Um dos tratamentos mais procurados em clínicas de estética é o peeling. Muito utilizado para estimular a renovação celular, essa técnica ainda ajuda no clareamento de manchas e na revitalização da pele.
Porém, graças aos ativos utilizados, muitos desses procedimentos acabam sendo agressivos, deixando marcas ou vermelhidão logo após a aplicação e exigindo vários cuidados por parte da(o) cliente, para evitar problemas como manchas, por exemplo.
Neste artigo vamos falar de um peeling menos agressivo, mas não menos eficiente, e que é amplamente usado em diversos tipos de pele. É o peeling ultrassônico. Já ouviu falar nele?
Continue a leitura para saber do que se trata, quais as funções do peeling ultrassônico, seus benefícios e para quais casos ele é recomendado.
O que é peeling ultrassônico?
Para que serve o peeling ultrassônico?
Quais os benefícios em se utilizar o peeling ultrassônico?
Como funciona e dicas de uso do peeling ultrassônico
Em que áreas o peeling ultrassônico pode ser utilizado?
Quais tratamentos podem ser feitos em conjunto com o peeling ultrassônico?
Quais cuidados devem ser tomados ao aplicar o peeling ultrassônico?
O que é peeling ultrassônico?
Peeling ultrassônico é uma técnica que usa vibrações intensas, de alta frequência, para remover as células mortas da camada superficial da pele. As ondas ultrassônicas promovem a vibração de uma espátula que, em contato com a pele, faz uma espécie de raspagem.
Além disso, a vibração ultrassônica também ajuda na síntese de colágeno e elastina, estimulando o rejuvenescimento da pele, no clareamento de manchas e na melhora do aspecto geral da pele, pois estimula a microcirculação e oxigenação da região.
Seu uso pode ser como um tratamento independente, ou ainda ser combinado com outros procedimentos. Falaremos com mais detalhes de todos esses aspectos a seguir.
Para que serve o peeling ultrassônico?
O peeling ultrassônico é eficiente e muito versátil, podendo ser aplicado em diversas áreas do corpo, com diferentes finalidades. Conheça as principais a seguir:
Limpeza de pele com peeling ultrassônico
A principal função desse peeling é promover a limpeza da pele. A espátula do equipamento, juntamente com as ondas ultrassônicas emitidas, retira a camada queratinosa superficial da pele.
Essa camada, por ser composta basicamente de células mortas, possui um aspecto opaco e esbranquiçado, além de que pode gerar descamação em alguns pontos, devido ao seu acúmulo.
O peeling ultrassônico promove então uma limpeza mais profunda, pois a vibração da espátula aumenta a emoliência da pele, facilitando a remoção de impurezas.
Ler mais: Limpeza de pele profissional: tire suas dúvidas e veja dicas para lucrar mais
Preparação de pele para outros procedimentos
Muitos procedimentos necessitam que seja feita uma limpeza na pele antes de sua execução. Para esses casos, o peeling ultrassônico é uma ótima pedida, pois retira toda a pele morta e impurezas, além de melhorar a circulação sanguínea da região. Isso ajuda no resultado de todo o processo no final do procedimento seguinte.
Tratamentos com peeling ultrassônico
Além de sua eficiência na limpeza de pele, o peeling ultrassônico pode ser utilizado em tratamento de manchas, prevenção de rugas, linhas finas de expressão, olheiras, bem como estrias e cicatrizes. Sua ação também estimula o rejuvenescimento da pele.
Quais os benefícios em se utilizar o peeling ultrassônico?
É indolor
Um dos grandes atrativos do peeling ultrassônico é que, além de entregar resultados, este tratamento é indolor e não causa vermelhidão na pele, evitando inconvenientes típicos de outros tipos de peeling, sobretudo os que fazem uso de ativos muito fortes.
Ler mais: Peeling enzimático: como indicar o tratamento com enzimas naturais para as clientes
Melhora os resultados do uso de produtos
Graças à vibração da espátula, o peeling ultrassônico promove a hidratação e a nutrição dos tecidos, bem como aumenta a permeabilidade dos ativos utilizados durante o procedimento, potencializando os resultados.
Indicado para todos os tipos de pele
Por ser uma técnica pouco agressiva, o peeling ultrassônico pode ser usado em peles sensíveis e acneicas, sem provocar vermelhidão ou descamação. Além de não ter nenhuma restrição a qualquer tom de pele. Isso é uma grande vantagem, pois alguns tratamentos podem causar hiperpigmentação.
Desintoxica
A vibração ultrassônica ativa e estimula a microcirculação, realizando uma drenagem na área. Isso promove a desintoxicação da pele durante o processo.
O procedimento ajuda também a emulsionar e retirar todo o sebo presente na superfície da pele.
Previne o aparecimento de linhas de expressão e rugas
Além de ser excelente para a limpeza da pele, o peeling ultrassônico estimula a síntese de colágeno e elastina. Com isso a pele tende a ficar mais firme, evitando a formação de rugas e linhas de expressão.
Clareia manchas
O peeling ultrassônico também clareia progressivamente manchas na pele e melhora o aspecto das olheiras, uma vez que hidrata e estimula a renovação celular.
Ler mais: Tudo sobre olheiras: conheça os diferentes tipos e tratamentos
Melhora o aspecto da pele
Somando todas essas vantagens, é visível como a aplicação do peeling ultrassônico dá à pele um aspecto viçoso, luminoso e bonito, já que as células mortas foram retiradas, os tecidos foram hidratados e a circulação sanguínea da área foi favorecida.
Como funciona e dicas de uso do peeling ultrassônico
O peeling ultrassônico funciona da seguinte forma: o aparelho emite uma onda sônica que provoca vibrações intensas na espátula que fica na ponta do aparelho. Essa espátula será utilizada na pele da(o) cliente, realizando o procedimento de limpeza.
Para isso, o equipamento é utilizado no modo contínuo e a espátula fica na posição invertida. Isso ajuda no processo que quase se assemelha à uma “raspagem”, retirando a camada de sujeira e células mortas da pele. Durante o procedimento a espátula pode esquentar, mas não se preocupe. Isso é absolutamente normal.
Outra forma de usar o peeling ultrassônico, além do modo contínuo, é no modo pulsado. Essa variação é muito utilizada quando se deseja aplicar algum produto na pele do(a) cliente. Isso porque as ondas pulsadas ajudam a penetração do ativo nas camadas mais profundas da pele.
Mas a recomendação para esse procedimento é fazer uso de produtos de alta qualidade e de preferência os que tenham consistência líquida. Os produtos na forma de creme ou de óleo possuem moléculas maiores, portanto o processo de ultrapassar as barreiras mais externas da pele acaba sendo um pouco mais complicado para eles.
Após o uso, todo o equipamento, em especial a espátula, precisa ser higienizado logo em seguida. Para isso, o ideal é utilizar álcool 70% ou clorexidina.
Ler mais: Dicas para um tratamento de peeling profissional em sua clínica
Em que áreas o peeling ultrassônico pode ser utilizado?
Por ser um tratamento pouco agressivo, o peeling ultrassônico pode ser utilizado em diversas áreas do corpo, incluindo aquelas que possuem pele sensível. Não é de praxe este procedimento deixar marcas ou vermelhidão.
Essas características tornam este peeling uma técnica recomendada até para pessoas que estão se preparando para um casamento ou outro evento importante. O ultrassom vai devolver o viço, o brilho e a maciez à pele, melhorando visivelmente seu aspecto, sem o ônus de causar irritações ou sensibilidade tão perto de uma data importante, ainda mais no rosto.
Quais tratamentos podem ser feitos em conjunto com o peeling ultrassônico?
Por si só essa técnica já entrega muitos resultados. Porém, por sua característica de potencializar a ação de ativos e outros tratamentos, o peeling ultrassônico também é utilizado em conjunto com outros procedimentos. Conheça alguns:
Peeling ultrassônico com microcorrente (MENS)
A microcorrente é muito utilizada em procedimentos estéticos que visam o rejuvenescimento facial. Por sua ação cicatrizante, ela também é utilizada com eletrodos em quadros pós-operatórios para auxiliar no processo de recuperação.
Outro grande uso da microcorrente está no tratamento da acne e úlceras, muito disso também pela sua ação que favorece a cicatrização.
Ler mais: Ultrassom microfocado e macrofocado: remova a flacidez localizada da vida das suas clientes
Juntamente com o peeling ultrassônico, essa técnica é muito utilizada justamente na recuperação de cirurgias faciais. Sua ação combinada promove a captação de oxigênio pela pele, melhora o transporte de aminoácidos e membranas, a síntese de proteínas e ajuda a restabelecer a bioeletricidade dos tecidos.
Peeling ultrassônico com corrente microgalvânica (GMES)
Também conhecida como corrente micropolarizada, a microgalvânica visa o combate às linhas de expressão e rugas por meio do eletrolifting. Juntamente com o peeling ultrassônico, essa técnica auxilia na permeação de ativos nos tecidos pela ionização das substâncias.
Ao utilizar produtos de boa qualidade, é possível potencializar a ação de ativos como o ácido hialurônico, o pantenol e o DMAE, promovendo uma hidratação profunda.
Ler mais: Profissional: quais protocolos associar com a limpeza de pele
Quais cuidados devem ser tomados ao aplicar o peeling ultrassônico?
Para tirar o máximo proveito do peeling ultrassônico, alguns cuidados são indispensáveis:
- Este procedimento não é recomendado para gestantes.
- Não se deve utilizar o peeling ultrassônico em cima de feridas e lesões.
- A pele precisa estar higienizada e tonificada para receber o peeling ultrassônico. O processo de emoliência é fundamental para o sucesso da aplicação dessa técnica.
- Pela sua natureza, o ideal é que o peeling seja feito sobre a pele molhada, uma vez que o ultrassom precisa de um meio para sua condução.
- O tempo máximo de aplicação para cada modalidade do peeling ultrassônico é de 10 minutos em toda a região do rosto. Para mais praticidade, muitos aparelhos desligam automaticamente após atingirem esse tempo de uso.
- A limpeza de pele com peeling ultrassônico pode ser realizada a cada 15 ou 30 dias.
- Após a aplicação do peeling, a sujeira deve ser limpa da pele do paciente com ajuda de um tônico ou de uma água termal.
- É recomendado finalizar o procedimento aplicando filtro solar na pele.
Ler mais: Cuidados pós limpeza de pele: saiba o que recomendar e aumente seus lucros
Agora você sabe tudo sobre o peeling ultrassônico e pode oferecer esse procedimento na sua clínica de estética. Conheça os produtos Bioage e conquiste ainda mais seus clientes com os resultados de peelings!