O número de clínicas de estética vem crescendo consideravelmente, assim como o nível de especialização dos profissionais e a busca por tratamentos estéticos. Logo, é essencial que as esteticistas busquem se aprofundar na área e utilizar estratégias para vender mais.
Nossos consumidores não estão interessados apenas nos tratamentos. Hoje, quem procura uma clínica de estética está também buscando profissionais que ofereçam experiências completas, desde as primeiras consultas até o tratamento home care.
Então, é fundamental conhecer as tendências e produtos mais amados pelos consumidores, entregando exclusividade e aumentando a chance de fidelização.
Para muitos profissionais acompanhar as exigências de clientes tão antenados às novidades do mercado, ao mesmo tempo em que fazem a gestão da sua clínica pode ser uma tarefa complicada.
Você consegue entregar experiências únicas aos seus clientes e manter seu faturamento alto?
Desse modo, pensando em otimizar as suas relações com os clientes, fidelizando e fazendo sua clínica de estética faturar ainda mais, reunimos estratégicas essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.
Continue a leitura e confira!
Determine o público-alvo da sua clínica de estética
Mantenha atualizações frequentes para vender mais
Sua clínica de estética com presença online
Aproveite as oportunidades para vender seus serviços
Mantenha a capacitação da sua equipe para vender mais
Crie bons relacionamentos com os clientes
Indique bons produtos de beleza home care
Determine o público-alvo da sua clínica de estética
Primeiro, para oferecer bons tratamentos e procedimentos você precisa definir quem é a pessoa com quem deseja trabalhar. Desse modo, você pode realizar análises profundas de desejos e dores do seu público-alvo e entender mais sobre ele.
Ao determinar quem é o seu público-alvo, um dos principais pensamentos deve ser como atrair seus clientes de modo mais efetivo e quais ferramentas serão necessárias para isso?
Com as respostas destas perguntas, você pode entregar um trabalho mais focado, gerando identificação e utilizando uma comunicação mais certeira com seus consumidores.
Investir em clientes que sejam compatíveis com os serviços que a sua clínica oferece, além de poupar tempo e dinheiro, mostra que você é especializado em algo, refletindo em aumento da autoridade sobre um tratamento e também agregam exclusividade em quem realiza os procedimentos com você.
A experiência do consumidor está cada dia mais relevante no mercado, tanto de estética quanto nos outros. Por isso, sempre que for interagir com seus clientes, busque entender quais são suas preferências, criando um relacionamento.
E então, você precisa determinar: para quem você quer vender?
Conforme citamos antes, é fundamental se antecipar sobre as demandas do mercado e quais serão os próximos procedimentos e tratamentos em alta.
Agradando suas clientes com novidades e promovendo serviços que atingirão o público certo.
Entretanto, se for do seu interesse, você pode escolher trabalhar com nichos específicos. Por meio das especializações na área da estética, você tem acesso a diversas oportunidades, entregando tratamentos focados e exclusivos que permitem cobrar valores mais altos.
Tudo vai depender de quem você deseja atender e o nível de domínio que você tem sobre a área escolhida.
Leia mais: Como abrir uma clínica de estética
Pensando no que suas clientes querem, vamos ver como aumentar a sua oferta de produtos e tratamentos de beleza.
Mantenha atualizações frequentes para vender mais
Muitas vezes as clientes chegam em sua clínica de estética, não por desejarem passar por um procedimento, e sim, porque desejam o resultado que ele consegue trazer, a transformação que fará na vida delas.
Aliás, elas podem procurar tratamentos porque alguém comentou como os resultados são incríveis, as influenciando a conhecer mais.
Desse modo, estar por dentro das novidades, permite que você indique procedimentos e tratamentos relacionados à solução que elas procuram. Então, saiba aproveitar essas oportunidades para aumentar a sua oferta de produtos e serviços.
Embora sua cliente tenha procurado a clínica pensando em um procedimento específico, você pode auxiliá-la e indicar um ou mais tratamentos com melhores resultados, considerando o caso dela.
Assim, além de mostrar o quanto você se preocupa em encontrar a solução que ela precisa, melhorando seu relacionamento e possibilitando maiores chances de fidelização, você ainda mostra autoridade e domínio sobre o assunto.
Para que você possa realizar recomendações certeiras, é preciso estar por dentro das principais tendências do mercado. Por meio da tecnologia, é possível manter atualizações frequentes e valorizar seu trabalho.
Os procedimentos e tratamentos estéticos seguem tendências cada vez mais rápidas, mas, ao invés de conhecer apenas o básico, você pode se aprofundar no assunto e entender como aplicá-los, apresentando novidades às suas consumidoras e gerando mais vendas.
Para valorizar ainda mais seus atendimentos, você pode recomendar tratamentos home care. Assim você agrega valor e aumenta as chances da sua cliente procurar a clínica novamente.
Embora, muitas vezes o tratamento home care funcione como complementar a outros procedimentos, realçando os resultados, eles possuem o potencial de aumentar a lucratividade em seu empreendimento e garantir exclusividade.
Agora que você entende a importância de oferecer diversos serviços, produtos e procedimentos com alta demanda, vamos entender mais sobre a relação da interação online com seu negócio na área da beleza.
Sua clínica de estética com presença digital
As estratégias do marketing digital podem ser aliadas incríveis para os negócios da sua clínica de estética. Com elas é possível conquistar novas pacientes, fidelizar as que já existem e aumentar as chances de se tornar uma referência na área da beleza.
Você aprendeu como conhecer o seu público e o quão valioso é ter diversos produtos e serviços para oferecer, as estratégias online são importantes para chamar a atenção deles para o seu trabalho.
Nessa etapa é essencial ter sua clínica aparecendo no Google, além de priorizar ações que fortaleçam a sua marca e presença nos resultados de pesquisa. Suas clientes provavelmente adoram redes sociais e é lá que elas precisam encontrar a sua clínica de estética.
Por meio da produção de conteúdo relevante e estratégias para captação de novos clientes você terá uma comunicação maior e alcance para sua clínica. Mas, não é tão simples. É preciso pensar em conteúdos que suas clientes queiram ver e responder suas principais dúvidas.
Interagir com o público, com atenção e cuidado, utilizando tom de voz característico da sua marca, pode atrair clientes e torná-los verdadeiros fãs da sua empresa. Inclusive, são eles que irão recomendar, fazendo seu serviço chegar em mais pessoas.
Aliás, você lembra quando comentamos de utilizar produtos de qualidade no tratamento home care ou pós procedimentos? Ele também é importante para gerar engajamento para sua clínica, mostrando como seus serviços são completos e o quão cuidadosa você é com as suas clientes.
Aqui é importante criar metas, considerando os seus investimentos e futuros objetivos da sua clínica de estética, só assim você poderá compreender se está evoluindo ou não e qual o poder das redes sociais nos resultados da sua empresa.
Além do que já comentamos, você pode utilizar ações simples para promover sua clínica e trazer mais resultados:
- Use o instagram para mostrar resultados dos seus protocolos
- Crie stories para responder dúvidas e falar com as suas clientes
- Tenha um site e portfólio online para mostrar seus resultados
- Utilize ferramentas de agendamento de consultas online para otimizar seu trabalho
Vamos conferir como você pode utilizar as datas comemorativas e pacotes promocionais para vender mais em sua clínica de estética.
Aproveite as oportunidades para vender seus serviços
Criar pacotes diferenciados ou promoções que se encaixem em datas comemorativas pode auxiliar a vender mais na sua clínica de estética. Isso porque as pessoas adoram comemorar, ainda mais com valores diferenciados.
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Nestes casos, é importante planejar com antecedência a fim de oferecer serviços com valores promocionais e promovendo benefícios em relação a compras em sua clínica.
Outra ótima alternativa para aumentar as vendas e que não pode faltar no seu planejamento são as datas especiais como o Dia das Mães, aniversários, pacotes de verão e inverno, entre outras possibilidades.
Vamos entender como a capacitação da sua equipe influencia em atendimentos de melhor qualidade e refletem diretamente no lucro da sua clínica de estética.
Mantenha a capacitação da sua equipe para vender mais
Além de encontrar as pessoas certas para trabalharem em sua clínica de estética, é importante manter a atualização e capacitação destas pessoas sempre em dia para oferecer atendimentos de qualidade e garantir mais vendas.
Como profissional responsável pela clínica de estética, você tem um papel importante no crescimento constante da sua equipe. Desse modo, é fundamental que você esteja sempre incentivando e apoiando novos aprendizados e maneiras mais eficientes de se trabalhar.
Embora alguns profissionais pensem que o mais importante é o crescimento individual, ter uma equipe capacitada e que acompanhe o ritmo acelerado das tendências faz com que sua clínica seja ainda mais valorizada.
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Além disso, quando seus pacientes são atendidos na sua clínica eles podem passar por diversos profissionais. Desse modo, é importante que os treinamentos sejam realizados visando a melhora do relacionamento entre cliente e profissional, assim como a entrega de resultados.
É importante deixar claro para a sua equipe que os treinamentos tem como objetivo beneficiar a todos, agregando conhecimentos e experiências em suas áreas de atuação.
Afinal, ter uma equipe treinada, com capacidade para oferecer atendimentos gentis e ágeis possibilita atender maior número de clientes, mantendo a qualidade e promovendo, não apenas os profissionais, mas a clínica como um todo.
Crie bons relacionamentos com os clientes
Uma das etapas essenciais para fidelizar suas clientes é estabelecer uma relação saudável e próxima, diferenciando a sua clínica de estética das outras.
Alguns fatores podem levar suas pacientes a procurarem atendimento em outros locais, como:
- Má recepção
- Demora nos atendimentos
- Insistência
- Falta de delicadeza
Para evitar essas situações e melhorar o atendimento da sua clínica de estética, é importante estar disponível a escutar feedbacks das suas clientes.
A empatia é uma das práticas mais importantes e menos valorizadas pelas empresas. No entanto, quando se trata de clínicas de estética ela deve ganhar uma atenção ainda maior.
Ao invés de valorizar o quanto a sua empresa é maravilhosa, escute suas clientes com atenção e valorize suas necessidades. Investir na confiança e mostrar o quanto sua cliente é importante, pode ajudar a conquistá-la.
Resolver atendimentos com agilidade e rapidez é algo que pode agradar, e muito, as suas clientes. Aqui, é importante tentar resolver o mais rápido possível qualquer imprevisto, perguntando como a cliente está e o que achou do atendimento.
Falando nisso, os feedbacks são essenciais para desenvolver um ótimo trabalho. Logo, escutar com atenção, mesmo se forem respostas negativas pode agregar no crescimento da sua empresa.
Digamos que você realizou tudo que comentamos agora até para gerar bons relacionamentos com as suas clientes. Para fechar com chave de ouro, pode investir em promoções exclusivas e de acordo com as necessidades delas.
Desse modo, além de você mostrar que se importa com elas, você demonstra o quanto valoriza elas como clientes, oferecendo serviços e produtos importantes.
Porém, saiba respeitar a negativa também. Caso suas clientes não queiram uma promoção ou algum serviço, produto que você oferecer, não insista, isso pode ter o efeito contrário.
Por fim, se você conseguiu gerar bons relacionamentos pode esperar a fidelização das suas clientes e indicação da sua clínica para outras possíveis consumidoras. Neste caso, você pode ainda oferecer bonificação caso alguma amiga entre em contato ou faça um tratamento.
Link: Estratégias para vender mais em sua clínica de estética
Agora que você conhece as principais dicas para um relacionamento de sucesso com as suas clientes, vamos entender como indicar produtos home care pode otimizar os resultados dos seus serviços.
Indique bons produtos home care
Os produtos home care são fatores importantes para esteticistas que desejam obter altos faturamentos, funcionando como uma porta de entrada para muitas vendas maiores. Além disso, são aliados essenciais na hora de valorizar o seu atendimento e relacionamento com as clientes.
Recomendar produtos home care de qualidade garante que você destaque a sua clínica e a diferencie das outras.
Primeiro, você precisa conhecer a cliente e quais resultados ela deseja obter, assim como estudar sobre o produto que você quer indicar. Para garantir bons resultados, é preciso indicar apenas os produtos que você confia e que podem agregar no tratamento.
Pensando em oferecer cuidados ainda mais especializados, você pode indicar as rotinas completas da Bioage, conforme as necessidades da cliente. Por exemplo:
- Rotina Skincare Clareadora e Hidratante
- Rotina Skincare com Vitamina C e Hidratante
- Rotina Skincare Antienvelhecimento e Hidratante
- Rotina Skincare Antiacne e Hidratante
Existem outras rotinas que podem ser oferecidas as suas clientes, garantindo qualidade, confiança e ajudando você a fidelizar e vender mais em sua clínica de estética.
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