A tecarterapia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e destaque entre as maiores empresas de equipamentos estéticos.
Isso porque ela amplia as possibilidades de profissionais se destacarem e saírem na frente ao oferecer tratamentos modernos e eficazes em suas clínicas.
Uma das razões pelas quais a indústria da estética e a demanda pelos procedimentos estão constantemente crescendo são as inovações que você pode ofertar às suas clientes.
Porém, como a tecarterapia é uma tecnologia relativamente nova, é comum que muitas profissionais ainda tenham dúvidas sobre o assunto.
Pensando nisso, eu criei um conteúdo completo sobre o que é tecarterapia, desde os principais benefícios até quando é indicada. Espero que você esclareça todas as suas dúvidas e tenha uma boa leitura.
Qual é a diferença entre radiofrequência e tecarterapia?
Como a tecarterapia funciona?
Quais são os principais benefícios da tecarterapia?
Para quais casos a tecarterapia é indicada?
Redução da celulite e queima da gordura localizada
Drenagem linfática
Estética íntima
O que é a tecarterapia?
Antes de mais nada, o nome da tecarterapia vem de transferência elétrica capacitiva e resistiva de alta frequência e propõe uma evolução nos procedimentos estéticos.
Na prática, nada mais é do que uma terapia eletrotérmica não invasiva que pode ser classificada como termoterapia profunda.
Isso porque ela fornece aos tecidos energia eletromagnética de alta frequência, que consiste na aplicação de uma corrente elétrica dentro da faixa que compreende de 300 kHz a 1.2MHz.
Leia mais: Eletroterapia estética: como aproveitar todos os benefícios do procedimento
Além disso, a tecarterapia se destaca no mercado pois promove o aquecimento nos tecidos de duas maneiras diferentes: pelos sistemas capacitivo e resistivo.
Dessa forma, cada modalidade de produção de calor possui um aplicador distinto, uma vez que a característica de cada um deles está intimamente ligada à forma de condução do calor que proporciona.
Entenda melhor como cada um deles funciona na prática:
- Sistema capacitivo: o eletrodo é revestido e anodizado, assim, diminui o efeito da condução, fazendo com que as cargas elétricas fiquem concentradas mais próximas do aplicador e aqueçam os tecidos mais ricos em água e mais superficiais.
- Sistema resistivo: o aplicador é de aço inoxidável e não possui revestimento, ou seja, possui uma melhor condutividade da corrente elétrica, fazendo com que as cargas elétricas concentrem-se nos tecidos menos ricos em água e mais profundos.
Em outras palavras, o modo capacitivo visa o aumento da vascularização e a redução dessa resistência interna, enquanto no modo resistivo a corrente é capaz de atingir níveis mais profundos para a produção de calor.
Com essa dupla poderosa, a gama de tratamentos se expande e você pode aproveitar dos excelentes resultados da tecnologia em seus protocolos.
Bem como utilizar a aplicação combinada em um mesmo plano de tratamento, de acordo com os objetivos da sua cliente.
Leia mais: Procedimentos estéticos mais procurados para você lotar a agenda da sua clínica de estética
Qual é a diferença entre tecarterapia e radiofrequência?
Os efeitos fisiológicos da tecarterapia são muito semelhantes aos da radiofrequência, porém, com diferenças bem importantes na aplicação e profundidade de aquecimento.
Na radiofrequência a elevação da temperatura tissular do corpo é perfeitamente controlada e suas principais aplicações são a vasodilatação, aceleração do metabolismo e hipertermia.
Como a tecarterapia se vale de um mecanismo semelhante aos do procedimento de radiofrequência, herda todos os pontos positivos do protocolo.
Porém, com a vantagem de atingir níveis mais profundos da pele. Na prática, é uma excelente opção para resultados mais consistentes, rápidos e duradouros.
Enquanto a tecarterapia utiliza corrente elétrica, a radiofrequência apresenta a produção de energia eletromagnética.
Portanto, conta com um diferencial de inovação e uma série de possibilidades, uma vez que permite ação eficaz na estética facial, corporal e íntima.
Como o tratamento da tecarterapia funciona?
Diferente da termoterapia superficial, a corrente elétrica da tecarterapia consegue atingir os tecidos mais profundos da pele, o que causa melhorias na saturação da hemoglobina e aumento da temperatura.
Dessa forma, o sangue circulante dissipa o calor em direção às áreas adjacentes, mantendo a temperatura das estruturas tratadas dentro dos limites desejados.
O processo evita a hipertermia indesejada em tecidos próximos, bem como o calor excessivo durante o tratamento quando não é esse o objetivo.
Na tecarterapia o calor é gerado pelo corpo e não administrado de uma fonte externa e promove os seguintes efeitos:
- Estimulação do sistema circulatório e linfático
- Melhora da circulação sanguínea e o metabolismo da pele
- Possibilidade de um melhor suprimento de oxigênio às células
- Auxílio na regeneração de colágeno e elastina
Primeiramente, a aplicação da tecarterapia deve ser realizada com o aplicador capacitivo e na sequência com o aplicador resistivo.
Dessa forma, o tratamento sequencial faz com que o aumento de temperatura aconteça em várias camadas diferentes.
Isso porque o sistema capacitivo promove o aquecimento da pele e o sistema resistivo promove o aquecimento do tecido subcutâneo, fáscia muscular, músculos e tendões.
Ainda mais, a utilização da tecarterapia gera efeitos atérmicos, térmicos e hipertérmicos devido ao fato de apresentar modo de emissão contínuo e pulsado.
Quer entender melhor como cada uma das modalidades funciona? Então confira as principais diferenças entre elas:
- Atérmica: gera efeito de bioestimulação sem aquecimento.
- Térmica: promove a vascularização e existe a sensação de calor.
- Hipertérmica: existe a hiperativação com geração intensa de temperatura.
Do mesmo modo, também é possível ajustar os parâmetros para promover ou não o calor, de acordo com os objetivos do procedimento estético. Portanto, a tecarterapia é uma tecnologia bastante versátil e de excelente custo-benefício.
Leia mais: Guia da massagem perfeita: dicas para ter sucesso com esse procedimento
Quais são os principais benefícios da tecarterapia?
Se você chegou até aqui então já entendeu porque a tecarterapia conquistou seu merecido lugar nas clínicas de estética.
Isso porque os efeitos térmicos do protocolo são extremamente benéficos para a pele, pois promovem a oxigenação celular e melhoram os processos metabólicos.
Além disso, a tecarterapia tem por finalidade aumentar a espessura da derme e promover a circulação sanguínea, além de estimular a produção de colágeno e elastina na pele.
Ou seja, o procedimento é ideal para clientes que buscam por tratamentos rejuvenescedores na sua clínica de estética.
Leia mais: Dicas para fazer a melhor massagem modeladora e garantir a satisfação das clientes
Outra vantagem é que a aplicação pode ser feita em qualquer estação e época do ano, sem prejuízo para a saúde ou até mesmo para os resultados do tratamento.
Na técnica é promovido um aquecimento subcutâneo que resulta na vasodilatação e aceleração do metabolismo.
Sendo assim, a tecarterapia é ideal para clientes que procuram:
- Queima de gorduras localizadas
- Redução da celulite
- Combate da flacidez
- Melhora do contorno corporal
- Eliminação de fibroses
- Rejuvenescimento da pele
- Diminuição de rugas e linhas de expressão
- Minimiza cicatrizes e marcas de acne
Leia mais: Tratamento anti-idade: tenha melhores resultados com protocolos individuais
Para quais casos a tecarterapia é indicada?
Quando você pensa na aquisição de equipamentos para uma clínica de estética profissional é natural que se preocupe com as possibilidades de tratamentos que podem ser realizados.
Contudo, a tecarterapia se destaca principalmente pela versatilidade, ou seja, pode ser utilizada em diversas disfunções.
Sendo assim, continue a leitura para saber em quais casos indicar o procedimento estético para suas clientes.
Rejuvenescimento facial
Os efeitos de diminuição de rugas e linhas de expressão e combate à flacidez da pele se dão quando a eletricidade de alta frequência é transmitida ao tecido dérmico.
Nesse sentido, a tecarterapia gera uma reação que transforma essa energia em calor, contraindo o colágeno, estimulando os processos de renovação celular da pele, de forma indolor e sem a necessidade de um período de recuperação.
Leia mais: Guia completo de tratamentos estéticos para flacidez facial
Redução da celulite e queima de gordura localizada
Por conta da estimulação localizada que a tecarterapia promove, há um aumento do metabolismo celular, que ocasiona uma indução à lipólise e redução das camadas de gordura.
Além disso, como favorece um aumento do fluxo sanguíneo no local tratado, ocorre também a remodelagem dos tecidos, que resulta na melhora da celulite.
Vale ressaltar que a tecnologia da tecarterapia atinge níveis abaixo da pele, então promove resultados mais satisfatórios na queima de gordura localizada do que nas demais radiofrequências.
Isso porque o alcance vai muito além da pele e, dessa forma, seus resultados também são muito mais profundos.
Drenagem linfática
O modo atérmico dos equipamentos de tecarterapia possibilita efetuar a bioestimulação por mobilização intra e extracelular.
Dessa forma, melhora o funcionamento das células e amplia as chances de bons resultados em tratamentos de celulites e linfedemas, mesmo em condições pós-operatórias.
Leia mais: Drenagem linfática: saiba como atrair mais clientes para sua clínica estética
Estética íntima
A demanda por procedimentos de estética íntima está cada vez maior e também se beneficia com as possibilidades da tecarterapia.
Isso porque o sistema capacitivo estimula a síntese de substâncias dérmicas, enquanto a indução térmica faz a remodelagem e contração do colágeno.
Entre os benefícios da tecarterapia para a estética íntima estão o rejuvenescimento vulvovaginal, flacidez de pele pubiana e gordura localizada pubiana.
Porém, algumas pessoas não podem fazer o procedimento de tecarterapia, são elas: gestantes, pessoas com marca-passo ou implantes eletromagnético, quadros infecciosos ou febre e pacientes imunossuprimidos.
Sendo assim, é essencial conhecer a fundo suas clientes para garantir o sucesso dos tratamentos e se destacar no seu mercado.
Para fortalecer ainda mais as conexões na sua clínica de estética, conte com os produtos profissionais da Bioage.