Uma pesquisa realizada pelo instituto Qualibest em 2017 revelou que 9 em cada 10 brasileiros têm medo de envelhecer. Porém, muitos desconhecem os efeitos da oxidação no envelhecimento precoce e como a ação antioxidante pode ajudar a evitar esse problema.
Dito isso, esse medo de envelhecimento, chamado de gerontofobia, também precisa ser combatido em clínicas de estética. Sendo necessário informar para suas pacientes que é um processo natural e deve ser feito de forma saudável.
Porém, junto com a oxidação, a glicação e os fatores externos como a exposição solar e uma má alimentação, a grande maioria das pessoas apresentam um envelhecimento cutâneo acelerado e precoce, o que definitivamente precisa ser combatido.
Dito isso, para que você possa impulsionar os resultados dos tratamentos anti-idade da sua clínica, elaborei este artigo contendo tudo o que você precisa saber sobre a oxidação e a ação antioxidante em dermocosméticos.
Assim, diminuindo os efeitos do envelhecimento em suas clientes. Aproveite a leitura!
O que é a oxidação da pele?
Como auxiliar suas clientes a evitarem o efeito da oxidação?
O que são produtos antioxidantes?
Quais são os principais ativos antioxidantes?
O que é a oxidação da pele?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia define a oxidação como um dos principais fenômenos causadores do envelhecimento cutâneo.
Dessa maneira, esse processo altera a função das células e danifica o metabolismo celular, o que faz com que a pele tenha um processo de regeneração mais lento.
Além disso, quando combinada com fatores externos, como a falta de proteção à exposição solar e o tabagismo, por exemplo, potencializa o aparecimento de rugas, a perda de brilho e luminosidade da pele.
Isso tudo por meio de danos oxidativos, causados quando a pele é exposta a diversos agressores que geram radicais livres.
Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas em condições normais em nosso organismo, ou seja, basta viver e respirar que nossos corpos irão produzi-los.
Assim, pequenas quantidades são de extrema necessidade para um bom funcionamento do organismo. Porém, quando são encontrados em excesso, reagem diretamente com as estruturas da pele, como lipídios, proteínas e DNA, alterando-as.
Ademais, também estamos constantemente expostos a agressores externos que podem causar um aumento desses radicais livres, incluindo:
- Radiação UV
- Poluição
- Estresse
- Fumaça do cigarro
- Dieta rica em açúcar
- Falta de sono adequado
Assim, para combater e retardar esse fenômeno, é necessário contar com cuidados preventivos e uso de produtos com ação antioxidante.
Como auxiliar suas clientes a evitarem o efeito da oxidação?
Para prevenir a oxidação da pele e os efeitos do excesso de radicais livres, as ações de prevenção incluem desde a adoção de uma rotina alimentar saudável até o uso diário de protetor solar.
Dito isso, entre os principais alimentos antioxidantes para pele, podemos citar:
- Tomate
- Melancia
- Alho
- Frutas vermelhas
- Pimentão vermelho
- Kiwi
- Alimentos cítricos
- Aveia
- Peixes
- Hortaliças
- Linhaça
- Azeite de oliva
Além disso, evitar o tabagismo e a exposição à poluição, também é um caminho necessário para prevenir-se da oxidação na pele. Sem falar em manter sua rotina de sono em dia e uma excelente hidratação com ingestão de água.
Porém, já para o combate de radicais livres e dos efeitos da oxidação, temos que contar com outro tipo de produto: os antioxidantes.
O que são produtos antioxidantes?
Produtos antioxidantes são dermocosméticos feitos com ativos que promovem a inibição ou redução da oxidação da pele. Assim, protegendo as células sadias contra a ação de oxidação desempenhada pelos radicais livres.
Dessa maneira, as substâncias antioxidantes se ligam aos radicais livres para neutralizá-los, além de hidratarem a pele e ajudarem a manter a barreira cutânea com uma excelente qualidade.
