Destacar-se em um mercado em pleno crescimento é um grande trabalho para esteticistas que são gestoras de sua clínica de estética. Isso pois, de acordo com um levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o setor de estética cresceu 567% de 2014 até 2019.
Ou seja, a cada ano novas clínicas de estética se estabelecem em um mercado altamente competitivo, tornando cada vez mais difícil conseguir autoridade de mercado e, principalmente, sucesso.
Ler mais: Como abrir uma clínica de estética
Sendo assim, apenas oferecer tratamentos de qualidade não é mais uma garantia de aquisição e fidelização de clientes. Mesmo que seja algo de extrema necessidade em clínicas de estética.
Portanto, é preciso que as esteticistas, tornem presente em suas rotinas de trabalho, a aplicação de estratégias e táticas de gestão empresarial para conseguirem alavancar os resultados dos seus negócios.
Pensando nisso, separamos ao longo deste artigo, algumas dicas de gestão para clínicas de estética que vão impulsionar sua atração e retenção de cliente, aumentando seu lucro e impulsionando seu estabelecimento. Aproveite a leitura!
Conheça as clínicas de estética concorrentes
Trabalhe seu marketing para clínicas de estética
Atente-se às novidades do mercado de estética
Aumente a oferta de planos de tratamentos e pacotes estéticos
Invista em cartão fidelidade em sua clínica de estética e outras táticas de bom relacionamento com o cliente
Acompanhamento de resultados
Conheça as clínicas de estética concorrentes
O primeiro passo é conhecer profundamente o mercado de clínicas estéticas concorrentes da sua região. Isso pois é preciso estar ciente das estratégias que estão utilizando, além do perfil de clientes que usam seus serviços e produtos e a forma que se comunicam e estabelecem uma relação com seus clientes.
Diante disso, é mais fácil olhar para dentro da sua gestão de clínicas estéticas e refletir sobre como seu negócio se encontra no mercado da beleza. Além disso, fica ainda mais claro as vantagens e desvantagens que sua clínica apresenta em relação aos seus concorrentes.
Dessa maneira, você pode começar:
- Acessando sites e redes sociais
- Visitando espaços profissionais
- Observando propagandas
- Analisar o comportamento das marcas
- E muito mais
Assim, ao obter todas essas informações, fica muito mais fácil elaborar estratégias que atinjam em cheio seu público-alvo.
Porém, não estamos falando em copiar seus concorrentes, mas sim em uma análise de mercado que permita enxergar acertos e erros e propor algo novo e original que mexe diretamente com o desejo de suas clientes.
Além disso, também é necessário realizar pesquisas de mercado para entender como sua marca é vista e o que você precisa fazer para melhorar. Para isso, pesquisas de pós-venda são uma excelente maneira de conseguir essas informações.
Assim, você será capaz de encontrar sua própria subjetividade e diferencial para sua clínica de estética, destacando-se facilmente no mercado regional.
Trabalhe seu marketing para clínicas de estética
No mundo da beleza, não há como conseguir destaque em clínicas sem conhecer ou investir em redes sociais e marketing digital. Afinal, todas as suas clientes estão lá e vão procurar pelos seus serviços nas redes antes de irem até sua clínica.
Diante disso, cabe a sua clínica ir até esses ambientes online e atrair esses clientes para o seu negócio.
Sendo assim, sua empresa pode crescer de maneira sem igual e gerar um grande número de vendas ao atrair suas clientes em potencial. Afinal, as redes sociais são uma ferramenta para potencializar o marketing estético, principalmente quando falamos em postagens de antes e depois.
Ler mais: Como atrair mais clientes para sua clínica de estética?
É preciso entender que seu público quer ter a certeza que você possui o conhecimento necessário e realmente realiza tratamentos e procedimentos eficazes e de qualidade.
Portanto, algumas das redes mais recomendadas para que você potencialize sua clínica de estética são o Facebook, o Instagram, o Pinterest e até mesmo o TikTok.
Além disso, outro ponto a ser considerado é a produção de conteúdos informativos em um blog no seu site. O marketing de conteúdo é um excelente impulsionador de autoridade e uma grande estratégia de atração de clientes para sua clínica de estética.
Entre outras estratégias, você pode:
- Postar vídeos, compartilhar artigos e notícias relevantes e divulgar conteúdos informativos.
- Fazer ofertas atrativas nas redes sociais, com valores especiais ou diferentes meios de pagamento.
- Manter sempre um fluxo de engajamento e conversar com seus seguidores, procurando tirar todas as dúvidas aparentes.
- Manter um design agradável e que entre em harmonia com sua clínica.
- Não misturar vida pessoal com ambiente profissional.
Atente-se às novidades do mercado de estética
Outro ponto importante é manter-se antenada às principais novidades e tendências do mercado estético. Assim, fazendo com que as técnicas, as ferramentas e as novas formas de trabalhar que tornam-se mais eficientes estejam presentes em sua clínica.
Além disso, é de grande importância sempre estar buscando aprimoramento, realizando novos cursos, conhecendo novas tecnologias e destacando a inovação presente em seu ambiente profissional.
Ler mais: Os procedimentos estéticos mais procurados
Portanto, você pode começar abrangendo algumas tendências dos últimos anos, como:
- Tecarterapia
- Estética íntima
- Micropigmentação capilar
- Preenchimento corporal
- Teleconsultas
- Venda de produtos home care
- Cosméticos veganos e cruelty free
- Skincare
- Estética masculina
- Entre muitos outros
Além disso, investir em equipamentos de última geração definitivamente vai aumentar a credibilidade do seu trabalho. Dessa maneira, fazendo com que ainda mais clientes confiem na eficiência dos seus tratamentos.
Outro ponto importante é sempre manter-se atualizada em sua qualificação profissional, buscando sempre cursos e especializações de qualidade para dar ainda mais qualidade para seus procedimentos.
Ler mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
Aumente a oferta de planos de tratamentos e pacotes estéticos
A arte de conquistar clientes consiste em uma soma de fatores, incluindo a possibilidade de oferecer exclusividades, produtos diferenciados, tratamentos novos e condições especiais para suas clientes.
Ler mais: Pacotes de estética: fature mais com tratamentos recorrentes em sua clínica
Dessa maneira, também é de grande importância ampliar os serviços ofertados em sua clínica de estética. Principalmente quando os processos se tornarem mais ágeis, eficientes e seguros, o que gera uma oportunidade direta de crescimento.
Porém, um erro que pode ser comum é pensar na ampliação como primeira opção para aumentar o lucro, antes de potencializar ao máximo os serviços que sua clínica já oferece.
Ler mais: Dicas para evitar o efeito rebote após os tratamentos em sua clínica
Assim, essa alternativa tende a ser ineficaz ao longo prazo, elevando custos sem necessariamente aumentar sua margem de lucro. Portanto, é importante crescer seu tratamentos e serviços, mas não antes de oferecer o melhor no que você já trabalha.
Invista em cartão fidelidade em sua clínica de estética e outras táticas de bom relacionamento com o cliente
Essa ideia ajuda muito a fortalecer uma boa relação com suas clientes, já que mostra o quanto você e sua equipe a valorizam por sempre serem tão fiéis.
Além disso, descontos são sempre bem vistos e bem utilizados. Portanto, procure criar cupons, gerar pacotes de atendimento com um determinado número de sessões de brinde, ou desconto por tempo de casa, ou de aniversário, entre muitas outras estratégias.
Ou seja, procure sempre potencializar sua relação com suas clientes. Uma outra forma de fazer isso é o envio de mensagens em datas comemorativas, por exemplo, ou lembrete de atendimentos, o que também diminui o número de faltantes em sua clínica.
Por fim, procure sempre manter um atendimento humanizado com muita simpatia, mostrando que você se importa com a saúde e com a vida das suas clientes, fazendo com que sintam-se sempre bem-vindas e importantes para seu estabelecimento.
Tudo isso ajuda na atração, retenção e fidelização de suas pacientes, sentindo que sua clínica é indispensável na vida delas.
Ler mais: Dicas para atrair e fidelizar mais clientes em sua clínica de estética
Acompanhamento de resultados
Por fim, o acompanhamento de resultados é outra característica de todas as clínicas estéticas de sucesso.
Assim como uma gestão com um bom planejamento, os relatórios das estratégias adotadas na empresa devem ser sempre completos e bem detalhados, para que assim seja possível identificar erros, acertos e melhorias em sua clínica.
Se uma área vem trazendo mais custos do que lucros, por exemplo, é fundamental analisar o que está acontecendo, como contornar essa situação e se vale mesmo a pena continuar investindo nessa linha antes que ela cause maiores prejuízos.
Ler mais: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Pode não parecer, mas um acompanhamento constante em sua clínica de estética previne maiores crises e mostra novas formas de atrair e fidelizar suas pacientes.
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