Sabemos como a acne vulgar pode afetar negativamente a vida de nossas clientes, principalmente quando o assunto é confiança e autoestima. Por conta disso, é de extrema importância saber indicar os melhores ativos e tratamentos para acne em cada caso.
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), a acne está presente na pele de 80% dos brasileiros com idade entre 15 e 25 anos. Porém, mesmo sendo mais comum na adolescência e início da fase adulta, ela também afeta em grande escala nas outras idades.
Um grande exemplo é que, nos dias de hoje, 51% das mulheres entre 20 e 29 anos sofrem de acne adulta e até mesmo 15% das mulheres acima de 50 anos também apresentam a condição.
Dessa maneira, é possível perceber que grande parte de seus clientes podem apresentar esse problema, já que ele afeta quase toda a população em algum momento da vida.
Sendo assim, é importante saber tratar de maneira correta e indicar os melhores produtos para o tratamento em cada caso, a fim de ajudar suas clientes a restaurarem a autoestima e o amor próprio que tanto merecem. Quer saber como fazer isso? A gente te explica!
Acne pápulo-postulosa (grau 2)
Acne nódulo-cística (grau 3)
Acne conglobata (grau 4)
Acne fulminans (grau 5)
Conheça os principais ativos para tratamento de acne para indicar a sua cliente
>Saiba quais são os principais tratamentos de acne para indicar para suas clientes
Analise o tipo de pele da paciente e o tipo de acne para indicar o tratamento para acne ideal
Como você já sabe, a acne vulgar não costuma vir acompanhada de outras complicações no nosso corpo. Porém, a falta de um tratamento precoce pode fazer com que surjam manchas e cicatrizes de acne na pele, afetando ainda mais o lado psicológico.
A acne é resultado de uma combinação de 4 fatores no folículo piloso que, quando postas em conjunto, derivam na formação e na inflamação do comedão, são eles:
- Produção de sebo em grande escala.
- Hiperqueratinização do folículo piloso (excesso de queratina produzida pela pele que obstrui o folículo, impedindo a saída do sebo e acomulando restos celulares dentro do próprio folículo).
- Colonização do folículo por meio da bactéria Cutibacterium acnes.
- Reação inflamatória na região do folículo obstruído em conjunto com o acúmulo dos restos celulares, pus e sebo, assim, formando a lesão pustulosa da acne.
Além disso, quando há um crescimento da colônia de bactérias dentro do folículo, aumenta a inflamação e o acúmulo de pus, o que ocasiona no surgimento das espinhas e demais manifestações, como:
- Comedões abertos (brancos).
- Comedões fechados (pretos).
- Pápulas (pequenas lesões elevadas, endurecidas e avermelhadas).
- Pústulas (pápulas com pus ou espinha).
- Nódulos e cistos (lesões maiores e mais graves que afetam camadas mais profundas da pele).
Diante disso, existem diversos tipos de acne com vários graus e que, portanto, devem receber tratamentos diferentes para ter eficiência.
De acordo com o estudo ACNE DIFERENTES TIPOLOGIAS E FORMAS DE TRATAMENTO, a acne é classificada em 5 graus de acometimento, são eles:
Acne com comedões e pápulas (grau 1)
É mais comum e frequente durante a puberdade, acometendo ambos os sexos e até 85% dos adolescentes.
Sendo assim, esse tipo de acne não tem a presença de inflamação ou pus, apenas de cravos abertos ou fechados que surgem principalmente em regiões como testa, nariz e bochecha, não causando dor mas podendo gerar certos incômodos.
Acne pápulo-pustulosa (grau 2)
Assim como o nome já diz, o grau 2 de acne é caracterizado pela formação de comedões, pápulas e pústulas em conjunto com espinhas com pus e elevações na pele, o que pode ser bem doloroso.
Nesse caso, a acne surge pela inflamação das glândulas sebáceas por conta da proliferação intensa de bactérias no local.
Além disso, esse tipo de acne possui duração prolongada e insistente, deixando manchas de acne na pele e induzindo consequências psicossociais.
Acne nódulo-cística (grau 3)
As famosas e extremamente doloridas espinhas internas fazem parte do grau 3. Sendo assim, as acnes nódulo-císticas são caracterizadas por nódulos internos que surgem principalmente no rosto, costas e na região do tórax.
Acne conglobata (grau 4)
Conhecida por ser um grau grave de acne, a acne conglobata predispõe a formação de cistos grandes e inflamações fortes com várias lesões próximas umas das outras.
Além disso, pode ser observada a presença de pus e múltiplos abscessos, causando deformação na pele, manchas e cicatrizes.
Acne fulminans (grau 5)
Conhecido por ser o mais raro tipo de acne, o grau 5 apresenta lesões parecidas com o da acne conglobata, porém, são maiores, mais extensas e acometem regiões maiores do corpo.
Além disso, ela é observada quase que exclusivamente em homens e aparece no rosto, no peito e nas costas, podendo causar sintomas como febre, dor nas articulações e mal-estar.
Questione se a cliente realiza algum tratamento para acne ou já utiliza algum ativo
Essa é uma parte muito importante para realizar o tratamento para acne de maneira correta, já que em muitos casos, clientes costumam procurar métodos na internet que são ineficazes ou agravantes do problema, visto que existem diversos tipos e graus de acne que requerem tratamentos variados.
Além disso, esse questionamento também é importante para entender o motivo do surgimento da acne, já que entre as principais razões podemos encontrar o uso de produtos de cuidado para a pele e cabelos.