Sendo assim, para obter resultados eficientes, recomende para suas clientes o uso de produtos antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente sem suas rotinas home care.
Além disso, ativos antioxidantes também são capazes de potencializar os efeitos do protetor solar. Assim, ajudando na proteção contra raios UV.
Ler mais: Dicas de venda home care em clínicas de estética: conquiste suas clientes com rotinas de skincare
Portanto, para otimizar sua proteção, procure realizar o uso de protetor solar em conjunto com produtos antioxidantes.
Por fim, a ação antioxidante no organismo de suas pacientes vai atuar de diferentes formas em relação aos radicais livres:
- Inibição da formação de novos radicais livres, inibindo as reações químicas resultantes na sua formação em excesso;
- Reparação das lesões, ajudado a eliminar células danificadas e também reconstituindo as membranas celulares danificadas pela peroxidação lipídica;
- Intercepção dos radicais livres impedindo que eles ataquem tecidos e células saudáveis, como lipídeos, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos e bases do DNA;
Quais são os principais ativos antioxidantes?
Atualmente, existem muitos ativos com ação antioxidante para a pele, porém, os mais recomendados no mundo da beleza são:
Vitamina C
A mais querida das tendências dermocosméticas dos últimos anos, a vitamina C é um poderoso antioxidante, conseguindo neutralizar os radicais livres, além de também apresentar uma série de outros benefícios para oferecer para clientes e aumentar suas vendas.
Assim, esse ativo também possui ação clareadora ao inibir a formação do melasma. Além disso, há a redução de rugas por flacidez, aumentar a síntese de colágeno e elastina da pele.
Outro ponto interessante sobre essa substância, é que possui efeito anti-inflamatório e consegue potencializar a proteção solar ao aplicar antes da fotoproteção.
Conheça mais sobre esse poderoso ativo:
- Guia completo da vitamina C: conheça tudo sobre o poder antioxidante e hidratante desse ativo em tratamentos de pele
- Protocolos de inverno com vitamina C: saiba como oferecer em sua clínica de estética
- Vitamina C pura ou derivada? Saiba qual a melhor escolha para você
Vitamina E
Também conhecida como tocoferol, a vitamina E possui ação poderosa como um antioxidante na prevenção dos danos causados pelos radicais livres.
Além disso, auxilia retardando o envelhecimento, prevenindo o câncer de pele e reduzindo rugas, sem falar na melhora da cicatrização.
Por fim, essa vitamina também age como um poderoso lubrificante e hidratante, auxiliando na recuperação da elasticidade cutânea, sendo ainda potencializada quando associada à vitamina C.
Resveratrol
Outro poderoso antioxidante em cuidados anti-idade. O resveratrol protege contra a ação dos radicais livres e estimula nosso corpo a produzir outros antioxidantes endógenos, aumentando a defesa das células contra agressões externas.
Além disso, esse ativo proporciona:
- Ação antioleosidade
- Ação antiacne
- Ação anti-inflamatória
Ácido ferúlico
O ácido ferúlico é conhecido por fornecer hidrogênio para neutralizar radicais livres. Assim, também age como substância estabilizadora e reparadora, ajudando a potencializar a defesa da pele com o protetor solar.
Por fim, esse ativo também maximiza os efeitos da vitamina C, resultando em uma combinação poderosa de antioxidantes e iluminadores para a pele.
Niacinamida
A forma ativa da vitamina B3, ajudando a manter a pele jovem e mais luminosa. Assim, esse ativo é utilizado para diversos tratamentos anti-idade, clareamento de manchas e uniformização do tom de pele.
Ler mais: Tratamento anti-idade: tenha melhores resultados com protocolos individuais
Ajuda também na renovação celular, potencializando ações antienvelhecimento e a controlar a oleosidade excessiva da pele, agindo diretamente em peles envelhecidas, fotoenvelhecidas, ressecadas ou com acne.
Para contar com todos esses ativos e a melhor tecnologia do mercado da beleza, leve os produtos profissionais Bioage para a sua clínica estética: