O atendimento personalizado em uma clínica de estética, assim como em qualquer outro segmento, é uma peça-chave para atração e fidelização de clientes.
Isso porque ele tem como principal objetivo fazer com que cada uma de suas consumidoras se sintam únicas e especiais.
Tudo isso promove o crescimento da sua empresa no mercado, aumento do faturamento e redução de custos.
Isso vai de encontro com uma pesquisa da Zendesk, onde 7 em cada 10 consumidores pagaram mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.
Ou seja, você quer suas clientes do seu lado. Como resultado, você oferece o protocolo ideal de acordo com suas necessidades e aumenta o nível de satisfação com seus serviços.
Sendo assim, continue a leitura para descobrir como ter excelência no atendimento personalizado e surpreender seu público-alvo.
Requisitos de um atendimento personalizado
Dicas de atendimento personalizado para sua clínica de estética
Descomplique o agendamento
Capacite sua equipe
Envie mensagens automáticas
Foque no relacionamento com suas clientes
Ofereça protocolos individuais
Invista em equipamentos e tecnologias
Faça pós-atendimento
A importância do atendimento personalizado para sua clínica de estética
Uma das suas melhores propagandas são suas clientes. Por mais que a frase seja um clichê no mundo do empreendedorismo, ela é verdadeira.
Isso porque em qualquer segmento a credibilidade é um ponto essencial para que as pessoas escolham um serviço e em sua área de atuação não é diferente.
Ou seja, você pode oferecer os melhores dermocosméticos e realizar os procedimentos mais inovadores. Porém, se sua equipe não estiver preparada para atender suas clientes, toda a empresa sofrerá com as consequências.
Portanto, leve em consideração que suas clientes também devem ser verdadeiras advogadas da sua clínica de estética.
Afinal, você tem um contato frequente e duradouro com elas, o que por si só mostra como é importante que elas se sintam confortáveis e confiantes com seu atendimento.
Além disso, perder uma cliente gera mais prejuízos do que os investimentos necessários para atrair uma nova consumidora.
Portanto, ofereça o melhor atendimento que estiver ao seu alcance, isso impactará positivamente seu crescimento.
O motivo é bem simples: isso atrai e fideliza consumidoras. Além da repercussão positiva e gratuita que promove, ou seja, é um investimento que não custa nada para seu fluxo de caixa.
Uma cliente feliz e satisfeita certamente compartilhará sua experiência com as pessoas mais próximas sobre o tratamento positivo e indicará sua clínica de estética.
Ou seja, o marketing boca a boca é um ótimo aliado, então encare isso como uma forma de garantir o retorno das suas clientes.
Afinal, uma pesquisa da Nielsen mostrou que nada mais nada menos que 92% das pessoas confiam nas recomendações feitas por seus amigos e conhecidos.
Requisitos de um atendimento personalizado
Antes de mais nada, você deve entender que o primeiro passo para um atendimento personalizado é conhecer a fundo suas clientes.
Nesse sentido, saiba quem elas são, do que necessitam, os motivos que as levaram até sua clínica de estética e as expectativas em relação aos seus tratamentos.
Para isso, você pode usar pesquisas de satisfação para te ajudar a constituir o perfil de cliente ideal da sua clínica de estética.
Com isso em mãos, se certifique de que toda sua equipe esteja preparada e alinhada com a cultura organizacional.
Confira alguns requisitos básicos e essenciais para um atendimento personalizado:
- Ser educada, prestativa e objetiva
- Conhecer a fundo seus tratamentos e serviços
- Ter domínio sobre cada um dos procedimentos estéticos
- Tratar suas clientes de forma cordial
- Demonstrar alegria no ambiente de trabalho
Portanto, para conquistar o respeito das suas clientes e bons comentários sobre sua clínica de estética, não hesite em seguir as dicas que estou compartilhando.
Dicas de atendimento personalizado para clínica de estética
Agora que você já entendeu a importância de um atendimento personalizado para sua clínica de estética, chegou o momento de conhecer as dicas e saber como colocá-las em prática.
Conheça seu público-alvo
Como eu mencionei anteriormente, o primeiro passo para um atendimento personalizado é conhecer as clientes que frequentam sua clínica de estética e saber o que elas realmente precisam.
Nesse sentido, é necessário ter as informações demográficas como gênero, idade, bairro, cidade e outras questões socioeconômicas.
Porém, é importante que você vá além disso: descubra quais são as dúvidas mais frequentes, os motivos que levam a indecisão ou impedem o contrato dos serviços e horários de atendimento preferidos, por exemplo.
Para isso, faça pesquisas com as clientes da sua clínica de estética e conversem com elas. Aproveite o momento para descobrir os pontos que mencionei.
Descomplique o agendamento na sua clínica de estética
Hoje em dia, suas clientes esperam que você ofereça mais possibilidades de agendamento do que ligações.
Afinal, elas estão conectadas o tempo todo e é possível agilizar tudo isso pela internet ou via WhatsApp.
Dessa forma, é possível controlar os compromissos e cancelamentos da sua clínica de estética ou solicitar os documentos necessários de forma simples e rápida.
Lembre-se que o primeiro contato das clientes com seu trabalho é através do agendamento de consultas. Então, prestar um bom atendimento desde o começo é essencial.
Por isso, além de contar com possibilidades que mencionei anteriormente, é importante que o contato seja atencioso, carismático e empático.
Ainda assim, para que o atendimento seja realmente personalizado, entre em contato com as clientes com alguns dias de antecedência da consulta.
Nesse sentido, você relembra os horários e verifica a possibilidade de confirmar o procedimento estético.
Capacite sua equipe
Outro aspecto importante e um dos mais eficazes para garantir um atendimento personalizado é investir em treinamentos para toda sua equipe.
Do mesmo modo, é possível assegurar que seus valores e o padrão de qualidade desejado seja alinhado e compartilhado entre todas as pessoas que trabalham na sua clínica de estética.
Uma dica essencial é que os treinamentos sejam voltados preferencialmente para a área da estética. Assim, sua equipe de profissionais terá conhecimento sobre todas as especialidades e trabalhará da melhor maneira possível.
Envie mensagens automáticas
Além do atendimento personalizado, é importante que suas clientes sejam fidelizadas. Para isso, você pode contar com lembretes de consultas para evitar que elas faltem por esquecimento ou outros fatores.
Infelizmente, a inadimplência é muito comum e atrapalha o andamento da sua clínica de estética. Afinal, você perde dinheiro e tempo quando uma cliente falta sem avisar previamente.
Para acabar com esses problemas, é possível contar com tecnologias como chatbots e ferramentas que programam o envio de mensagens de confirmação com antecedência.
Dessa forma, você evita imprevistos e não sobrecarrega a rotina da sua equipe com ligações e envio de mensagens diárias.
Leia mais: Marketing para clínicas de estética: dicas para aumentar a presença digital com as redes sociais
Foque no relacionamento com suas clientes
Bom, um atendimento personalizado não seria o mesmo se ele não fosse focado na conexão com suas clientes, não é mesmo?
Sendo assim, com as informações de cada uma em mãos você pode:
- Criar promoções personalizadas
- Parabenizar pelos aniversários
- Oferecer protocolos para seus tipos de pele
- Indicar novidades
- Enviar dicas e leituras por e-mail
Tudo isso permite que você crie um relacionamento a longo prazo e demonstre que se importa com suas clientes.
Aproveite para enviar pesquisas de satisfação depois de um atendimento, divulgar um programa de fidelidade e oferecer descontos em pacotes de estética.
Ofereça protocolos individuais na sua clínica de estética
É essencial para o atendimento e seu trabalho em geral que você realize avaliação estética em cada uma das suas clientes.
Assim, você monta um protocolo personalizado e certeiro para atender as demandas. Confira alguns aspectos que você deve analisar nesse momento:
- Queixas das cliente
- Estágio da demanda que ela apresenta
- Características da pele
- Contraindicações
- Tratamentos que podem solucionar as dores da sua cliente
Leia mais: Tratamento anti-idade: tenha melhores resultados com protocolos individuais
Invista em equipamentos e tecnologias
Não é à toa que nosso segmento se reinventa constantemente, os procedimentos estéticos são inúmeros e as clientes sempre estão atrás das novas tecnologias e das últimas tendências.
Portanto, fique ligada quanto aos aparelhos e equipamentos que você pode investir para tratar as queixas e se destacar perante suas concorrentes. Como resultado, você lota sua agenda e aumenta seu faturamento.
Faça pós-atendimento
O atendimento personalizado não acaba quando suas clientes saem da sua clínica de estética. Para se destacar ainda mais, também é importante dar o devido valor ao pós-atendimento.
Portanto, envie mensagens e mantenha um contato próximo. Tudo isso promove uma sensação de acolhimento para que assim vocês caminhem juntas.
Por fim, espero que as dicas de atendimento personalizado para clínicas de estética que compartilhei te ajudem com seu trabalho.
É importante se atentar a cada um dos pontos e trabalhar com total dedicação para que as clientes retornem para seus serviços.
Como você chegou até aqui eu tenho uma dica extra: conte com os melhores produtos profissionais para atender suas clientes com toda a qualidade que elas merecem.
Para isso, tenha o catálogo de dermocosméticos da Bioage como um grande aliado da sua clínica de estética.