Produtos como hidratantes, maquiagem, protetor solar e até mesmo spray de cabelo podem desencadear a condição. Portanto, sempre aconselhe suas clientes a comprarem produtos que contenham em seus rótulos termos como:
- Não acnegênico
- Não comedogênico
- Sem obstrução de poros
- Sem óleo
Conheça os principais ativos para tratamento de acne para indicar a sua cliente
Com toda certeza quando o assunto é tratamento para acne você entende do assunto. Mas, para te ajudar ainda mais a levar mais qualidade e sucesso em seus tratamentos, selecionei os principais ativos utilizados para tratamentos de acne (todos estão disponíveis em nossos produtos).
Ácido Salicílico no combate contra a acne
Um dos mais se não o ativo mais conhecido para tratamentos de acnes. Além de promover a renovação celular nas camadas mais superficiais da pele, o Ácido Salicílico também atua diretamente no interior do poro, ajudando a desobstruir e a esfoliar células mortas e excesso de sebo.
Dessa maneira, conseguimos entender a grande efetividade que esse ativo apresenta. Só é necessário que lembremos que é uma acne, ou seja, uma pápula infectada e inflamada, causada pela proliferação excessiva da glândula sebácea.
Sendo assim, o conteúdo da espinha é basicamente sebo e células mortas associados aos agentes infecciosos. Além disso tudo, esse ácido ainda possui outros benefícios, como:
- Atua diretamente no controle das glândulas sebáceas.
- Diminui a hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, uma das responsáveis pela acne).
- Atua no controle da glândula sebácea.
- Diminui a proliferação bacteriana.
- Diminui o processo inflamatório local.
- Promove a renovação celular (aumenta a produção de colágeno).
- Disfarça rugas e linhas de expressão (deixa a pele mais uniforme).
- Possui menores chances de causar sensibilidade, diferente de outros ácidos.
Niacinamida: controle a produção de sebo
Outro ativo que é gigante no mercado quando o assunto é tratamento de acnes.
Ao tornar seu uso um hábito rotineiro, a Niacinamida controla a produção de sebo de sua pele, sendo o sebo um dos principais problemas na vida de quem tem acne.
Além disso, esse ativo também possui ação anti-inflamatória, diminuindo os quadros de inflamação das espinhas. Sem contar que já existem pesquisas que indicam que a Niacinamida também é eficaz no tratamento de acnes ativas.
Ademais, esse ácido também leva outros benefícios à pele de suas clientes:
- Reduz a quantidade de poros dilatados.
- Diminui a hiperpigmentação.
- Hidrata e protege a pele de ações dos radicais livres.
Ler mais: Nanopartículas em dermocosméticos: os benefícios da nanotecnologia nos cuidados com a pele
Ácido Glicólico para prevenir acne e renovar as células
Fazendo parte dos alfa-hidroxiácidos, o Ácido Glicólico promove a renovação celular da superfície da pele. Dessa maneira, também torna a pele mais uniforme, diminui manchas e cicatrizes de acne e suaviza linhas finas.
Sendo assim, com todas essas ações ela consegue prevenir poros obstruídos e o acúmulo de sebo e células mortas, ou seja, acaba por prevenir o surgimento da acne.
PCA de Zinco
Outro ativo capaz de suprimir a secreção sebácea, ou seja, tem ação seborreguladora é o PCA de Zinco. Com ele, também é possível reduzir o excesso de oleosidade e hidratar a pele ao mesmo tempo.
Além disso, essa substância também torna capaz garantir a integridade molecular e celular da pele, além de contribuir para o controle microbiano, principalmente da bactéria Cutibacterium acnes, responsável pela inflamação dos folículos pilosos, o que acaba resultando nas acnes.
Saiba quais são os principais tratamentos de acne para indicar para suas clientes
Laser Spectra
Essa é uma alternativa de tratamento excelente para tratar a acne. Por meio do Spectra ocorre o aquecimento da derme no local em que as glândulas sebáceas estão alojadas.
Isso é ótimo pois ajuda a reduzir a atividade dessas glândulas, o que é ótimo para reduzir a acne, já que elas contribuem para o surgimento das espinhas.
Além disso, o Spectra também ajuda a formar novo colágeno ao aquecer a pele, evitando assim o surgimento de manchas e cicatrizes, sem contar que reduz a vascularização local diminuindo o edema e a vermelhidão.
Luz Intensa Pulsada
Elimina a acne ao utilizar as luzes verde e vermelha do equipamento, já que, enquanto a luz verde elimina de maneira direta a bactéria responsável pela acne, a luz vermelha combate a inflamação, o que é de extrema necessidade para realmente eliminar essa bactéria.
Ler mais: Dicas de equipamentos para uma clínica de estética profissional
CO2 Fracionado
Conhecido por ser um tratamento ablativo, o Laser CO2 Fracionado provoca uma queimadura na pele que, após cicatrizar, promove a renovação da pele e estimula a produção de colágeno, reduzindo assim as manchas e cicatrizes da acne.
Além disso, este laser oferece uma maior integridade à pele, deixando íntegras as áreas de pele que são excluídas do tratamento, favorecendo assim a cicatrização da derme.
Todas essas tecnologias oferecem uma melhor performance quando combinamos com um tratamento semanal e utilizamos tecnologias de dermocosméticos com ação probiótica.
__________________
Bom, esses são apenas alguns dos variados tratamentos de acne que você pode oferecer em sua clínica, sem deixar de lado é claro a tão famosa limpeza de pele, o peeling e demais tratamentos.
E se você quer realmente dar os melhores resultados para suas clientes, ofereça os melhores produtos antiacne em seus tratamentos: