O equipamento de alta frequência é uma ferramenta que costuma marcar presença em diferentes tipos de tratamento, já que ele também é utilizado como complemento a outros procedimentos.
Isso acontece graças aos diversos benefícios que essa técnica oferece. Além disso, as contraindicações ao uso de alta frequência são bem específicas, o que torna esse tratamento indicável para a grande maioria das pessoas.
Mas, se você ainda não está familiarizado com esse tipo de procedimento, continue a leitura para saber o que é alta frequência, como ela funciona e todos os seus benefícios.
O que é alta frequência?
Quais são os benefícios da alta frequência?
Como funciona a alta frequência?
De que formas a alta frequência pode ser utilizada?
Para que serve a alta frequência na limpeza de pele?
Quando a alta frequência pode ser usada?
Tipos de eletrodos utilizados na alta frequência e suas funções
O que é alta frequência?
Alta frequência é uma técnica utilizada na maioria dos centros de estética por ser extremamente versátil. Ela é feita a partir de um equipamento chamado HF, ou High Frequency (Alta Frequência, em inglês).
Esse equipamento é um dos primeiros a serem adquiridos pela maioria dos estabelecimentos de estética, justamente pela alta frequência ser quase um protocolo utilizado antes ou depois de diversos procedimentos. Isso, graças ao seu efeito bactericida, além dela funcionar também como um cauterizante em pequenas lesões.
Ler mais: Procedimentos estéticos que aumentam a permeabilidade cutânea das suas clientes
Quais são os benefícios da alta frequência?
A alta frequência possui tantos benefícios e utilidades que vão além da estética que fica fácil entender porque tantos profissionais são adeptos dessa tecnologia e a recomendam para seus pacientes. Acompanhe:
- Bactericida: a alta frequência elimina e evita a proliferação de bactérias na pele, auxiliando no processo de limpeza.
- Fungicida: da mesma forma, essa tecnologia elimina fungos causadores de micoses, descamações e outros problemas de pele. Essa função é especialmente interessante no caso de tratamentos realizados no couro cabeludo.
- Vasodilatador: as ondas de alta frequência aumentam a capacidade dos vasos sanguíneos, melhorando consideravelmente o fluxo sanguíneo.
- Oxigenante: com a melhora da circulação sanguínea, aumenta também a oxigenação das células.
- Metabolismo celular: a alta frequência aumenta a temperatura da região, ativando e acelerando o metabolismo celular.
- Cauterização: uma das principais vantagens da alta frequência é o seu poder de cauterização. Com ele é possível tratar pequenos machucados, inflamações, pelos encravados e acelerar o processo de recuperação da pele.
- Revitalização: a combinação de todas essas vantagens resulta na melhoria considerável da saúde e aspecto da pele. Após um número de sessões é possível notar a revitalização, o viço e o brilho da região que recebeu o tratamento.
Como funciona a alta frequência?
A tecnologia de alta frequência funciona a partir de um eletrodo acoplado no aparelho, que emite uma corrente elétrica alternada de alta frequência (e é daí que vem o nome deste tratamento).
Ler mais: Tratamentos, equipamentos e produtos estéticos indispensáveis em clínicas de sucesso
A corrente alternada é conduzida dentro do eletrodo de vidro pelo gás dentro dele. Esse gás pode ser argônio, xenônio ou neônio.
Assim, ao passar pelo gás, a corrente elétrica gera uma tensão alternada na superfície de vidro. Tal tensão produz faíscas na ponta do eletrodo, transformando ar ao redor em gás ozônio.
A condução da corrente alternada pode se dar através do gás do eletrodo de maneiras diferentes. Isso abre a possibilidade de existir os diversos tipos de aplicações do alta frequência, dependendo do tratamento e do resultado que é desejado.
Fluxação
Essa aplicação faz com que a passagem da corrente pelo eletrodo seja lenta. Isso permite que o eletrodo fique em contato direto com a pele sem causar nenhum dano.
A técnica de fluxação é indicada para tratamentos capilares, pós-depilatórios ou ainda após a limpeza de pele.
Faiscamento direto
Pode ser utilizado nos mesmos tratamentos que a fluxação seria. A diferença, é que no faiscamento direto o eletrodo não pode estar em contato com a pele por conta das faíscas geradas pela corrente, como o nome sugere.
Faiscamento indireto
Esse método é posto em prática por mais de uma pessoa. No faiscamento indireto, o paciente segura o eletrodo enquanto o profissional fica pinçando a pele. O objetivo é estimular as terminações nervosas e a permeação dos ativos dos produtos.
Ler mais: Hidratação para cada tipo de pele: conheça os ativos e produtos mais eficientes do mercado
Fulguração
A fulguração é empregada em tratamentos que envolvem cicatrização e estancamento de sangue. Para esta técnica, é usado especificamente o eletrodo do tipo cauterizador ou fulgurador.
De que formas a alta frequência pode ser utilizada?
Se engana quem acha que essa tecnologia é usada somente no rosto. A alta frequência pode ser benéfica para diversas partes do corpo:
- Alta frequência capilar: um dos usos dessa técnica é para o tratamento do couro cabeludo. Ela aumenta a oxigenação da pele e das células da região, melhora a circulação sanguínea, além de eliminar fungos e bactérias. O tratamento de alta frequência ainda ajuda no controle da alopecia seborréica, entre outros problemas.
- Alta frequência facial: na pele do rosto a alta frequência é muito útil como complemento a outros procedimentos. Além de, claro, ter seus próprios benefícios: ela desinfeta e revitaliza a pele, cauteriza pequenas lesões e ajuda a tratar infecções.
Outra utilização interessante da alta frequência facial é no tratamento de falhas na sobrancelha. Os resultados podem ser sentidos em cerca de 4 meses de uso.
- Alta frequência nos pés: outra área que usa bastante a alta frequência é a podologia. O uso do aparelho nos pés é um tratamento interessante contra micoses e verrugas. A alta frequência também ajuda a melhorar o aspecto das unhas dos pés.
- Alta frequência na depilação: no processo depilatório, a alta frequência pode ser uma grande aliada, primeiro pelo seu efeito bactericida. Além disso, seu uso ajuda a evitar a foliculite e trata pelos inflamados e encravados.
Para que serve a alta frequência na limpeza de pele?
Especificamente no procedimento de limpeza de pele, a alta frequência desempenha um papel muito interessante. Para além dos já comentados efeitos bactericidas e fungicidas, a ação das correntes emitidas pelos eletrodos facilita a penetração dos ativos dos outros tratamentos na pele.
Ler mais: Eletroterapia estética: como aproveitar todos os benefícios do procedimento
Sendo assim, a alta frequência acaba sendo um aliado poderoso para potencializar a ação da limpeza, entregando resultados muito mais satisfatórios e em pouco tempo.
O efeito cauterizador da alta frequência também é uma boa ajuda para peles acneicas e oleosas, com inflamações e após a retirada de pápulas e pústulas.
Ler mais: Profissional: quais protocolos associar com a limpeza de pele
Quando a alta frequência pode ser usada?
A princípio esse tipo de tratamento é indicado livremente para a maioria das pessoas, salvo algumas exceções. A alta frequência não é indicada nos casos de:
- Gestantes.
- Pacientes com câncer.
- Portadores de doenças cardíacas.
- Pessoas com marcapasso.
- Pessoas com epilepsia.
- Diabéticos que estejam fora do tratamento.
- Pessoas com distúrbios de sensibilidade.
- Portadores de pinos e placas metálicas na região onde se faria o procedimento.
Além disso, é contraindicado associar o tratamento de alta frequência com cremes ou loções que contenham substâncias inflamáveis na composição, como álcool, éter ou acetona, sob o risco de causar queimaduras na área da pele em questão.
Tipos de eletrodos utilizados na alta frequência e suas funções
Como podemos observar, a alta frequência é uma técnica muito versátil, com a possibilidade de ser usada de diversas formas e para diferentes objetivos. Para isso foram desenvolvidos eletrodos específicos, também chamados de aplicadores, para cada tipo de uso.
Eletrodo esférico
Caracterizado por uma esfera na ponta, que pode ser maior ou menor, dependendo de onde se deseja aplicar. Esse eletrodo é utilizado quando é necessário contato direto com a pele. Seu uso é mais frequente em tratamentos feitos no rosto, no pescoço e nos pés.
Eletrodo pente
Como o nome sugere, esse aplicador tem um formato de pente e a intenção é justamente acomodá-lo melhor entre os cabelos e fazer as partes que seriam as “cerdas” chegarem ao couro cabeludo.
Esse eletrodo é ideal para o tratamento da oleosidade, queda de cabelo e alopecia seborréica. Pode ser utilizado com as técnicas de fluxação ou faiscamento direto.
Eletrodo forquilha
Este aplicador possui um formato curvo, que se adapta perfeitamente à região do pescoço, das mamas e coxas. Também pode ser usado nos métodos de fluxação e faiscamento direto.
Eletrodo cauterizador
Também conhecido como eletrodo fulgurador. Ele é usado na técnica de faiscamento direto, de forma localizada para cauterizar pequenas feridas e manter o equilíbrio da pele (homeostasia).
Eletrodo rolinho
Esse aplicador é muito utilizado para revitalizar a pele e tratar linhas de expressão. Destaca-se também seu efeito cicatrizante e calmante, sendo muito bem-vindo após o procedimento de limpeza de pele.
Eletrodo antirrugas
Este aplicador possui uma ponta fina para uso em regiões específicas em que se deseja combater o surgimento de rugas e linhas de expressão, pois seu faiscamento promove a produção de colágeno e elastina.
Ler mais: Conquiste as clientes com tratamentos e protocolos anti-idade eficazes da Bioage
Eletrodo saturador
O saturador é um aplicador utilizado no método de faiscamento indireto e tem um bom desempenho quando empregado junto a dermocosméticos, pois ele melhora a circulação do sangue e a permeação dos princípios ativos. Ele também aumenta a elasticidade da pele para um aspecto mais jovial e saudável.
Se você se interessou pelos tratamentos de alta frequência, saiba que é possível adquirir um equipamento desse tipo para utilizar em casa na sua rotina de cuidados com a pele.
Caso deseje potencializar ainda mais os efeitos, não se esqueça de utilizar os produtos adequados, com ativos eficientes.
A Bioage possui um extenso catálogo de produtos de qualidade para sua clínica de estética, consultório e também para seu uso pessoal. Visite nossa loja online para conhecê-los!