As manchas podem influenciar muito a relação com a autoestima das nossas clientes. Por conta disso, é fundamental saber quais são os melhores ativos e produtos a serem recomendados para o clareamento da pele.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) constatou que entre 15 a 35% das mulheres adultas podem desenvolver melasma – um problema de saúde conhecido por causar manchas escuras – pois além de estar relacionado à exposição solar, também sofre influência de hormônios gestacionais.
Contudo, os motivos por trás das manchas vão mais além e podem ser causadas por alergias, micoses, infecções, doenças imunes e tumores.
Sendo assim, é indispensável que as clientes possuam um acompanhamento com o dermatologista para colocar seu bem-estar e saúde em primeiro lugar.
Mas para te ajudar ainda mais, separamos os melhores ativos e clareadores do mercado para que você saiba qual indicar e proporcionar os melhores resultados com os seus tratamentos. Acompanhe:
Quando clareadores de pele são recomendados?
Ativos essenciais para clareamento da pele
Quais são os melhores clareadores Bioage para uniformização da pele?
O que são ativos clareadores?
Ativos clareadores são ingredientes de dermocosméticos que ajudam a remover ou inibir a formação de manchas escuras na pele. Pelo mesmo motivo, existem diferentes tipos de clareadores no mercado, para evitar manchas ou tratá-las.
Os ingredientes para evitar manchas agem antes mesmo da sua formação, inibindo a produção de melanina que pode ocorrer por diferentes mecanismos. Dessa forma, agem tanto de forma superficial, ao inibir ativadores da melanogênese, ou mais profunda, com ação direta na tirosinase.
Também existem os ativos clareadores que impedem a transferência e o transporte do pigmento já formado nos melanócitos para as células, inibindo a pigmentação da pele.
Por fim, os que agem estimulando a troca de células já pigmentadas por outras que não possuem manchas. Nesse caso, o tipo de ingrediente possui uma ação mais superficial, proporcionando um efeito iluminador e estimulando a renovação celular.
Leia mais: Tudo sobre hipercromias: conheça os melhores tratamentos, ativos e produtos para manchas na pele
Quando clareadores de pele são recomendados?
Bom, a escolha desses clareadores depende do diagnóstico e do tipo de mancha, assim como do fototipo da paciente e da experiência da profissional.
Sendo assim, indique apenas tratamentos depois de ter a plena certeza de que a mancha que a cliente apresenta pode ser tratada sem qualquer risco. Além de procurar os ativos e produtos certos para cada tipo de mancha e reforçar a importância do uso constante de protetor solar.
Ativos essenciais para clareamento da pele
Agora que você já sabe o que são clareadores de pele e quando eles devem ser indicados para as suas clientes, vamos conhecer os ativos essenciais para ter pleno sucesso em seus tratamentos e garantir a fidelização de suas clientes.
Phe-resorcinol
É um inibidor potente da tirosinase (o que leva a produção de melanina), possuindo uma eficácia clareadora de até 10 vezes mais do que o ácido kójico, por exemplo. O phe-resorcinol ainda promove radiância e possui atividade antioxidante, além é claro de uniformizar o tom da pele.
Ácido ferúlico
Dentro dos ativos clareadores que diminuem a ação dos radicais livres (um dos fatores que levam à síntese de melanina e à hiperpigmentação) temos o ácido ferúlico, que graças a sua atividade antioxidante evita que vários tipos de sinalizadores e mensageiros iniciem o processo de formação de manchas.
Também conhecido como Ferula Foetida, o ácido ferúlico tem sua ação antioxidante por conta da presença de um ácido fitoquímico ao reagir com a radiação UV.
Ácido glicólico
Como um dos ativos que estimulam a renovação celular e a remoção de células manchadas, o ácido glicólico precisa ser combinado com outro ativo que inibe a formação e o transporte de melanina para que essas células novas não fiquem manchadas novamente.
Esse ativo, portanto, auxilia no desprendimento das células pigmentadas e com marcas escuras, estimulando assim o clareamento progressivo das manchas.
Ácido tranexâmico
Já o ácido tranexâmico pode agir tanto na inibição da formação da mancha quanto no bloqueio do transporte da melanina que já foi formada para as células.
Ao inibir a formação de melanina, o ativo faz isso por duas vias. A primeira é bloqueando a proteína plasmina, que ativa a síntese de melanina e fica presente na epiderme. Enquanto a segunda é por regular o fator MITF, proteína-chave que controla a melanogênese e, por sua vez, ativa a tirosinase.
Além disso, o ácido tranexâmico também evita o transporte da melanina já produzida para as células, o que promove a pigmentação escura da epiderme.
Por fim, promove um detox celular ao degradar proteínas e resíduos inúteis para células, o que ajuda a reforçar o sistema de defesa e a rejuvenescer a pele.
Leia mais: Tudo sobre ácido tranexâmico: o que é, como funciona e em quais tratamentos aplicar
Ácido kójico
O ácido kójico também é um clareador que age inibindo a tirosinase, aquela enzima que transforma o aminoácido tirosina em melanina. Assim, diminui a pigmentação da pele e as manchas, clareando também as já existentes.
Porém, esse ácido é um pouco menos potente que outros ácidos, mas pode ser potencializado junto de outros ativos.
Além disso, um de seus principais benefícios é não ser fotossensível, ou seja, pode ser utilizado com total segurança durante o dia, mas lembre-se de sempre recomendar o uso do protetor solar diariamente.
Os resultados de tratamentos com ácido kójico costumam aparecer de 15 a 30 dias de uso dos produtos que contenham a substância.
Vitamina C
A vitamina C é um poderoso antioxidante que também impede a produção de radicais livres, principalmente aqueles que são derivados da exposição à radiação solar e que podem desencadear a melanogênese. Dessa maneira, o ativo equilibra o nível antioxidante da pele e também evita danos às células.
Além disso, a vitamina C também ajuda a deixar o rosto mais luminoso, reforçar a ação do protetor solar e ainda evitar o surgimento precoce de rugas e flacidez ao estimular diretamente a produção de colágeno.
Leia mais: Bioage Vitamina C: o poder do nosso antioxidante e seus diferenciais no mercado
Retinol
Sendo derivado diretamente da vitamina A, o retinol promove a renovação celular da pele, uniformizando tom e textura da pele, reduzindo rugas e marcas de expressão, aumentando a luminosidade e firmeza e reduzindo os poros.
Tratamentos mais indicados para clareamento da pele
Antes de nos aprofundarmos nos tratamentos clareadores, é importante ressaltar mais uma vez que nenhum deles deve ser indicado ou realizado enquanto a cliente não tiver o diagnóstico e a plena certeza de qual é a causa das manchas.
Sendo assim, após ter a confirmação, existem uma série de tratamentos que podem ser recomendados, dependendo de fatores como o tipo de mancha, o fototipo da pele, e por aí vai. Entre eles estão:
- Peeling químico: consiste na aplicação de uma mistura de ácidos com altas porcentagens para ajudar a fazer uma esfoliação, levando para uma descamação e, assim, a renovação da pele. Desse modo, o tratamento de peeling profissional ajuda no clareamento gradual das manchas, além de permitir que outros ativos tenham mais efeitos após o tratamento.
- Laser: vários lasers podem ajudar a tirar manchas, como a luz intensa pulsada, lasers fracionados e até mesmo laser toning. Sendo assim, cada um deles age de uma maneira diferente, porém, tendo o foco o pigmento a ser retirado, que normalmente vai se quebrando em partículas menores e é eliminado por células do corpo. Seu efeito costuma ser mais rápido que o peeling por ser mais profundo.
- Fototerapia: consiste no transporte de energia para as células da epiderme, por meio de ondas eletromagnéticas de baixa frequência. Sendo assim, auxiliando na eliminação de manchas, rugas e até mesmo acnes. Por conta disso, é um tratamento que não é muito invasivo e é indolor, sem efeitos colaterais.
- Cremes: o que é indicado na grande maioria das vezes, o uso de cremes clareadores também auxilia na hidratação da pele e em muitas outras funções, como observado no subtítulo anterior.
Quais são os melhores clareadores Bioage para uniformização da pele?
Como você já sabe, a qualidade dos produtos Bioage é inegável. Dessa maneira, para que a gente possa te ajudar ainda mais a levar eficácia e manter suas clientes fidelizadas, separamos os principais clareadores Bioage que você pode oferecer em sua clínica de estética.
Bio-Whitening Cleanser
O sabonete clareador facial da Bioage possui a Tecnologia de Clareamento Bioage e é capaz de uniformizar o tom da pele de forma gradativa e sem qualquer indício do efeito rebote causado pelos tradicionais clareadores de pele, o que diferencia esse produto dos demais no mercado.
Com uma combinação de ácido tranexâmico, niacinamida, keratoline™ e microesferas gold com óleo de jojoba presentes em sua formulação, o Bio-Whitening Cleanser reduz a hiperpigmentação, elimina suavemente as células mortas e confere hidratação para a pele.
Bio-Whitening Toner
Um tônico facial clareador com o poder de uniformizar o tom da pele de forma gradativa que não intoxica as células, então também não causa efeito rebote. Também possui uma segunda geração da tecnologia, segura e eficaz, capaz de atuar diretamente nas áreas afetadas pelo excesso de melanina.
Além disso, o Bio-Whitening Toner encontra a célula alvo através de um dispositivo alvo inteligente, que aumenta a penetração do ativo clareador em até 92%, sem interferir nas células que estão trabalhando adequadamente.
Bio-Whitening Serum Clareador Intensivo
Sérum clareador que contém Tecnologia de Clareamento Inteligente com nanotecnologia que atua diretamente no alvo, promovendo um tratamento progressivo para clarear as manchas da pele.
Atua isoladamente nas áreas afetadas pelo excesso de melanina, encontram a célula alvo por meio de um dispositivo inteligente, aumentando a penetração do ativo clareador em até 92%, tudo isso sem interferir nas células que estão normais.
Bio-SunProtect Gel-Creme Clareador
Um protetor solar é indispensável em qualquer rotina de cuidados com a pele, mas especificamente quando o objetivo é uniformizar o tom da pele.
Graças a sua ação clareadora de manchas provocadas pelo sol, leve tonalização e Tecnologia Bio-Multiproteção, protege dos raios solares e da luz azul, disfarça imperfeições e colabora com o tratamento e a prevenção de hipercromias.
Bio-Whitening CIS Gel Creme Clareador
A presença da cisteamina nanoencapsulada entre os ingredientes do Bio-Whitening CIS Gel Creme Clareador faz dele um clareador efetivo para reduzir as desordens pigmentares e uniformizar o tom da pele. Além disso, conta com os benefícios de maior permeação do ativo e maior tempo de ação, sem odor desagradável.
Bio-Whitening Sabonete Íntimo Clareador
O sabonete clareador íntimo da Bioage promove uma limpeza equilibrada nas regiões de virilhas e axilas e área íntima, como pequenos lábios e região perianal. Também desodoriza, acalma, refresca e auxilia no tratamento para rejuvenescer, clarear e uniformizar o tom da pele.
Leia mais: Bioage Clareador Íntimo: quais são os melhores ativos e produtos
Bio-Whitening Creme Clareador Íntimo
Ideal para tratar a despigmentação das regiões íntimas do corpo de forma progressiva e segura, atuando isoladamente nas áreas com excesso de melanina e evitando a formação de novas pigmentações, porque protege a pele dos raios solares.
O creme clareador íntimo contém uma fórmula rica em ativos que favorecem a inibição da formação de novas manchas e ainda reduzem a quantidade de pigmentos retidos na pele.
Bio-C Cleanser
O sabonete líquido com vitamina C da Bioage possui alto poder antioxidante que combate radicais livres, pode ser utilizado em todos os tipos de pele e inclusive em gestantes e lactantes, principais vítimas do melasma.
Não é à toa que o Bio-C Cleanser é um best-seller da Bioage. A soma de ativos como extrato de acerola, sais minerais, oligoelementos e vitaminas A, B1 e B2 fortalece e higieniza a pele.
Bio-C Toner
Assim como o sabonete líquido, o Bio-C Toner também é enriquecido com extrato de acerola, que possui alto teor de vitamina C e, consequentemente, ação antioxidante. Outro benefício do tônico é sua proteção contra alterações bruscas de temperatura.
Bio-Nano C Sérum 30%
88% das pessoas que utilizaram o Bio-Nano C Sérum 30% afirmam que o produto uniformiza o tom da pele. Isso porque além da ação antioxidante da vitamina C e da ação firmadora pelo estímulo da síntese de colágeno, ela ainda promove clareamento e minimiza rugas de linhas de expressão. Sendo assim, é uma ótima opção para cuidar do aspecto geral da pele.
Bio-SunProtect Gel-Creme com Vitamina C
Bom, a linha Bioage Vitamina C não seria completa de verdade sem um protetor solar que contém vitamina Golden C. O Bio-SunProtect proporciona 24 horas de ação antioxidante, combate os efeitos dos radicais livres, marcas solares e envelhecimento precoce, além da ação uniformizadora e iluminadora do tom de pele.
Temos certeza de que agora que chegamos ao fim do conteúdo, você está munida de todas as informações que precisa para garantir os melhores resultados com os tratamentos clareadores em sua clínica de estética. Mas para chegar ainda mais longe, confira nosso catálogo de produtos e aproveite: