Vitamina C: um ativo clássico que faz a diferença! | By Maria de Fátima

A vitamina é utilizada em ativos cosméticos há muito tempo, e sempre foi peça chave de diversas formulações cosméticas. Os benefícios da vitamina C são notáveis e indispensáveis em diversos tratamentos estéticos, é bem vindo a todos os tipos de pele e fundamental em alguns casos como peles hipercrômicas e até envelhecidas.

A evolução dermocosmética  vem trazendo cada vez mais novidades e inovações em ativos, e a vitamina C também vem sendo ainda mais privilegiada. Ganhou diversas formas e passou a ser um ativo ainda mais efetivo, cada vez mais necessário nos tratamentos estéticos.

Todos sabemos que a vitamina C é instável e pode sofrer alterações com muita facilidade perdendo suas características físicas porém, após tantas pesquisas e estudos, hoje conseguimos aproveitar ao máximo os benefícios do ativo pois existem várias formas de estabilização disponíveis nos produtos cosméticos, o que nos garante total aproveitamento da vitamina C.

É um ativo de alto poder antioxidante que atua de forma rápida e efetiva, além de favorecer o clareamento da pele reduzindo o depósito de melanina no interior dos queratinócitos. O resultado é uma pele mais uniforme, clara e rejuvenescida já que teremos alto combate a radicais livres, o que possibilitará mais desempenho das células, como por exemplo dos fibroblastos, que são responsáveis em produzir as fibras de sustentação com menor quantidade de radicais livres teremos menor agressão celular.

A vitamina C pura estabilizada é uma grande evolução pois ela libera o ácido ascórbico na junção dermoepidérmica potencializando seus efeitos e garantindo a estabilidade do ativo até mesmo durante a permeação. Já a vitamina C em nanotecnologia tem rápida permeação por se tratar de esferas extremamente pequenas, e liberam o ativo de forma gradativa na pele: estudos mostram liberação da vitamina C em nano por até 12 horas. O ácido ascórbico revestido pode ser considerado um peeling de vitamina C, com total aproveitamento do ativo pois é preparado na hora da aplicação, um carga de 100% de ácido ascórbico promove resultados espetaculares. Trabalhar um protocolo usando esses 3 tipos da vitamina é, sem dúvida, a melhor forma satisfazer e encantar o cliente.

Sinto que meus tratamento estão completos com essa combinação!

* Por Maria de Fátima, professora do curso de Bacharel em Estética e de Pós-Graduação em Pré e Pós-Cirúrgico na Universidade Anhembi Morumbi. Conferencista em seminários e congressos nacionais e internacionais. Atua como curadora educacional e científica do Congresso Internacional de Estética Les Nouvelles