opções para cuidados corporais, como cremes redutores e firmadores, garantindo uma experiência completa para as pacientes.