A vitamina C – também conhecida como ácido ascórbico – é a queridinha de muitas esteticistas e também da rotina de skincare de inúmeras pessoas. Isso porque ela oferece muitos benefícios à saúde geral, inclusive nos cuidados para uma pele mais jovem e saudável.
Essa popularidade não é à toa: a vitamina C realmente funciona. Ela tem potencial para tratar o tom de pele irregular, textura áspera, linhas finas, cicatrizes de acne e muito mais.
É por isso que é importante compreender os benefícios da vitamina C e as diferentes formas em que ela se apresenta, a fim de aprender a selecionar os produtos mais adequados às necessidades da pele de suas clientes.
Preparamos este guia completo sobre o ativo para te ajudar com isso. Confira:
O que é a vitamina C?
Quais são os tipos de vitamina C?
De que formas a vitamina C beneficia a pele?
Como saber qual a melhor vitamina C para a pele das minhas clientes?
Qual a importância de indicar vitamina C para as clientes?
O que é a vitamina C?
De maneira bem simplificada, a vitamina C é um antioxidante natural. No entanto, as pessoas não podem produzir naturalmente esse nutriente no corpo, então precisam ingerir alimentos (como frutas cítricas, vegetais de folhas verdes como espinafre e brócolis etc.) e cuidar da pele com produtos concentrados.
Essa vitamina vai muito além dos cuidados com a pele. Para você ter uma ideia, ela ajuda a melhorar a saúde dos ossos, circulação sanguínea, além de fortalecer o sistema imunológico.
Mas entre as duas formas disponíveis de sintetizar a vitamina C, no que diz respeito aos cuidados com a pele, a melhor opção são os produtos tópicos, como loções, hidratantes, géis, séruns e máscaras.
Tratamentos com essa vitamina são muito procurados em clínicas de estética. E, além do tratamento eventual, você também pode recomendar às suas pacientes que elas continuem em sua rotina de skincare, com esses produtos à base de vitamina C.
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É por esse motivo que você precisa entender melhor como funciona o ativo. Continue a leitura para saber mais:
Quais são os tipos de vitamina C?
Você sabia que nem todos os produtos com vitamina C disponíveis para sua clínica de estética são iguais? Esse ativo pode se apresentar de diferentes formas em formulações cosméticas. Entenda melhor:
- Ácido ascórbico (ativo puro) e L-ascórbico (ativo derivado): nos rótulos de produtos populares, principalmente para clareamento, o ativo mais comum é o ácido ascórbico ou ácido L-ascórbico. Isso porque esse ativo é um dos mais eficazes em penetrar na barreira da pele. Mas é preciso ter muito cuidado para escolher a concentração certa. Afinal, produtos com porcentagem muito alta podem causar reações adversas.
- Palmitato de ascorbila: este derivado não é irritante para tipos de pele sensíveis, além de ser mais estável quando exposto ao ar e à luz do que o ácido ascórbico. O palmitato de ascorbila tem efeitos mais suaves do que o ácido ascórbico. No entanto, ainda é benéfico para auxiliar na produção de colágeno, reduzir a hiperpigmentação e melhorar a textura da pele. Para saber se essa é a melhor opção, avalie cuidadosamente a pele da sua cliente.
- Magnésio ascorbil fosfato: é uma das formas mais estáveis de vitamina C. É solúvel em água, o que significa que é melhor usada em fórmulas à base de água. Esta forma estável da vitamina provou ser eficaz como antioxidante tópico, capaz de corrigir a descoloração das cicatrizes de acne.
- Di-palmitato de ascorbila: a forma mais eficaz de vitamina C disponível hoje. É excelente para o tratamento do fotoenvelhecimento, pigmentação, problemas e sardas e para a manutenção de uma pele saudável.
Como falamos anteriormente, é preciso que você avalie cuidadosamente a pele da cliente e a formulação do produto antes de escolher qual a melhor forma de vitamina C.
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Fazendo isso, você consegue garantir poderosa ação antioxidante para combater os danos oxidativos da pele.
De que formas a vitamina C beneficia a pele?
Da mesma forma que consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a combater os radicais livres, os dermocosméticos antioxidantes fazem o mesmo pela pele.
Você pode indicar para clientes que precisam compensar os danos causados pelos raios UV e a exposição à poluição do ar. A vitamina C atua reparando a pele porque reduz os danos às células, além de neutralizar a produção de moléculas altamente reativas — chamadas radicais livres.
Além disso, os dermocosméticos à base de vitamina C podem clarear manchas de hiperpigmentação, como o melasma e outras variações.
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O antienvelhecimento também é um benefício que faz muitas clientes brilharem os olhos quando o tratamento é com vitamina C. Produtos de qualidade com esse ativo são capazes de diminuir e controlar o aparecimento de rugas.
Outro fator que leva a atenção para a vitamina C é que o corpo diminui a produção de colágeno à medida que envelhece. Com esse ativo aplicado na pele, o crescimento de novo colágeno é estimulado, promovendo a elasticidade dela.
Além de tudo isso, uma alta ingestão de vitamina C ajuda a diminuir o ressecamento e fornece umidade à pele.
Por fim, esses produtos também atuam como um ótimo anti-inflamatório, bem como um antioxidante que ajuda a reduzir os sinais de inflamação, como erupções cutâneas, vermelhidão e irritação.
Ou seja, tratamentos com vitamina C tópica podem ajudar a aliviar a inflamação em várias condições da pele, como acne e psoríase.
Como saber qual a melhor vitamina C para a pele das minhas clientes?
Mais do que se preocupar apenas com o derivado da vitamina C presente no produto, você precisa avaliar cada detalhe. Até mesmo a embalagem e o armazenamento da vitamina C são essenciais para que os produtos resultem em uma pele mais saudável e rejuvenescida.
Por isso, para escolher o produto ideal para suas clientes, você deve fazer essas coisas:
- Escolha a concentração correta
Saber a concentração certa para o tipo de pele é crucial. Se a cliente está começando a usar vitamina C em sua rotina de cuidados com a pele agora, escolha uma concentração baixa para dar tempo da pele se ajustar ao novo produto. Depois, aos poucos e se necessário, essa concentração pode ser elevada.
- Observe a embalagem do produto
A vitamina C é um ativo hidrossolúvel. Por isso, é mais instável e sensível à luz e ao ar. Portanto, uma boa vitamina C deve ser armazenada em embalagens opacas e herméticas, para retardar a oxidação e aumentar a durabilidade e eficácia do produto.
- Avalie qual o melhor tipo de vitamina C
Mesmo que o ácido ascórbico seja sua forma mais pura, ela oxida muito rapidamente e, por isso, pode perder suas propriedades e não cumprir o objetivo do cosmético.
Por isso, avalie as necessidades da cliente e a formulação dos dermocosméticos. Se necessário, escolha uma versão mais estável, que mantenha todos os benefícios da Vitamina C e tenha mais tempo antes de oxidar quando entra em contato com o ambiente.
- Estude a composição
A associação de outros ativos pode potencializar ainda mais a ação da vitamina C e ainda oferecer mais benefícios aos cuidados com a pele. Por isso, observe o rótulo do dermocosmético como um todo, não apenas a concentração de vitamina C.
O ácido hialurônico, por exemplo, se associado, ajuda na hidratação da pele e na produção de um efeito iluminado. O mesmo vale para vários outros ativos que complementam a ação da vitamina C.
Agora que você já sabe como escolher, entenda melhor a importância de indicar a vitamina C para a cliente usar na rotina de skincare, não apenas da clínica de estética:
Qual a importância de indicar vitamina C para as clientes?
A produção de colágeno pode não ser potencializada com um único tratamento realizado na clínica de estética. O mesmo vale para o clareamento de manchas, desinflamação e outros tratamentos. Normalmente, essa melhoria é resultado de uma série de cuidados diários com a pele.
Por isso, assim como as esteticistas têm o costume de indicar hábitos de skincare e de ingestão de água, a vitamina C também deve fazer parte da rotina das clientes. Esse hábito vai, inclusive, potencializar os resultados dos procedimentos feitos na clínica de estética.
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Além disso, adicionar vitamina C à rotina de cuidados da sua cliente pode não apenas iluminar, mas também proteger a pele contra danos causados pela exposição ao sol e radicais livres nocivos.
Avalie qual a melhor forma de inserir a vitamina C no skincare das suas clientes: seja na limpeza facial, com loções, óleos ou hidratantes.
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